Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: CETI de Autazes é inaugurado em 12/02 e passa a atender mais de 800 alunos em tempo integral
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > CETI de Autazes é inaugurado em 12/02 e passa a atender mais de 800 alunos em tempo integral
Governo do Amazonas

CETI de Autazes é inaugurado em 12/02 e passa a atender mais de 800 alunos em tempo integral

21 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A unidade de ensino é a primeira de tempo integral do município a contar com Espaço Maker e atender mais de 800 estudantes.

alunos da REDE pública estadual que vivem em Autazes, a 118 quilômetros de Manaus, iniciaram o ano letivo de 2026 no Ceti professora Maria das Graças Lima de Melo, inaugurado na última quinta-feira (12/02). A escola, a 14ª unidade entregue na gestão do governador Wilson Lima, funcionará em tempo integral e vai atender mais de 800 alunos do ensino fundamental e do ensino médio, de acordo com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar.

infraestrutura e equipamentos

A nova unidade dispõe de 20 salas de aula regulares, sala de Recursos Especiais para educação especial, sala de dança, sala de música, espaços para artes marciais, sala de informática, piscina, sala de fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca, refeitório, Espaço Maker, consultório odontológico, enfermaria, campo de futebol e vestiários.

A secretária de Estado de educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, afirmou: “Uma escola com todos os equipamentos necessários, para que, de fato, os nossos estudantes consigam ter muito mais sucesso na educação, na vida acadêmica. Quero fazer um agradecimento especial a toda a comunidade escolar, aos familiares, e dizer que a educação é o único caminho para transformar nossas vidas”.

Espaço Maker e metodologia ativa

O Espaço Maker é um laboratório de robótica inserido no projeto “Fazer para Aprender”, da Secretaria de educação. Desde 2019, o projeto já entregou mais de 85 laboratórios na capital e no interior. No ambiente, estudantes têm acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e realidade aumentada, entre outras experiências que apoiam metodologias ativas de aprendizagem.

Repercussão entre alunos e famílias

A aluna Ysabelle Pereira, que irá cursar a 1ª série do ensino médio, conheceu os espaços e disse: “Eu vou fazer a 1ª série do ensino médio e eu tô muito ansiosa para estudar aqui. Minhas expectativas são muito altas. Quero muito usar a sala de informática e a piscina, porque outras escolas não têm, então é uma novidade”.

O aluno Christifan Samuel, do 8º ano do ensino fundamental, ressaltou a importância das novidades tecnológicas: “Minha expectativa nessa nova escola é boa, afinal na minha outra escola não tinha a sala de robótica, física, aqui a gente PODE ter mais disposição, um outro cardápio na merenda, que também estou ansioso”.

Para os pais, o tempo integral com atividades variadas representa um alívio. Larissa Dantas, mãe do aluno Heitor Dantas, que vai ingressar no 7º ano, afirmou: “Estamos com muita expectativa na inauguração do Ceti, por muitos anos esperamos esse momento, uma escola com uma boa estrutura. A gente percebeu que é uma escola que vai ter laboratório de informática com robótica envolvida, sala de dança, quadras, e também um campo de futebol. O meu filho é uma criança apaixonada por futebol e vai incentivar também a questão do esporte. Nós, como pais do município de Autazes estamos muito felizes”.

Homenagens

A unidade tem como patrona a professora Maria das Graças Lima de Melo, nascida e com trajetória profissional em Autazes. Maria das Graças estudou na escola Estadual Raimundo de Sá, onde iniciou a carreira como professora de Língua Portuguesa, e atuou por mais de 20 anos como diretora na EE Vidal Gomes de Melo. Sua contribuição incluiu gestão escolar e criação de projetos voltados à comunidade. A professora faleceu em 2009 e seu nome foi escolhido para a nova escola.

Emocionada durante a inauguração, a irmã da patrona, a professora Auxiliadora Ângelo, disse: “Estou aqui primeiramente muito feliz com esse momento em que a minha irmã vai ser homenageada, era um sonho. Pra mim, esse momento é de grande relevância, um abraço na alma da nossa família por tudo que ela fez pela educação do município, pela cultura. Estou muito grata por esse momento”.

Assuntos nesse artigo:

#ceti, #Autazes, #tempointegral, #espacomaker, #educacao, #wilsonlima, #arletemendonca, #mariadasgracas, #alunos, #ensinofundamental, #ensinomedio, #robotica, #laboratorio, #impressao3d, #realidadevirtual, #realidadeaumentada, #informatica, #piscina, #biblioteca, #esporte

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Habite-se em Manaus registra alta de 229% na área licenciada e crescimento nas certidões em janeiro

Mais notícias desta categoria

Adolescente Sara Benezar da Silva, 15 anos, está desaparecida em Manaus desde 11/02 após ser deixada na escola

30 minutos atrás

Instituto Médico Legal convoca familiares de Paulo José Goés para reconhecimento e liberação do corpo em Manaus

1 hora atrás

Governo do Amazonas reforça turismo no interior do Amazonas com ações da Amazonastur em três municípios

1 hora atrás

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

2 horas atrás

Idam emite e renova 2.578 Cartões do Produtor Primário em janeiro de 2026 e registra aumento de 33%

2 horas atrás

Sema instala câmeras trap em três unidades de conservação na área de influência da BR-319 para monitoramento da fauna

2 horas atrás

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

2 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026 abre primeira noite de desfiles em Manaus com escolas do Grupo de Acesso B

2 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

2 horas atrás

Vila Aberta Para Todos reúne programação gratuita na Vila Olímpica e inicia temporada de futebol de mesa em Manaus

3 horas atrás

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

3 horas atrás

Governo inaugura Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes com capacidade para 920 alunos e estrutura completa

18 horas atrás
Governo do Amazonas mantém 25 unidades de saúde e posto no Sambódromo para o Carnaval na Floresta 2026
Governo do Amazonas autoriza recuperação da AM-254 e obras viárias em Autazes com investimento previsto
Amazonas registra redução de 47% nos roubos de celular em janeiro de 2026, aponta SSP-AM
Governo do Amazonas entrega 3 mil óculos e amplia reabilitação visual gratuita a pacientes do SUS
Influenciador autuado pelo Detran-AM por infrações ao pilotar motocicleta em Manaus no domingo (08/02)
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?