Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com apoio da Prefeitura, primeira sala de cinema indígena do Norte é inaugurada no Tarumã-Açu
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Com apoio da Prefeitura, primeira sala de cinema indígena do Norte é inaugurada no Tarumã-Açu
Manaus

Com apoio da Prefeitura, primeira sala de cinema indígena do Norte é inaugurada no Tarumã-Açu

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Neste sábado, 1º/2, foi inaugurado o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil. A sala do projeto “Cine Aldeia”, contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está localizada na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste.

Idealizado pela produtora indígena, Thaís Kokama, o “Cine Aldeia” surgiu em 2019, com exibições de filmes para crianças na Aldeia Inhaã-bé. Ao longo dos últimos três anos, a aldeia recebeu atividades e oficinas de cinema, além de ter sido utilizada como set de filmagens para produções nacionais e internacionais, impulsionando e motivando a comunidade nas práticas cinematográficas.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, esteve presente na inauguração e destacou a valorização dos povos indígenas. “Para a nossa felicidade, esse é o primeiro cinema indígena dentro de uma aldeia. E eu quero aqui reconhecer o esforço da Prefeitura de Manaus, através do Concultura e da Lei Paulo Gustavo, que premiaram uma aldeia indígena em Manaus, justamente para valorizar o que nós temos de mais forte na formação étnica do povo brasileiro, os povos indígenas”, comentou o presidente.

A produtora do “Cine Aldeia”, Thaís Kokama, disse estar com o sentimento de dever cumprido. “Eu estou me sentindo muito realizada em poder estar entregando esse projeto. Não foi fácil, a gente teve as complicações da natureza, a estiagem, o que dificultou em trazer o material até a Aldeia lnhaã-bé, mas, a gente conseguiu e agora estamos fazendo essa inauguração. Me sinto realizada, com um dever cumprido”, comemorou.

Durante o lançamento, foram exibidos ao público presente oito curtas-metragens, que permanecem em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além dos curtas, o “Cine Aldeia” lançou o documentário “Traços da Resistência”, dirigido e produzido por Thaís Kokama.

O projeto “Cine Aldeia” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

— — —

Texto – Clara Gonçalves / Concultura

Fotos – João Viana/ Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC1376

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 120 vagas de emprego nesta segunda-feira, 3/2
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 113 vagas de emprego para esta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus leva auxílio às famílias afetadas pela cheia no rio Negro

29 minutos atrás

Capacitação com foco no teste do pezinho

2 horas atrás

Museu da Cidade recebe exposição ‘Antes do Ângulo’

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro São Raimundo

3 horas atrás

Recuperação de rua na comunidade Novo Reino

3 horas atrás

Prefeito em exercício faz balanço dos últimos sete dias da gestão

3 horas atrás

Prefeitura intensifica limpeza e mobilização no bairro Japiim para acabar com lixeira irregular no entorno de UBS

3 horas atrás

Prefeitura urbaniza área degradada no Santa Etelvina

4 horas atrás

Sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

5 horas atrás

Escolas da Prefeitura de Manaus são premiadas na 26ª Municipíadas de 2025

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus apreende ônibus clandestinos durante operação ‘Transporte Legal’

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus substitui tubulação e evita alagamentos na zona Oeste

8 horas atrás

Manutenção viária e melhora mobilidade urbana no bairro Alvorada

Prefeitura de Manaus pavimenta ladeiras no ramal Rio Branquinho

Prefeitura de Manaus alinha procedimentos entre órgãos para otimizar concessão de aposentadoria

‘#SouManaus 2025’ confirma Péricles no dia 7/9

Apoio às famílias afetadas pela cheia no rio Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?