Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Com apoio da prefeitura, Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa define propostas para fortalecer políticas públicas em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Com apoio da prefeitura, Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa define propostas para fortalecer políticas públicas em Manaus
Manaus

Com apoio da prefeitura, Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa define propostas para fortalecer políticas públicas em Manaus

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) foi encerrada, na terça-feira, 29/4, sendo um marco na construção e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à população idosa de Manaus. Promovida pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), a conferência reuniu mais de 500 participantes no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona Centro-Sul da cidade.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento teve como objetivo principal promover a reflexão, discussão e avaliação das políticas públicas destinadas às pessoas idosas na capital amazonense. A programação contou com palestras, eixos temáticos, grupos de trabalho e apresentações culturais.

Durante os dois dias de evento, os participantes se dividiram em cinco eixos temáticos que nortearam os debates: financiamento das políticas públicas, saúde e cuidado integral, enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, fortalecimento dos Conselhos de Direitos e participação social. As 25 propostas definidas na conferência serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência, com vistas à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para acontecer de 5 a 8 de novembro, em Brasília (DF). Além de eleger 40 delegados que seguirão para a etapa estadual. 

O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, destacou o compromisso da gestão municipal com a população idosa e a importância de criar ambientes de escuta e deliberação.

“Como determinado pelo prefeito David Almeida, estamos investindo na construção de políticas públicas eficazes, humanizadas e inclusivas. A conferência é um espaço essencial de participação democrática, onde conseguimos ouvir diretamente os idosos, conselheiros e profissionais para avançarmos ainda mais na garantia de direitos”, afirmou.

Um dos destaques da conferência foi a presença do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Castelo Branco, que ministrou a palestra magna do evento e acompanhou as discussões durante os dois dias de conferência.

“Essa conferência foi extremamente significativa. Saio de Manaus com a sensação de dever cumprido, após dias de intensos debates e ampla participação social. A capital amazonense dá uma lição ao Brasil sobre como deve ser conduzida a política pública voltada à pessoa idosa nos próximos anos”, afirmou o presidente do CNDPI.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Maia Ferreira, ressaltou a urgência de garantir que as políticas públicas estejam alinhadas às reais necessidades da população idosa.

“Formulamos ótimas propostas na conferência. E mais do que nunca, é necessário repensar e fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, garantindo acesso à saúde de qualidade, segurança, dignidade e oportunidades reais de participação social. Esta conferência exerceu um papel fundamental ao abrir caminhos para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e acolhedora para todas as gerações”, concluiu a presidente. 

Raimunda Alencar, 68, representante da associação “caminhada do Japiim”, que atua há 20 anos em defesa da pessoa idosa, destacou a importância do evento.

“Foi uma experiência enriquecedora. Aprendi mais sobre como cuidar da pessoa idosa e compreender melhor suas necessidades. Há muito tempo não tínhamos uma conferência tão bem organizada como esta”, afirmou a idosa. 

— — —
Texto – Fábio Simões / FDT
Fotos – Paula Pessoa/ FDT

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCciKG

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas
Próximo artigo Guarda Municipal de Manaus garante mais segurança à população com atendimento de 3.477 ocorrências em abril

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus recupera galeria subterrânea no boulevard Álvaro Maia após rompimento de tubulação

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera trecho da drenagem profunda na avenida Padre Caballero Martin após cavidade detectada

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta rede de drenagem profunda na rua Santa Clara para ampliar escoamento das águas

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia limpeza e desobstrução de caixas coletoras no Jorge Teixeira para reduzir risco de alagamentos

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza limpeza e desobstrução de caixas coletoras na comunidade Aliança com Deus, Cidade de Deus

11 horas atrás

Manaus amplia oferta de práticas integrativas e complementares em 80 unidades da Semsa para reforçar atenção básica

12 horas atrás

Manaus anuncia seminário nacional para cobrar justiça tributária e equidade no financiamento municipal

12 horas atrás

Procon Manaus e TJ-AM discutem ampliação de parceria para ampliar serviços ao consumidor até 2026

13 horas atrás

Operação Natal intensifica fiscalização e autua 31 por estacionamento irregular na zona Norte de Manaus durante dezembro

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia oferta de teste rápido para HIV durante ação no santuário de Aparecida

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus apresenta resultados do Plano Viva Federativo e detalha previdência complementar para servidores municipais

14 horas atrás

IMMU realiza operação de ordenamento no Terminal Rodoviário de Manaus para organizar fluxo de embarques e estacionamento

14 horas atrás
Sine Manaus oferta 160 vagas de emprego nesta quarta–feira, 3/12
Guarda Municipal de Manaus recebe 150 pistolas TS9 e nomeia 126 novos guardas em cerimônia pública
Prefeito entrega novos armamentos e coloca Manaus na liderança nacional em segurança municipal
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos fortes e raios de 1º/12 até as 6h de 2/12
Prefeitura alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira, 1º/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?