Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cine Tela Preta: Mostra celebra narrativas negras no audiovisual com entrada gratuita em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Cine Tela Preta: Mostra celebra narrativas negras no audiovisual com entrada gratuita em Manaus
Governo do Amazonas

Cine Tela Preta: Mostra celebra narrativas negras no audiovisual com entrada gratuita em Manaus

4 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Mostra acontece na sexta-feira (25/07) e sábado (26/07), no Centro de artes Integradas da Amazônia, com entrada gratuita

FOTO: Divulgação

Neste fim de semana, o Cine Tela Preta, mostra dedicada a exibição de obras audiovisuais realizadas por artistas pretos da Amazônia e de outras regiões do País, apresenta os filmes “Márcia Antonelli das Palavras à Sobrevivência”, de Mariellen Kuma; “Médiuns: Mulheres trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros”, de Isa Donjie; e “Minha Avó Era Palhaço”, de Mariana Gabriel; no Centro de artes Integradas da Amazônia (Caia), localizado na avenida Constantino Nery, 2660, Chapada. A entrada é gratuita.

Realizado pela Casa Barravento, com apoio do Caia, o projeto tem como proposta ampliar o acesso à produção audiovisual preta e criar um espaço de troca, reconhecimento e valorização das narrativas negras no cinema. A iniciativa foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Amazonas, via Conselho Estadual de Cultura do Amazonas e da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

“A curadoria privilegia obras autorais e independentes que abordam temas como ancestralidade, território, identidade, espiritualidade e resistência”, afirma Jean Palladino, diretor da Casa Barravento junto com Francine Marie.

FOTOS: Divulgação

Programação

Na sexta-feira (25/07), a partir das 19h, tem “Márcia Antonelli das Palavras à Sobrevivência”, de Mariellen Kuma; e “Médiuns: Mulheres trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros”, de Isa Donjie. As duas diretoras são do Amazonas.

“Márcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência” conta sobre a trajetória da escritora trans manauara Márcia Antonelli, entre a força de sua literatura e os desafios da sobrevivência nas ruas do centro histórico de Manaus.

“Médiuns: Mulheres trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros” é um documentário que acompanha as trajetórias de mulheres trans em terreiros de candomblé e umbanda na cidade de Manaus. Através de relatos íntimos, a obra audiovisual explora a relação entre identidade de gênero, espiritualidade e pertencimento no contexto das religiões afro-brasileiras.

Em meio a experiências de acolhimento e resistência, o documentário também traz a contribuição de um babalorixá, que compartilha sua visão sobre o papel das lideranças religiosas no acolhimento de pessoas trans dentro dos terreiros. Sua fala é um convite à escuta, ao respeito e à responsabilidade coletiva dentro das casas de axé.

A obra convida à reflexão sobre como os corpos trans transitam e se afirmam em espaços sagrados historicamente marcados por hierarquias e silenciamentos, mas também por possibilidades de cura, reconstrução e memória ancestral.

FOTOS: Divulgação

No sábado, às 19h, tem o documentário “Minha Avó Era Palhaço”, de Mariana Gabriel, de São Paulo, que, em 52 minutos, exibe a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, conhecida como palhaço Xamego e a grande atração do Circo Guarany, no início da década de 40.

Mais informações sobre o Cine Tela Preta no perfil da Casa Barravento no Instagram (@barravento.cultural)

O post Cine Tela Preta: Mostra celebra narrativas negras no audiovisual com entrada gratuita em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima inaugura aeroporto de Fonte Boa totalmente reformado e com capacidade ampliada
Próximo artigo Bois-bumbás de Manaus encerram a programação do Festival Folclórico do Amazonas no Sambódromo

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima leva padrão Delphina ao HPS Platão Araújo e apresenta balanço do primeiro mês de novo modelo de gestão com aumento de 49% das cirurgias

4 horas atrás

Envelhecimento digno e saudável é discutido durante a abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

6 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

7 horas atrás

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

9 horas atrás

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

9 horas atrás

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

9 horas atrás

Ipaam firma acordo com a Semef para fortalecer fiscalização ambiental em Manaus

9 horas atrás

FHAJ e UEA lançam novo Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na Amazônia

9 horas atrás

Sema Amazonas viabiliza capacitação para monitoramento de quelônios na RDS Piagaçu Purus

9 horas atrás

PC-AM solicita divulgação das imagens de três pessoas que desapareceram em horário e local distintos

10 horas atrás

Sine Amazonas divulga 217 vagas de emprego para esta terça-feira

10 horas atrás

Moradores da zona leste destacam importância da continuidade dos serviços oferecidos pelo Governo Presente

10 horas atrás
Sedecti e IBGE realizam primeira reunião presencial para atualização da malha territorial do Amazonas
Em Novo Remanso, Idam oferece capacitação em Boas Práticas Agrícolas da Cultura do Abacaxi
Semana do Folclore: Oficinas gratuitas no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e apresentações no Teatro da Instalação
Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado
Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?