Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: CGE-AM destaca compromisso do Estado com a transparência, ética e segurança da informação em evento sobre proteção de dados
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > CGE-AM destaca compromisso do Estado com a transparência, ética e segurança da informação em evento sobre proteção de dados
Governo do Amazonas

CGE-AM destaca compromisso do Estado com a transparência, ética e segurança da informação em evento sobre proteção de dados

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O 1.º Encontro da REDE Amazonense de Proteção de Dados reuniu órgãos públicos para debater a aplicação da LGPD no Amazonas e fortalecer a cultura de proteção de dados no serviço público

Fotos: Marcus Phillipe/TJAM

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) participou, na quinta-feira (21/08), do 1.º Encontro da REDE Amazonense de Proteção de Dados, realizado no auditório do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), com palestra intitulada “Proteção de Dados como Compromisso Democrático: a aplicação da LGPD no Estado Transparente”, no Painel 1 – “Dados Públicos, Compromissos Reais”.

Com o tema “Conectando Pessoas, Protegendo Vidas”, o encontro, promovido pela REDE Amazonense de Proteção de Dados (RAPD), em parceria com a escola Judicial do TJAM (EJUD), buscou fomentar a cultura de integridade, transparência e respeito à privacidade no serviço público, além de promover o debate sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas instituições públicas do Amazonas. O público foi composto por servidores, instituições parceiras e representantes da sociedade civil.

Para o Controlador-Geral do Estado, Jeibson Justiniano, o debate sobre proteção de dados representou um avanço necessário rumo a uma gestão pública mais moderna e segura. “A proteção de dados é uma pauta essencial para a administração pública. Nossa participação reafirma o compromisso do governo com a transparência, a ética e a segurança da informação”, destacou.

Fotos: Marcus Phillipe/TJAM

Representando a CGE-AM, a assessora técnica da Subcontroladoria-Geral de Transparência e Ouvidoria e encarregada de Dados Pessoais (DPO) da instituição, Elisângela Nogueira, foi uma das palestrantes do encontro. Ela conduziu a exposição intitulada “Proteção de Dados como Compromisso Democrático: a aplicação da LGPD no Estado Transparente”, no Painel 1 – “Dados Públicos, Compromissos Reais”.

Durante sua participação, Elisângela ressaltou a necessidade de conciliar a Lei de acesso à informação (LAI) com a LGPD. “Muitas vezes se imagina que há um conflito entre a LAI e a LGPD, mas na prática não existe. A Controladoria trabalha justamente para sensibilizar e capacitar as unidades do Executivo nesse cuidado”, disse.

Foto: Marcus Phillipe/TJAM

Ela também enfatizou a importância da atuação conjunta entre os órgãos que compõem a REDE. “A LGPD é uma matéria transversal e exige o envolvimento de diversos atores e setores da administração pública. Não adianta um órgão avançar sozinho enquanto os demais ficam para trás”, concluiu.

O evento contou ainda com a palestra magna do diretor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Arthur Sabbat, além do lançamento oficial do primeiro e-book da REDE e diversas outras palestras relacionadas ao tema.

Na oportunidade, foi lançado ainda o e-book “Proteção de Dados no Setor Público: Experiências de Cooperação Interinstitucional no Amazonas”, sob a coordenação da desembargadora e presidente do Comitê Gestor de Proteção de Dados do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas, Vânia Marques Marinho. A publicação contou com a participação da assessora técnica e Encarregada de Dados Pessoais da CGE-AM, Dra. Elisângela Nogueira Rodrigues, e do assessor e suplente de Encarregado de Dados Pessoais da CGE, José Victor Oliveira de Oliveira, que atuaram como coautores ao lado de outros membros da REDE Amazonense de Proteção de Dados. Endereço do ebook: https://ikono.pro.br/e-book_Protecao_de_Dados_Setor_Publico_Vania_Marinho.pdf.

A REDE Amazonense de Proteção de Dados foi instituída pelo Acordo de Cooperação Técnica nº 53/2024 e tem como objetivo fortalecer a proteção de dados pessoais no estado. Além do TJAM e da CGE-AM, fazem parte da iniciativa a defensoria pública do Estado (DPE), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Tribunal Regional do trabalho (TRT), a Processamento de Dados Amazonas (PRODAM), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Prefeitura de Manaus (PMM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O post CGE-AM destaca compromisso do Estado com a transparência, ética e segurança da informação em evento sobre proteção de dados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura anuncia nomes dos selecionados para o Empretec
Próximo artigo CCJ aprova possibilidade de ajuda financeira e isenção de IPTU para parentes que acolhem crianças e adolescentes

Mais notícias desta categoria

Workshop de Mobilização marca início da construção participativa do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

2 horas atrás

Mais de 330 alunos da EE Presidente Castelo Branco participam da 1ª edição do ‘Caminhos da Universidade’ 

2 horas atrás

Ceci e Mais Vida realizam Olímpiada Esportiva com envelhecentes e idosos

2 horas atrás

Governo do Amazonas lança 35º Anuário Estatístico em formato digital interativo

2 horas atrás

PC-AM desarticula centro de guarda e distribuição de drogas na zona norte e causa prejuízo de R$ 10,4 milhões ao narcotráfico

3 horas atrás

Evento na Casa das Artes une literatura e mistério em lançamento do livro ‘Cantando na Biblioteca’

4 horas atrás

Sine Amazonas divulga 240 vagas de emprego para esta sexta-feira

4 horas atrás

Governador Wilson Lima preside 316ª reunião do Codam e aprova número recorde de projetos com R$ 1,4 bilhão em investimentos

4 horas atrás

Sepet leva castração e vacinação de cães e gatos ao bairro Grande Vitória na 25ª edição do Governo Presente

4 horas atrás

Circo para Todos: projeto leva arte e inclusão a pessoas com deficiência pelo Amazonas

4 horas atrás

EE Roderick Castelo Branco promove um mês de atividades voltadas ao desenvolvimento das ciências

5 horas atrás

Governo do Amazonas promove 2ª Assembleia da Microrregião de Saneamento Básico, no dia 4 de novembro

5 horas atrás
Últimos dias para inscrições no Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025
Campanha ‘Faça a Conta. Use GNV’ encerra inscrições
Polícia Civil divulga imagem de dois homens que desapareceram em Manaus
FVS-RCP apresenta estudo sobre desnutrição infantil e mortalidade
Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva o aprendizado sobre aquicultura e sustentabilidade, em Presidente Figueiredo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?