Nesta terça-feira (28), aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cessão de Tempo para celebrar os 18 anos de criação da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. O evento foi autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), que realizou a entrega de placa comemorativa ao diretor da Escola, Jander Lasmar.
O deputado presidente enfatizou a satisfação com os avanços da Escola e relembrou que, em 2023, já foram duas vitórias nacionais com o prêmio Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “A Escola realiza um trabalho lindo, mostrando o real papel do parlamento. É um trabalho que me orgulha muito. Podem ter certeza que enquanto estiver à frente da Assembleia, a Escola sempre terá o nosso apoio”, garantiu.
Em aparte, o deputado Sinésio Campos (PT) parabenizou a iniciativa da Cessão de Tempo e sugeriu um levantamento de quantos profissionais foram impactados, nos 18 anos de existência da Escola para medir o alcance da diretoria na vida da comunidade.
No seu discurso, o deputado João Luiz (Republicanos) parabenizou o corpo da escola e disse que a vitória em premiações nacionais como a Abel e Unale mostram a gestão de qualidade da Casa. “Temos certeza de que a Assembleia ainda tem muito a contribuir à sociedade. A Escola mostra a força da educação no parlamento”, declarou.
A atuação da Escola em números ao longo destes 18 anos, foi o destaque do diretor da Escola, Jander Lasmar. De acordo com ele, pensando na qualificação dos servidores do Legislativo, foram ofertados seis cursos em pós-graduação e mais de 300 mil estudantes alcançados pelo programa Parlamento Jovem.
Lasmar lembrou ainda que o programa “Educando pelo Amazonas” foi implantado na gestão do presidente Roberto Cidade e tem dado resultados extremamente positivos alcançando 17 mil pessoas em dois anos. Ele também celebrou a conquistas das premiações nacionais, como mérito da gestão.
“A Escola conquistou prêmios que comprovam que o conhecimento engrandece a sua missão e traz resultados”, declarou.
Criação
A Escola do Legislativo Senador José Lindoso foi criada pela Resolução Legislativa nº 379, de 29/11/2005 com a finalidade de promover a capacitação de servidores públicos do Estado, na gestão do então presidente, o deputado Belarmino Lins.
O objetivo é oferecer capacitação técnico-profissional aos servidores e incentivar à reflexão, produção e disseminação de conhecimentos sobre as práticas legislativas, colaborando à interação entre a Assembleia Legislativa e os variados segmentos da sociedade.