Companhia apresentou os papéis, responsabilidades e recomendações da atividade em reunião no CICC


Com foco nos últimos alinhamentos para a realização do 11⁰ simulado de Emergência da REDE de Distribuição de Gás Natural (RDGN), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) participou de reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Na ocasião, foram apresentados detalhes operacionais da atividade e abordado sobre a importância da integração entre os órgãos e instituições parceiras que atuarão no exercício.
O encontro foi conduzido pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, vinculada à Secretaria de Estado Segurança Pública do Amazonas (Seagi/SSP-AM), responsável pela coordenação do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle do Amazonas (SIC4-AM). A reunião contou com a presença de representantes de diversos órgãos, estaduais, municipais e federais, envolvidos nas ações conjuntas de segurança.
A Cigás foi representada pelos colaboradores Niaracir Campos, Francy Williams e Glênio Matias, que apresentaram as etapas do simulado, os papéis e responsabilidades da Companhia e das instituições parceiras, além de recomendações operacionais para o dia do exercício.
A gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e saúde (GQSMS) da Cigás, Niaracir Campos, explica que, neste exercício simulado, será avaliada a eficácia na resposta a um sinistro provocado por interferência externa. “Por meio dessa atividade, vamos analisar uma série de aspectos, como tempo de resposta, isolamento da área, controle do risco, preservação do meio ambiente, comunicação com as equipes de campo e com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia, bem como com a interação com órgãos públicos, orientação à população da região, unidades consumidoras e até o restabelecimento da distribuição com segurança e normalidade”, afirmou.
Sobre o exercício simulado da Cigás
O simulado de Emergência da RDGN será realizado no Complexo Viário Lydia da Eira Corrêa (próximo ao Terminal 7), zona norte de Manaus, na próxima quarta-feira (12/11), a partir das 9h. O exercício tem como objetivo aprimorar os procedimentos operacionais de segurança e avaliar a eficiência do atendimento em situações de emergência, assegurando a integridade da comunidade e a continuidade do funcionamento do sistema de gasodutos.
A atividade também permite testar o funcionamento dos Planos de Atendimento à Emergência (PAE) e de Ação de Contingência (PAC), bem como o tempo de resposta das equipes envolvidas.
De acordo com a gerente, o planejamento integrado e a atuação conjunta dos órgãos participantes são fundamentais para garantir a eficácia do exercício. Entre as instituições que integram a operação estão o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas/Centro Integrado de Comando e Controle (SSP/CICC)
Também participam a polícia Militar do Amazonas (PMAM), Defesa Civil do Estado do Amazonas, Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), Secretaria Municipal de saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Semsa/Samu), além da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O exercício faz parte das ações contínuas da Companhia para garantir a segurança operacional da REDE de gás natural, que atualmente possui 355 quilômetros de extensão e atende mais de 26 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e de autogeração/liquefação.

