Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cineteatro Guarany inicia as aulas da 2º Atividade Motivacional Cinematográfica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Cineteatro Guarany inicia as aulas da 2º Atividade Motivacional Cinematográfica
Gestão EstadualPolítica

Cineteatro Guarany inicia as aulas da 2º Atividade Motivacional Cinematográfica

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A programação permite uma imersão completa no universo cinematográfico. O curso é gratuito e ainda restam algumas vagas

FOTOS: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Com o objetivo de fomentar a criatividade nas produções cinematográficas de iniciantes a artistas locais, o Cineteatro Guarany, anexo a Vila Ninita, na avenida Sete de Setembro, recebeu nesta quarta-feira (22/05), a primeira aula da 2º edição da “Atividade Motivacional Cinematográfica: a organização e a produção da obra do filme. A literatura como base da obra fílmica”, ministrada pelo cineasta e fotógrafo Wander Luís. O projeto é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O espaço, que já foi palco de diversas obras cinematográficas nacionais e internacionais, proporcionou uma nostalgia nas referências clássicas da cinematografia no mundo. A proposta inicial foi entender como se constrói um curta-metragem, longa ou filme.

O instrutor do curso, e também cineasta Wander Luís, apresentou o objetivo do projeto cultural que está na sua 2º edição. “A nossa proposta é inspirar e motivar as pessoas a refletirem sobre o cinema, a obra cinematográfica e suas próprias aspirações na produção de filmes. Desde a mensagem que desejam transmitir, o contexto social, filosófico e espiritual que desejam contar em suas obras”, disse.

O cineasta aborda sobre a importância da programação das primeiras semanas do curso, que serão mais teóricas, focadas em entender as produções e seus contextos, especialmente para uma geração que não está familiarizada com os clássicos do cinema, como Hitchcock, Spielberg e os filmes da era de ouro de Hollywood.

“Isso se aplica também à literatura, onde temos uma rica gama de obras, desde a mitologia grega até a literatura brasileira, como “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, que nos ajudam a entender como adaptar e nos inspirar em obras”, explica Wander.

Durante a aula foi exibido uma breve história do cinema, perpassando pelos “Irmãos Lumière” – Auguste e Louis Lumière, que inventaram o cinematógrafo, sendo pioneiros na exibição de imagens em movimento. Também foram exibidos trechos de filmes da literatura, como: A Lista de Schindler (1993) e O Exorcista (1974). Wander destacou a importância da expressão dos atores em cenas de drama, alegria e terror, enfatizando o poder do olhar do ator na transmissão das emoções.

Foi realizada, ainda, uma dinâmica na qual os participantes do curso destacaram características como, a entrega dos atores, a composição das imagens, enredo e emoção como aspectos que mais chamam atenção em um filme.

Rodrigo Castro, 17, cursando o último ano do ensino médio, soube do curso pelas redes sociais e devido a seu interesse na área, decidiu participar para estudar de uma forma mais técnica. “Acabei me aprofundando muito mais no mundo do cinema, principalmente na parte analítica que usamos para entender cada método de atuação e criação de uma cena”, comenta Rodrigo, expressando o interesse em se tornar um produtor audiovisual no futuro.

FOTOS: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A estudante de cinema, Jéssica Motta, 33, relembra sua participação na primeira edição da atividade, quando era iniciante e não tinha experiência atuando. “Nesta edição, algumas coisas são diferentes, como a produção de um roteiro, é uma coisa que gosto muito, até mesmo por que eu já possuo roteiros em casa e já estou trabalhando nisso”, revela Jéssica, que participou de obras como ‘Nannie’ e ‘Amizade Perigosa’, além de reunir produções autorais em seu canal no YouTube.

Ainda restam vagas

O curso tem duração de 90 horas, ao todo serão 30 aulas distribuídas ao longo de três meses e as aulas serão realizadas quatro vezes por semana (nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras), das 14h às 17h, no Cineteatro Guarany. Ainda há vagas disponíveis para inscrição, que são gratuitas e realizadas no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Neste sábado (25/05), às 18h, também no Guarany, acontece a segunda edição da “Mostra de Filmes de Artistas Iniciantes e Independentes”. Na programação, serão exibidos 14 curtas-metragens de nove realizadores diferentes: Wander Luís, Junior Anselmo, Roberto Hades, Lucas Melkids, Lucas Aviz, Hebrom Campos, Erismar Fernandes, Juan Lopes e Ericles Henrique. A atividade é gratuita.

O post Cineteatro Guarany inicia as aulas da 2º Atividade Motivacional Cinematográfica apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Governo do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Saúde realiza seminário com foco na melhoria dos processos de qualidade e gestão hospitalar no Amazonas
Próximo artigo Emendas da deputada Mayra Dias em equipamentos e medicamentos fortalecem a saúde pública

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

7 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?