Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: CMH apresenta critérios para seleção de famílias do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em reunião com órgãos de controle
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > CMH apresenta critérios para seleção de famílias do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em reunião com órgãos de controle
Manaus

CMH apresenta critérios para seleção de famílias do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em reunião com órgãos de controle

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Na tarde desta sexta-feira, 25/4, o Conselho Municipal de Habitação (CMH) se reuniu com representantes do Ministério Público Federal (MPF), da defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Procuradoria-Geral do Município (PGM), para debater as diretrizes que irão nortear a seleção das famílias beneficiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, no município de Manaus. A reunião foi presidida pelo secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves. 

Durante o encontro, foram discutidas as etapas que antecedem a entrega das 576 unidades habitacionais previstas no primeiro lote do programa, voltado prioritariamente à população em situação de vulnerabilidade social. A reunião teve como objetivo garantir transparência, isonomia e justiça social no processo de seleção dos contemplados.

“O trabalho da Prefeitura de Manaus, por meio da Semhaf, é conduzido de forma a garantir que as moradias cheguem a quem realmente precisa, com base em critérios claros, justos e acompanhados pelos órgãos competentes. A transparência é um pilar fundamental desse processo”, afirmou Jesus Alves.

Atualmente, o sistema registra mais de 184 mil candidatos cadastrados. O levantamento revela, por exemplo, que 57,35% estão inscritos no CadÚnico, 45,89% são mulheres responsáveis pelo domicílio e cerca de 3% das famílias vivem em situação de rua. Também foram destacados os critérios sociais prioritários, como presença de idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes nas famílias, além da localização em áreas de risco.

Para o procurador do Ministério Público Federal, Thiago Sacchetto, a iniciativa é importante para garantir a transparência em todo o processo. “Recebemos o convite feito pelo Conselho para apreciarmos os mecanismos que estão sendo utilizados pelo município. A nossa atuação está no acompanhamento de que toda política pública seja realizada de acordo com as leis e a constituição federal”.

Já o defensor público do Estado do Amazonas, Carlos Almeida, destacou o ineditismo da iniciativa. Segundo ele, é a primeira vez que a defensoria pública é chamada para discutir as bases de seleção das famílias que serão contempladas.

“Esse é um grande marco histórico porque, pela primeira vez, antes da definição da entrega das unidades pelo ‘Minha Casa Minha Vida’, houve uma preocupação pública com a classificação dos possíveis beneficiários. Esse tipo de antecipação é muito importante e a construção de uma solução estrutural de política pública é inédita”, finalizou Carlos Almeida.

A próxima reunião está prevista para acontecer na primeira quinzena de maio.

— — —

Texto – Leonardo Fierro / Assessoria Semhaf

Fotos – Levy Moraes / Assessoria Semhaf

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto de unificação de protocolos de atendimento pré-natal no País
Próximo artigo Procon Manaus realiza operação conjunta em supermercados para garantir direitos do consumidor

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus alerta para possibilidade de chuvas intensas nesta quarta-feira, 8/10

13 horas atrás

Prefeitura reforça importância da prevenção do câncer de mama

18 horas atrás

Recuperação do sistema de drenagem no bairro Lírio do Vale

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária

19 horas atrás

PMM capacita para notificação de doenças do trabalho

19 horas atrás

Prefeitura reforça infraestrutura no bairro Zumbi dos Palmares 2

19 horas atrás

Sorteio nos centros de compras populares no dia 31/10

20 horas atrás

PMM retira 29 motocicletas irregulares nas ruas durante operação

20 horas atrás

36% dos beneficiários do Bolsa Família fizeram acompanhamento

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica na avenida Torquato Tapajós – Prefeitura Municipal de Manaus

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus atua em recuperação asfáltica da avenida Dublim e melhora mobilidade no bairro Planalto

21 horas atrás

Prefeitura retira de circulação micro-ônibus executivo irregular

22 horas atrás
Prefeitura de Manaus atua de forma emergencial
Uso obrigatório das credenciais em vagas especiais
Obras de infraestrutura na rua Gersoney dos Santos
David reforça saúde com 12 mil cirurgias e 6 mil exames
Becos do bairro Cachoeirinha recebem ações de infraestrutura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?