Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A ação tem o apoio da Fapeam, por meio do Programa Biodiversa

Foto: arquivo pessoal da pesquisadora Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Duzentas espécies de microalgas, entre elas uma nova espécie, foram identificadas durante uma pesquisa científica apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolvida por cientistas em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O estudo intitulado “Ambiências aquáticas e diversidade de microalgas no município de Parintins-AM” recebeu fomento no âmbito do Programa Biodiversa/Fapeam, edital nº 007/2021, e foi coordenada pela doutora em Biologia Vegetal e professora do Instituto de ciências Sociais, educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Por serem excelentes bioindicadoras ambientais e da qualidade da água, as microalgas são as protagonistas dessa pesquisa. Para conhecer quais espécies habitam os ecossistemas aquáticos de Parintins, foram realizadas coletas amostras de água e plantas submersas presentes em rios e lagos do município durante a seca de 2023 e a cheia de 2024.

O estudo revelou a presença de espécies com potencial tóxico, as quais precisam ser monitoradas principalmente nas épocas de vazante e de enchente dos rios, devido ao risco de produção de toxinas, que podem comprometer a qualidade da água, da vida de peixes, e a segurança alimentar e hídrica da população.

Foto: arquivo pessoal da pesquisadora Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

A pesquisa é pioneira no município e tem como um dos objetivos mostrar a diversidade de microalgas na região e fazer uma revisão da literatura.

“As espécies encontradas são ocorrências novas para a região e isso contribui globalmente para o conhecimento da ocorrência e ecologia dessas espécies”, explicou a coordenadora da pesquisa, Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Análise da água

O estudo também analisou a qualidade da água através de uma sonda para medir o pH, condutividade, concentração de oxigênio e de sólidos totais dissolvidos, salinidade e temperatura da água. Além disso, foram mensurados, a transparência da coluna d’água, a profundidade do ambiente e a concentração de clorofila.

Fomento à pesquisa

A pesquisadora ressaltou que o apoio da Fapeam foi fundamental para a consolidação do laboratório de Ficologia da instituição e o fortalecimento de pesquisas no interior do Amazonas.

“A Fundação foi fundamental para consolidar o Laboratório de Ficologia do ICSEZ, aumentado a capacidade de análise da água e da comunidade de microalgas. Bem como possibilitou a amostragem em rios distantes. A Fapeam é muito importante na interiorização e consolidação da pesquisa no interior do Amazonas”, afirmou Angela Maria.

Próximos passos

Fotos: arquivo pessoal da pesquisadora Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

A expectativa a longo prazo é a publicação científica com a identificação das espécies, um guia de identificação, além da descrição limnológica dos rios e lagos. Além disso, os pesquisadores envolvidos no projeto pretendem contribuir com um banco de dados das espécies identificadas para possibilitar o desenvolvimento de índices de qualidade da água e reconstrução de ambientes impactados.

Biodiversa

O Programa tem como objetivo, apoiar propostas de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, ou de transferência tecnológica, voltadas para caracterização, conservação, restauração, uso sustentável do meio ambiente e exploração sustentável da diversidade amazônica, com vistas à produção de conhecimentos que contribuam para o enfrentamento dos problemas ambientais amazônicos e subsidiem a formulação de políticas públicas de conservação ambiental no Amazonas.

O post Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Visita guiada ao Bumbódromo bate recorde de público e reforça alta da cultura e turismo em Parintins
Próximo artigo Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

Mais notícias desta categoria

Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas

7 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável

8 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de suspeito por estupro da filha de 17 anos em Manaus

8 horas atrás

Ipaam inicia programação pelos 30 anos com lançamento do Sisrev e balanço prévio de 2025

9 horas atrás

Zona Franca de Manaus recebe anúncios de investimentos em portos, aeroportos e energia no Amazonas

9 horas atrás

Hospital João Lúcio busca localizar familiares de paciente internado transferido em 22 de novembro de 2025

9 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus para localizar seis pessoas

9 horas atrás

Natal da Vila Caminho estreia com alunos do Liceu Cláudio Santoro no Teatro Amazonas em dezembro

11 horas atrás

Sejusc realiza mobilização em Manaus para combater importunação sexual no transporte público e orientar a população

11 horas atrás

Leilão Detran-AM vai ofertar 267 veículos recuperáveis com visitação em Manaus de 03/12 a 05/12

11 horas atrás

FVS-RCP encerra 2º Encontro de Coordenadores para fortalecer Vigilância Sanitária e integração municipal no Amazonas

12 horas atrás

Detran de Portas Abertas oferece serviços de CNH e veículos em Manaus no sábado 06/12 para atendimentos sem agendamento

12 horas atrás
Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça
Canis clandestinos motivam ações da Polícia Civil e geram aumento de denúncias sobre abandono e riscos à saúde pública no Amazonas
PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região
Mostra Subjetividades Amazônidas exibe seis documentários da pós-graduação da Ufam no Cine Teatro Guarany
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?