Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cerest/Manaus participa de ações da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Cerest/Manaus participa de ações da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil
Prefeitura de Manaus

Cerest/Manaus participa de ações da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

 

Para marcar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, a Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus),da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai participar nesta sexta-feira, 3/6, das 14h às 15h30, da cerimônia de lançamento da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil em Manaus, que será realizada na Câmara Municipal de Manaus, no bairro Santo Antônio, zona Oeste.

Notícias

 

 

 

 

Segundo o gerente do Cerest/Manaus, Jean Maximynno Lopes, a campanha é uma iniciativa do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas (Fepeti/AM), que conta com o envolvimento do Cerest/Manaus, e vai desenvolver uma série de ações no mês de junho com o objetivo de aumentar a visibilidade e a mobilização sobre a importância de a sociedade estabelecer ações para a prevenção e erradicação do trabalho infantil.

 

“O Cerest/Manaus é um órgão da Prefeitura de Manaus que tem a missão de subsidiar a rede municipal para o desenvolvimento da política nacional de saúde do trabalhador, garantindo a integralidade das ações. Com isso, o Cerest/Manaus também integra o Fepeti/AM e vai apoiar as ações da campanha em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”, informa Jean Maximynno.

 

Além de apoiar as ações do Fórum, o Cerest/Manaus prepara o lançamento de uma cartilha abordando o trabalho infantil no panorama nacional e municipal, e as consequências negativas para a saúde física e mental das crianças e adolescentes.

 

Jean Maximynno informa que em Manaus, no período de 2012 a março de 2022, foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, 2.033 agravos a saúde de crianças e adolescentes, dentro da faixa etária de até 18 anos, sendo 129 casos de acidente com exposição a material biológico, 60 acidentes de trabalho grave, 1.844 intoxicações exógenas (ocorrência por contato com substâncias químicas). “Embora estas não sejam diretamente relacionadas ao trabalho, mas servem de alerta, pois são agravos à saúde de crianças e adolescentes, que precisam do olhar de intervenção da tríade, Sociedade-Família-Estado”, ressalta Jean.

 

O gerente do Cerest/Manaus explica ainda que, pelos dados do Sinan, é possível observar que os acidentes com exposição a material biológico (129) e acidentes graves (60) acometem mais o grupo etário de 16 a 18 anos; as intoxicações exógenas acometem mais o grupo até 10 anos, cerca de 1.002 casos (54%), seguidos do grupo de 16 a 18 anos com 578 casos (31%).

 

“As ocupações que mais predominaram entre as vítimas de acidentes graves, na faixa até 18 anos em Manaus, são os de motociclistas e ciclistas de entregas rápidas com seis casos, seguidas de mecânicos de manutenção de veículos automotores com cinco casos e ajudantes de obras civis com quatro casos. Essas e outras informações serão divulgadas na cartilha, que será publicada no site da Semsa até dia 3/6, de forma a estimular a discussão sobre o tema entre a população, reforçando a necessidade de combater o trabalho infantil e a exploração do trabalho de adolescentes”, destaca Jean.

Texto – Eurivânia Galucio/Semsa

— — —

The post Cerest/Manaus participa de ações da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:AcidentesManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida assina 250 progressões de profissionais da Semed
Próximo artigo Ageman notifica Águas de Manaus por não conformidades no serviço de aterro e recomposição asfáltica das vias

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 07 25 at 16.03.01 1

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.42 2

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.41 1

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás
img20230816183043209 768x473 1

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás
img20230816185058850 768x473 1

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
img20230815205438678 768x473 2

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás
img20230815165156104 768x473 1

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás
img20230815151710702 768x473 1

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás
margaridas 768x576 1

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus

Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira

Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal

Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?