Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com apoio da Prefeitura, primeira sala de cinema indígena do Norte é inaugurada no Tarumã-Açu
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Com apoio da Prefeitura, primeira sala de cinema indígena do Norte é inaugurada no Tarumã-Açu
Manaus

Com apoio da Prefeitura, primeira sala de cinema indígena do Norte é inaugurada no Tarumã-Açu

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Neste sábado, 1º/2, foi inaugurado o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil. A sala do projeto “Cine Aldeia”, contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está localizada na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste.

Idealizado pela produtora indígena, Thaís Kokama, o “Cine Aldeia” surgiu em 2019, com exibições de filmes para crianças na Aldeia Inhaã-bé. Ao longo dos últimos três anos, a aldeia recebeu atividades e oficinas de cinema, além de ter sido utilizada como set de filmagens para produções nacionais e internacionais, impulsionando e motivando a comunidade nas práticas cinematográficas.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, esteve presente na inauguração e destacou a valorização dos povos indígenas. “Para a nossa felicidade, esse é o primeiro cinema indígena dentro de uma aldeia. E eu quero aqui reconhecer o esforço da Prefeitura de Manaus, através do Concultura e da Lei Paulo Gustavo, que premiaram uma aldeia indígena em Manaus, justamente para valorizar o que nós temos de mais forte na formação étnica do povo brasileiro, os povos indígenas”, comentou o presidente.

A produtora do “Cine Aldeia”, Thaís Kokama, disse estar com o sentimento de dever cumprido. “Eu estou me sentindo muito realizada em poder estar entregando esse projeto. Não foi fácil, a gente teve as complicações da natureza, a estiagem, o que dificultou em trazer o material até a Aldeia lnhaã-bé, mas, a gente conseguiu e agora estamos fazendo essa inauguração. Me sinto realizada, com um dever cumprido”, comemorou.

Durante o lançamento, foram exibidos ao público presente oito curtas-metragens, que permanecem em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além dos curtas, o “Cine Aldeia” lançou o documentário “Traços da Resistência”, dirigido e produzido por Thaís Kokama.

O projeto “Cine Aldeia” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

— — —

Texto – Clara Gonçalves / Concultura

Fotos – João Viana/ Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC1376

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 120 vagas de emprego nesta segunda-feira, 3/2
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 113 vagas de emprego para esta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

PMM realiza ação de fiscalização na praia do Tupé

14 horas atrás

David Almeida convida população para ‘Faixa Liberada’ no Centro

17 horas atrás

David Almeida fiscaliza retirada de ‘cabos mortos’ no Centro

19 horas atrás

Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste está em novo endereço esta semana

21 horas atrás

Sine Manaus oferta 352 vagas de emprego nesta segunda, 18/8

21 horas atrás

PMM repudia furto e vandalismo no complexo viário Rei Pelé

2 dias atrás

Seleção de profissionais para Campanha de Vacinação Antirrábica

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

3 dias atrás

Obras do ‘Plano de Verão’ da prefeitura transformam rua Santa Bárbara, no Tarumã

3 dias atrás

Mutirão da Prefeitura de Manaus avança no Centro com ações de recuperação viária

3 dias atrás

Prefeitura abre cadastro para lote exclusivo de ingressos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ para PcDs na próxima semana

3 dias atrás

Inscrições para o Corpo de Dança de Manaus na segunda-feira, 18

3 dias atrás
PMM encerra inscrições na área gastronômica do ‘#SouManaus
Representantes de cidades brasileiras confirmam presença no 11º Encontro InREDE em Manaus
Prefeitura tem alta de 81% em notificações de engenhos publicitários irregulares em Manaus
Prefeitura de Manaus e Funati promovem capacitação para cuidado humanizado à pessoa idosa
Ageman intensifica fiscalização em saneamento e supera total de 2024 em apenas sete meses
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?