Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Cine Aldeia será a primeira sala de cinema do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Cine Aldeia será a primeira sala de cinema do Amazonas
Manaus

Cine Aldeia será a primeira sala de cinema do Amazonas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 24 de janeiro de 2025
3 Min Lidos
Compartilhar

O Estado do Amazonas vai ganhar sua primeira sala de cinema dentro de uma aldeia indígena. A sala do projeto “Cine Aldeia”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), será inaugurada no sábado, 1º/2, às 17h, na aldeia indígena Inhaã-bé, localizada no Tarumã-Açu, região metropolitana de Manaus.

Durante o lançamento, oito curtas-metragens serão exibidos, permanecendo em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além dos curtas, o “Cine Aldeia” estará lançando o documentário “Traços da Resistência”, dirigido e produzido pela produtora indígena e idealizadora do projeto, Thaís Kokama.

O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, destaca a importância da realização dos editais de cultura para a capital.

“O município de Manaus já realizou 100% do repasse financeiro da Lei Paulo Gustavo para os vencedores, assim, projetos como o “Cine Aldeia” podem ser postos em prática. A determinação do prefeito David Almeida é para que possamos acessar todas as zonas de Manaus, e assim estamos fazendo, com editais de cultura como a própria LPG e Pnab”, afirmou o presidente.

O “Cine Aldeia” é uma das primeiras salas de cinema de aldeias indígenas no país e a primeira na região Norte. Para Thaís, avanços como esse estão diretamente relacionados às novas oportunidades que surgiram nos últimos anos, por meio de editais para a cultura.

“Atualmente, a aldeia Inhaã-bé, mesmo após o isolamento causado pela Covid-19 e recentemente afetada pela seca no lago Tarumã-Açu, ganhou força com diversas ações culturais e, agora, com a nova sala de cinema, vemos mais uma fase positiva para nós, indígenas, ao sermos inseridos neste segmento cultural”, disse a produtora.

As pessoas interessadas em comparecer ao lançamento deverão pegar o transporte gratuito, às 16h, no porto da Prainha, localizado no Tarumã-Açu. O retorno de volta ao porto está marcado para as 18h.

O projeto “Cine Aldeia” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por intermédio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.

— — —

Texto – Clara Gonçalves / Concultura

Fotos – Tácio Melo / Divulgação

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Prefeitura reforça estrutura de rede de drenagem no bairro Raiz

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem após construção irregular comprometer via no bairro Petrópolis

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rua no bairro Jorge Teixeira

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza desobstrução de caixas coletoras no conjunto João Paulo 2

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura tem incremento de 19% no acumulado do ano no sistema de licenciamento urbano, com mais de 21 mil atendimentos

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

PMM autua 19 motoristas em supermercados da zona Norte

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?