Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus
Governo do Amazonas

Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus

3 semanas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Evento gratuito celebra a música afro-caribenha e suas conexões com a Amazônia, reunindo DJs

FOTOS: Coletivo Rudi/Divulgação

No próximo sábado (30/08), a partir das 16h, o Coletivo Rudi promove mais uma edição do ‘Skamosa’ sob o viaduto do Manoa, localizado na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona norte de Manaus. A ocupação cultural celebra a música afro-caribenha na Amazônia urbana, com destaque para o reggae e suas vertentes, como ska, dancehall, rocksteady e dub. O evento é gratuito e voltado a todas as idades.

O Skamosa é um dos projetos contemplados no Edital de Chamamento Público nº 06/2024 – Fomento à execução de Ações Culturais de Música, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, via fundo estadual de Cultura, conforme a Lei nº 14.399/2022, e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

A proposta do projeto é fortalecer as narrativas de identidade, território e pertencimento artístico das populações negras e indígenas da Amazônia, criando um espaço de diálogo e troca entre a cultura da música afro-caribenha e as vivências urbanas dessas comunidades em Manaus, capital do Amazonas. O evento conta ainda com o apoio dos coletivos Mandala Som e Grupo de Acesso Oficial (GAO).

Conectando sons e territórios

Inspirado pela herança musical jamaicana difundida nas radiolas e aparelhagens das periferias do Maranhão e do Pará nas décadas de 1970 e 1980, o projeto Skamosa surgiu da necessidade de dar continuidade a essa tradição cultural e busca recriar a atmosfera das festas de rua e sistemas de som que marcaram gerações.

Nesta edição, o evento leva para o viaduto do Manoa uma radiola maranhense, oferecendo uma experiência sonora imersiva na cultura do reggae e ocupando o espaço público como um território de resistência cultural. No Maranhão, a radiola é o nome dado aos enormes sistemas de som, compostos por várias caixas, que amplificam o reggae em quilombos e periferias da chamada “Jamaica brasileira”.

Para conduzir o baile, o evento contará com a presença de DJs e seletores locais como o pioneiro DJ Zulu MC Fino, DJ Ravi Veiga, Nico, Luh Roots e o coletivo de reggae Caboclos Sound System.

“O projeto é feito não só para valorizar, mas também para democratizar as raízes afro-caribenhas nas periferias da Amazônia urbana. Os jovens racializados, que vivem nas baixadas, muitas vezes não têm acesso a lazer e cultura de forma gratuita e acessível. Nosso objetivo é recriar a experiência dos sound systems [sistemas de som] e radiolas no espaço público para fortalecer essas conexões culturais, além de estabelecer uma ocupação que amplie a diversidade sonora de culturas negras e indígenas das periferias de Manaus”, disse Nico Ambrosio, coordenadora geral do projeto.

A programação também inclui a participação de três MCs e rappers amazonenses: RK, Enma Fuzinatto e Lua Negra. Os artistas atuarão como toasters, prática tradicional da cultura sound system (sistema de som), que consiste em falar ou cantar sobre instrumentais em loop, dialogando com a batida do reggae e o público.

O evento contará ainda com uma intervenção de graffiti ao vivo, feita pelo grafiteiro indígena Gnos, que traz um alerta sobre a crise climática em Manaus e a urgência de lutar pela preservação da Amazônia e de seus povos.

A produção geral do evento é assinada por Beatriz Mascarenhas e pelo grafiteiro e produtor cultural Vitor Maia, que assina também a identidade visual do projeto, com apoio gráfico de Jaú Ribeiro, designer indígena do povo Tupinambá.

“A importância de ocupar a rua com eventos culturais é incentivar essa conexão da comunidade urbana com artistas locais, criando um convívio da sociedade com cultura e arte em espaços públicos. Também é essencial levar esses eventos à áreas periféricas, que merecem ser tão ocupadas quanto o centro da cidade”, afirmou Vitor Maia.

Sobre o Coletivo Rudi

O Rudi é um coletivo manauara de reggae fundado em setembro de 2024, com o objetivo de promover e celebrar, de forma gratuita e acessível nas ruas de Manaus, a musicalidade de raízes jamaicanas com foco nos estilos reggae roots, rocksteady, ska, dancehall e dub. Formado pela jornalista, DJ, produtora cultural e fotógrafa Nico Ambrosio e pelo grafiteiro e produtor cultural Vitor Maia, o coletivo cria pontes entre territórios e sons a partir da cultura do reggae, que chegou por mares e rios às radiolas e aparelhagens amazônicas nos anos 1970 e 1980. O grupo já realizou eventos em praças públicas da cidade de forma independente, reunindo DJs e MCs de Manaus para fortalecer a cultura reggae e sound system. O coletivo Rudi valoriza as trajetórias de pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ e colabora com artistas e coletivos locais como a Batalha da Diversidade, DJ Zulu MC Fino e DJ Ravi Veiga. O Rudi pauta sua atuação no respeito, na justiça social, no amor e no combate a todas as formas de discriminação, sejam transfóbicas, misóginas, homofóbicas ou racistas.

Serviço

O quê: Skamosa – ocupação de música afro-caribenha na Amazônia urbana

Entrada gratuita

Data: 30 de agosto de 2025 (sábado)

Horário: 16h às 22h

Local: viaduto do Manoa (Complexo Viário professora Isabel Victoria, avenida Max Teixeira, 2994-2910 – Cidade Nova, Manaus

Atrações: DJs Zulu MC Fino, Ravi Veiga, Nico, Luh Roots e Caboclos Sound System; MCs RK, Enma Fuzinatto e Lua Negra; graffiti ao vivo com Gnos

O post Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC-AM solicita divulgação das imagens de dois homens que desapareceram em Manaus
Próximo artigo Ipaam Itinerante: escolas de Presidente Figueiredo recebem palestras de educação ambiental

Mais notícias desta categoria

Exportações de ouro para Alemanha foram destaque em agosto no Amazonas

26 minutos atrás

Paredão: Foragidos são localizados e presos em Manaus

26 minutos atrás

Com aumento de demanda por conta de fechamento de UBSs para reforma, SPA do Galileia implanta Fast Track

27 minutos atrás

Festival Sesi Cultura Infância emociona público no Teatro Amazonas com musical Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças

27 minutos atrás

Adaf prorroga vacinação contra a raiva dos herbívoros até 28 de novembro

27 minutos atrás

Expoagro 2025 – Isenção de ICMS para Produtores

2 horas atrás

Idam auxilia serrarias e movelarias de Manacapuru a emitirem licença ambiental

2 horas atrás

Pelci reforça a inclusão social no ‘Setembro Verde’ com jovens atletas amazonenses

4 horas atrás

Setor privado pode integrar câmeras ao Sistema Paredão, do Governo do Amazonas

4 horas atrás

UGPE apresenta ao MPAM o projeto da nova sede da instituição, com estrutura ampla, moderna e sustentável

19 horas atrás

Operação Cheia 2025: Em cinco meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.700 comunidades com ajuda humanitária

19 horas atrás

Governo Presente: SES-AM estende atendimento no bairro Novo Aleixo

19 horas atrás
Sine Amazonas divulga 283 vagas de emprego para esta quarta-feira
Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas que desapareceram nas zonas norte e sul de Manaus
Governador Wilson Lima apresenta resultados da ampliação do Sistema Paredão, com novas tecnologias de reconhecimento facial e de placas
Vacinação em Foco: FVS-RCP treina coordenadores municipais em microplanejamento para ampliar cobertura vacinal no Amazonas
PC-AM adere ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, lançado pelo MJSP em agosto de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?