O Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) marcou presença no Encontro de Gestores Estaduais da educação profissional e Tecnológica, realizado nos dias 27 e 28 de junho em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério da educação (MEC) e contou com a participação dos coordenadores Renan Ribeiro e Francinilce Bom Jesus Rodrigues, representando a autarquia.
O encontro teve como objetivo discutir a realidade do ensino médio articulado à educação profissional e Tecnológica (EM-EPT) no Brasil, o NOVO ensino Médico (NEM), promovendo a troca de experiências entre os estados.
Durante o evento, foram abordadas políticas de valorização e fomento à educação profissional e Tecnológica, com foco na ampliação da oferta de vagas nas redes estaduais de ensino, dentro do contexto do programa escola em Tempo Integral.
Cada estado presente teve a oportunidade de apresentar seu trabalho e compartilhar suas experiências locais na execução do EM-EPT em uma mesa redonda.
O professor Renan Ribeiro fez uma apresentação de como foi a implementação e como é feita a execução do NOVO ensino médio articulado com a educação profissional e Tecnológica no Amazonas.
Essa troca de conhecimentos permitiu uma visão abrangente das diferentes abordagens e desafios enfrentados em cada região.
Para o professor Renan Ribeiro, o evento foi especialmente significativo para o Cetam.
“Esse evento foi muito importante para o Cetam, principalmente em relação à educação profissional e Tecnológica articulada ao NOVO ensino médio, pois mostra a aproximação e o interesse do MEC com os próximos passos nessa importante estratégia política. Ouvir as experiências dos outros estados foi de suma importância para futuramente melhorarmos nossa prática local”, destacou.
O Cetam é uma autarquia do Governo do Estado do Amazonas, dedicada à formação e Qualificação Profissional por meio de cursos técnicos e de Qualificação Profissional. E oferece oportunidades educacionais que visam preparar a população para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Fotos: divulgação