A Câmara Municipal de Manaus promoveu nesta quinta-feira (24/2), em formato híbrido, Audiência Pública, com o tema “Manaus: Cidade inteligente”. A proposta é de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), e foi realizada pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, presidida pelo vereador William Alemão (Cidadania).
O projeto da audiência é adotar ações que tornem o município de Manaus conectado, integrando todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. “Como bem sabemos, o século XXI é marcado pela inovação tecnológica, automação e desenvolvimento sustentável. E a cidade de Manaus não pode ficar alheia. Devido as peculiaridades da cidade que em vinte anos, sua população dobrou de tamanho se faz necessário o aprimoramento de novas tecnologias para melhor atendimento da população. A temática da cidade inteligente não é nova, e já foi discutida em outras Audiências Públicas e administrações anteriores, mas agora com a contribuição do nobre vereador Wiliam Alemão, conseguimos trazer novamente o debate. Agora, na versão 4.0”, explicou João Carlos, autor da proposta.
“Queremos estimular o desenvolvimento da cidade para que possamos aproveitar tecnologias de última geração na gestão do espaço urbano e no relacionamento com os cidadãos”, acrescentou o republicano, informando que vai apresentar ao prefeito de Manaus, David Almeida uma indicação com base no artigo 8º da LOMAN, Lei complementar nº 182/2021 e Lei Federal nº 14.133/2021 e Decreto Municipal nº 5.148/2021, para promover encomenda de soluções tecnológicas para Manaus, objetivando melhoramentos na gestão pública.
Para William Alemão, todo o processo de tornar Manaus uma cidade inteligente é fundamental para a população, que passará a ter acesso aos serviços púbicos com mais facilidade.
“Imagine um transporte publico onde o passageiro saiba a hora exata que vai passar na parada, ou serviços que podem ser acessados no celular, quem ganha com toda essa tecnologia é o povo e Manaus está avançando nesse sentido”, exemplificou o vereador.
Segundo o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, todo o caminho para tornar Manaus uma cidade inteligente, foi pavimentado por meio dos eventos de tecnologia realizados ao longo do ano de 2021.
Ele explicou que a ideia é facilitar todos os serviços que são ofertados para a população, desde o campo da saúde até a mobilidade urbana.
“Ano passado realizamos vários eventos voltados a tecnologia, onde pessoas ligadas a área levaram ideias inovadoras, ou seja, já estamos, desde o início da gestão do prefeito David Almeida, trabalhando nesse sentido e agora estamos colhendo os frutos, e creio que em breve toda essa tecnologia estará sendo usada em sua plenitude”.
O que é cidade inteligente
Cidades inteligentes não são apenas um conceito ou um sonho do futuro, mas muitas delas começam a ganhar corpo graças a soluções inovadoras baseadas, por exemplo, na Internet das Coisas (IoT). Outro caminho possível é o uso de tecnologias celulares e sem fio de baixa potência (LPWAN) para conectar e melhorar a infraestrutura, eficiência, conveniência e qualidade de vida para residentes e visitantes.
A “Cidade Inteligente” constituem uma nova modalidade de organização do espaço urbano onde não se busca apenas a constante produção de bens e serviços, mas também visa estabelecer relações sociais que observem a necessidade de bem-estar do cidadão e todo o seu ambiente de convívio. Nesse novo modelo, é crucial que os cidadãos estejam empenhados em participar de forma direta da gestão pública, buscando cidades mais “inteligentes” em todas as áreas.
Convidados
O evento contou com a presença da Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI), Secretaria de Saúde do Município (SEMSA), Secretaria de Educação do Município (SEMED), Cento de Cooperação da Cidade (CCC), Secretaria de Infraestrutura (SEMINF), Secretaria de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria de Finanças e TI (SEMEF), Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Tecnologia da Amazônia, Instituto de Tecnologia (CESAR), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e empresários que participaram de forma virtual direto de Yerushalayim, Tel Aviv, São Paulo e Portugal, Rav Ronny Gurwitz, Diretor Of Internacional Relation for the Jewish State, Hanna Friedman, diretora do Ceo Karmisoft Group, Yossi Jan, Fundador e Cel Ewave Group, Shauli Nakar, Fundador Ewave Group, Luiz Brescia, representante do grupo Ceo Global Group e Rui Siqueira, Ceo Global BRaig.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Fotos: Rosivaldo Rocha – Dicom/CMM