Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com apoio do Governo do Amazonas, ação social “Empoderadas” impactou 2 mil pessoas no CECF do Mutirão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Com apoio do Governo do Amazonas, ação social “Empoderadas” impactou 2 mil pessoas no CECF do Mutirão
EstadosPolícia

Com apoio do Governo do Amazonas, ação social “Empoderadas” impactou 2 mil pessoas no CECF do Mutirão

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos


Há 7 minutos

Evento fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra as Mulheres”

Foto: Jimmy Christian/SEAS

Iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da assistência social (SEAS)  e o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a ação social “Empoderadas” impactou a vida de aproximadamente duas mil pessoas no fim de semana. A programação aconteceu no último sábado (02/12), no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, no Mutirão, entre as zonas Leste e Norte de Manaus.

Presente na atividade, o secretário executivo da SEAS, Anderson Souza, destacou que a ação social faz parte das iniciativas que o Governo do Amazonas apoia durante a campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra as Mulheres”. A mobilização, que une governos e sociedade civil, começou no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro.

“O Governo do Estado, por determinação do governador Wilson Lima, tem como marca o investimento no social e essa ação da Procuradoria da Mulher fortalece o combate à violência contra as mulheres e incentiva o empreendedorismo feminino. Os equipamentos públicos de assistência social estão abertos para ações que fortalecem os vínculos familiares e comunitários”, disse Anderson Souza.

Balanço positivo

O Dellas Bazar foi um dos pontos altos da ação social “Empoderadas”. Segundo a coordenadora do bazar, Elane Silva, 60 expositoras trabalharam no CECF do Mutirão no último sábado. Com dois anos de história, o Dellas Bazar contou com stands de roupas novas e seminovas, brechó, calçados, bijuterias, perfumarias, artesanato, biscoitos, doces, frutas regionais e área gourmet.

O diretor do CECF do Mutirão, Hefrânio Maia, destacou a contribuição da Assembleia Legislativa, com o atendimento psicossocial e jurídico e a distribuição de material impresso, e o suporte governamental na ação “Empoderadas”. O Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por exemplo, atendeu 220 pessoas, entre homens e mulheres, com serviços gratuitos como corte, design de sobrancelhas, esmaltação e massagem relaxante.

O Crédito Rosa, programa da Secretaria de Estado da assistência social (SEAS), atendeu 46 mulheres que buscavam informações sobre financiamento para pequenos negócios. A SEAS também levou orientações sobre o Auxílio Estadual Permanente (21 atendimentos) e o cadastro único do Governo Federal (46 atendimentos).

Defenda-se

Na quadra de esportes do centro de convivência, a ação contou com aulão de ginástica funcional e com o lançamento do “Defenda-se”, curso itinerante de defesa pessoal para mulheres criado pela deputada Alessandra Campelo na Procuradoria da Mulher. A aula inaugural do projeto piloto foi orientada pelas faixas pretas de jiu-jítsu Rebeca Rodrigues e Neuza “Mamuska” Santos, com supervisão de Fernando Barros – presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO).

Grafite por Elas

A cultura voltada à inclusão contou com o oficina de desenho para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E no encerramento da ação social “Empoderadas”, o CECF do Mutirão inaugurou o mural “Grafite por Elas”, obra da artista visual Thaizis Benlolo com curadoria de Avelino Borges, que deixa ao público da comunidade uma mensagem de superação do ciclo de violência.

A imagem do mural “Grafite por Elas” mostra uma mulher vítima de violência doméstica com sinais de agressão e a transição para o empoderamento por meio da coragem, do amor próprio e do estudo. Um mural “instagramável” para celebrar a campanha dos “21 Dias de Ativismo” e deixar em forma de arte urbana um recado contra o machismo no coração da Zona Leste da capital.

Apoiadores

Além de unir os esforços da Procuradoria da Mulher da ALEAM e do Governo do Amazonas, a ação social contou com apoio da Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87,9 FM e do Movimento Comunitário pela Cidadania (Mococi).

Tags:Educação TecnológicaEmpreendedorismoGoverno do AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta segunda-feira (04/12)
Próximo artigo Ação do Idam regulariza 140 Cadastros Ambientais Rurais em Novo Aripuanã

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

4 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás
Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira
Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas
Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano
Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões
Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?