Com o projeto “Liga do oceano: brincar, cuidar e explorar”, a equipe Curumim Tech, formada por alunas do 5º ano do Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, zona Leste, da Prefeitura de Manaus, foi a campeã da Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2025 – nível 1, da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na última quinta-feira (14). A competição aconteceu no Sesi Clube do trabalhador, que também é organizador do evento. Com o resultado, a unidade de ensino da Secretaria Municipal de educação (Semed) garantiu presença na Etapa Nacional (FLL Explore Submerged), no dia 18 de outubro, em São Paulo (SP).
Na prova, as alunas desenvolveram soluções criativas para diferentes tipos de poluição que afetam os recursos hídricos da Bacia Amazônica, utilizando kits “LEGO® Education Spike Prime e Explore Set” para criar protótipos inovadores e ações de sensibilização ambiental.
O Cime Arthur Virgílio também recebeu uma Menção Honrosa pelo mesmo projeto, reforçando sua relevância para a educação em ciência, tecnologia e sustentabilidade com os alunos. A unidade de ensino integra o Clube de Letramento em Programação e Robótica (Procorumim), desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria.
A coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), Juliana Barbosa, afirmou que o trabalho realizado por todos da escola foi alcançado com o resultado da mostra, o que constata todo o esforço de todos da escola.
“Essa conquista é fruto da dedicação e do empenho das meninas que participaram com muito compromisso em cada fase do projeto. Ter esse trabalho reconhecido em um evento tão significativo, como MNR 2025, mostra o quanto a criatividade, a aprendizagem e a persistência delas foram fundamentais para chegar até aqui”, comemorou.
A estudante do 5º ano, Hayla Fernanda de Sousa, 10, ficou satisfeita com o resultado. “Fiquei muito feliz com a primeira colocação. Participar desse projeto foi muito divertido e importante, porque aprendi a montar robôs, programar e cuidar do meio ambiente. Ajudar a equipe a conquistar esse prêmio me deixou muito orgulhosa e me mostrou que, mesmo sendo crianças, Podemos fazer coisas incríveis”, justificou.
Sobre o Evento
A MNR é uma mostra científica nacional que promove a robótica como ferramenta de aprendizado e inovação, incentivando a participação de estudantes e pesquisadores em diversas áreas. A Mostra Nacional de Robótica funciona como uma plataforma para que estudantes e pesquisadores apresentem projetos relacionados à robótica, integrando diversas áreas como artes, ciências, humanidades e meio ambiente. Os trabalhos são submetidos em formato de artigos, acompanhados de vídeos ou fotos, e os projetos selecionados participam de uma mostra presencial, onde são avaliados por especialistas. Os projetos com melhor desempenho podem receber bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICjr) do CNPq/MNR.
— — —
Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed
Foto – Divulgação/ Semed