Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ceti João dos Santos Braga une bilinguismo, geometria e culinária em evento pedagógico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ceti João dos Santos Braga une bilinguismo, geometria e culinária em evento pedagógico
Governo do Amazonas

Ceti João dos Santos Braga une bilinguismo, geometria e culinária em evento pedagógico

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Feira de Gastronomia Bilíngue contou com a participação dos alunos da 3ª série do ensino médio da unidade de ensino 

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A 2ª edição da  Feira de Gastronomia Bilíngue do Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, zona norte de Manaus, aconteceu nesta sexta-feira (30/05) em outro idioma além do português. Por meio da disciplina “Bilíngue-matemática”,  os estudantes de 3ª série do ensino médio da unidade aplicaram a geometria plana e a fluência em espanhol enquanto ferramentas pedagógicas para uma apresentação culinária. A escola é bilíngue na modalidade português-espanhol.

Poliedros, tetraedros,  quadrados, prismas retangulares, corpos redondos. Todos foram formas geométricas produzidas pelos estudantes no empratamento das comidas servidas na feira, que tinham sido preparadas pelos próprios discentes. Por fim, os alunos também apresentaram, em espanhol, o passo a passo das receitas seguidas para o preparo das comidas.

De acordo com a professora-idealizadora da atividade, Eduarda Barros, que leciona a disciplina de Língua Espanhola, o objetivo da atividade é promover a apropriação, por parte dos estudantes,  dos conhecimentos obtidos na rotina escolar do Ceti João dos Santos Braga. 

“É uma espécie de revisão. Os alunos estão exercitando o que aprendem em sala de aula, mas com um acréscimo, que é o de praticar uma segunda língua. A interdisciplinaridade que costumamos adotar aqui na escola permite isso”, ressaltou Eduarda. 

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Para os alunos da 3ª série, além da disciplina “Bilíngue-matemática”, também faz parte da rotina as matérias “Bilíngue-linguagem” e “Bilíngue-ciências”. 

Iniciativas Plurais 

Na abertura oficial da 2ª edição da  Feira de Gastronomia Bilíngue da unidade de ensino, os holofotes estiveram com os outros projetos pedagógicos desenvolvidos na escola e que têm o bilinguismo enquanto caminho. 

Apresentações de dança, música, cenografias e até de maquiagens foram feitas a partir de  temáticas de países hispânicos. De acordo com a gestora do Ceti, Ida Laura Santos, a pluralidade de projetos pedagógicos com esse tema é proposital. 

“Eles chegam a ter até dez aulas de Língua Espanhola por semana, então eles precisam praticar. Essa modalidade de ensino é muito potente, porque possibilita a fluência em um outro idioma”, destacou a diretora da escola, que atende, no momento, mais de 960 alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio. 

Já para a aluna Jordana Oliveira, 17, que participou da Feira de Gastronomia Bilíngue, o melhor dessas atividades é, para além das revisões absorvidas, também uma oportunidade de construir boas memórias com seus colegas de classe. 

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Foi muito divertido todo o processo de organização da feira. São momentos como esse que ficarão marcados em toda nossa vida. É muito gratificante poder ter acesso a isso”, compartilhou Jordana. 

Encerrada a participação do ensino médio na Feira de Gastronomia Bilíngue, o ensino fundamental II agora se prepara para a sua própria edição da atividade. A iniciativa protagonizada agora pelas crianças está prevista para os próximos meses. 

O post Ceti João dos Santos Braga une bilinguismo, geometria e culinária em evento pedagógico apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus abre cadastro e recadastro para empreendedores da economia solidária, criativa e gastronômica
Próximo artigo Com apoio do Governo do Amazonas, documentário traz trajetória antropológica de Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

18 horas atrás

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

18 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

18 horas atrás

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

18 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende arma de fogo, maquinário para drogas e porções de maconha na zona sul Manaus

18 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende máquina de embalar drogas e três pacotes de maconha em Manaus

18 horas atrás

SSP-AM moderniza fluxo pericial e garante mais celeridade nas investigações

18 horas atrás

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

2 dias atrás

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

2 dias atrás

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

2 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

2 dias atrás

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

2 dias atrás
Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia
Alunos do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém
Governo Presente: Com serviços estendidos, 21ª edição do programa realiza mais de 5,3 mil atendimentos na zona oeste
Governador Wilson Lima apresenta avanços da saúde do Amazonas em reunião no Einstein Hospital Israelita
Secretaria de Educação convoca novos aprovados do PSS para áreas indígenas e interior do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?