Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com a presença de órgãos da Rede de Controle Estadual, MPAM alinha TAC para reestruturar gestão pública da saúde no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Com a presença de órgãos da Rede de Controle Estadual, MPAM alinha TAC para reestruturar gestão pública da saúde no Amazonas
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Com a presença de órgãos da Rede de Controle Estadual, MPAM alinha TAC para reestruturar gestão pública da saúde no Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Criado: Quarta, 10 Julho 2024 17:17

Termo de ajustamento de conduta visa evitar colapsos orçamentários na REDE pública de saúde

Foram apresentados diagnósticos apurados pelo Grupo de trabalho do MPAM, com foco na saúde, desde o mês de fevereiro, com base em reuniões entre o secretário estadual de saúde à época e empresas terceirizadas. Nessas oportunidades, foi constatada a ausência de sindicância interna pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) na administração do controle de pagamento dos médicos e enfermeiros e a realização de serviços hospitalares por empresas sem contrato, além da falta de um controle interno eficaz.

De acordo com o promotor de justiça Edinaldo Medeiros, integrante desse GT do MPAM e coordenador geral da REDE de Controle de gestão pública no AM, que conduziu a reunião, a maior parte dos contratos firmados pela pasta estão em desconformidade. “O trabalho do GT é movido especialmente por conta das denúncias de má prestação do serviço, das ameaças de paralisação por parte de enfermeiros, médicos, pessoal da limpeza das unidades de saúde. Nós percebemos que outras instituições de controle interno e externo também trabalhavam com o mesmo tema e deveríamos fazer uma gestão capaz de reunir todos esses órgãos, por meio da REDE de Controle”, comentou.

Por se tratarem de recursos vindos do Estado e da UNIÃO, a reunião teve, além de membros do GT, a presença de representantes da Controladoria-Geral da UNIÃO (CGU), do Tribunal de Contas da UNIÃO (TCU), da Advocacia-Geral da UNIÃO (AGU), do Ministério Público Federal (MPF), da Controladoria-Geral do Estado (CGE), do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e do Ministério Público de Contas (MPC-AM).

A próxima reunião desse grupo interinstitucional está marcada para o próximo dia 25 de julho, quando serão alinhadas todas as propostas para, posteriormente, convocar os gestores governamentais de saúde e buscar um ajustamento estrutural que garanta a organização orçamentária e financeira, o que implica diretamente na qualidade do serviço de saúde no Amazonas.

Sobre o GT da saúde

Composto por membros do Centro Operacional de Proteção e defesa dos direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC), o Grupo de trabalho foi criado em fevereiro de 2024 para acompanhar a crise no sistema público de saúde do Amazonas e é coordenado pela procuradora de justiça Delisa Vieiralves com a participação dos promotores de justiça Edinaldo Medeiros, Cláudia Câmara, Luissandra Menezes e Edgard Maia.

Foto: Steven Conte

   

Tags:DenúnciasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara Municipal de Manaus avança com concurso público e cria comissão para realização do certame
Próximo artigo Defesa Civil do Amazonas disponibiliza serviço de monitoramento avançado das condições climáticas

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

1 dia atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

1 dia atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

1 dia atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

1 dia atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

2 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

2 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

2 dias atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

2 dias atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

2 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

3 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

3 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

3 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?