Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cerca de 6 mil Carteiras de Identidade Nacional que estão nos PACs de Manaus são de crianças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Cerca de 6 mil Carteiras de Identidade Nacional que estão nos PACs de Manaus são de crianças
AmazonasManausPolícia

Cerca de 6 mil Carteiras de Identidade Nacional que estão nos PACs de Manaus são de crianças

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Número representa cerca de 30% das 18 mil CINs disponíveis para retirada. Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AMMais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) continuam disponíveis para retirada nas unidades do pronto atendimento ao Cidadão (PAC), em Manaus. Desse total, cerca de 30% são de crianças de zero a 12 anos. Os dados são do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). 

A SSP-AM reforça que o antigo Registro Geral (RG) tem validade até 2032 e neste momento só é recomendado solicitar a CIN quem está sem o documento em decorrência de sinistros, perdas, roubo ou está com a identidade com rasura ou mal conservada.

De acordo com a diretora do DPTC, Margareth Vidal, o acumulado de CINs emitidas para menores de até 12 anos se aproxima de seis mil unidades. Ela lembra que o documento deve ser retirado pelos pais/responsáveis da criança.

“É um número alto. Nós temos hoje em torno de 18 mil carteiras espalhadas pelos PACs que os usuários não vieram buscar. Dessas 18 mil, quase 6 mil carteiras são de crianças e adolescentes. Então é importante que os pais lembrem que essas carteiras estão à disposição para fazerem o resgate o mais rápido possível”, disse Vidal.

De acordo com Margareth Vidal, a alta demanda da CIN para este público ocorre, segundo as justificativas dos pais, por questões escolares ou obtenção de benefícios governamentais. “Em todos os PACs nós temos esse cenário. Os pais têm interesse em fazer a Carteira de Identidade dos filhos e essa é uma atitude extremamente correta, mas considerando a questão da idade e da necessidade também”, destacou.

A diretora do DPTC informa que nada impede os pais de solicitarem a CIN para os filhos, mas esclarece que o sistema PODE não concluir a coleta de dados das crianças de até cinco anos devido à imaturidade das impressões digitais.

“Crianças de zero a cinco anos não têm obrigação nenhuma de emissão da CIN. A gente reforça que nessa idade os desenhos das impressões digitais ainda são muito pequeninos e os equipamentos não conseguem registrar adequadamente”, explicou.

Conforme Vidal, a certidão de nascimento é considerada o documento oficial das crianças.

Diretora do DPTC, Margareth Vidal. Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AMPrimeira via dos filhos

A dona de casa Edilene Andrade Pinheiro, de 37 anos, levou os filhos, de nove e 16 anos, para serem atendidos, na segunda-feira (27/11), no PAC Compensa. Ela solicitou a nova CIN para o casal de filhos. “Foi preciso devido à escola. Nosso atendimento foi rápido e excelente”, declarou.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGovernoManausmanchetePolíciaSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa participa de debate sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia na ExpoAmazônia Bio&TIC
Próximo artigo Ação conjunta entre SSP-AM e PMAM resulta na prisão de homem e apreensão de 18 quilos de drogas

Mais notícias desta categoria

PMM intensifica atuação para reduzir impactos das chuvas

9 horas atrás

PMM atua para atender ocorrências da forte chuva deste sábado

9 horas atrás

NOTA DE PESAR – Francisco Wilson Chagas Pinheiro

11 horas atrás

PMM recolhe 12 toneladas de lixo durante chuva deste sábado, 4/4

12 horas atrás

Renato Junior nomeia Nagib Salem no comando da Semsa, Junior Nunes na Semhaf e Márcio Braz na Manauscult

13 horas atrás

Prefeitura registra 16 ocorrências durante as chuvas deste sábado

14 horas atrás

Equipes da Seminf atuam para minimizar impactos das chuvas

15 horas atrás

PMM registra 7 ocorrências durante as chuvas deste sábado, 4/4

18 horas atrás

Janayna Castro de Vasconcelos é a nova presidente do Concultura

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior nomeia Heliatan Botelho para a Semad

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior apresenta prioridades e fortalece compromisso com uma gestão próxima e resolutiva em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura alerta para link de inscrições falso para concurso

3 dias atrás
Prefeito Renato Junior nomeia Célio Guedes como novo secretário da Casa Civil, Alexandre do Carmo como subsecretário e mantém Mônica Prestes na subsecretaria
Prefeitura de Manaus inicia operação de novo conjunto semafórico
Prefeitura de Manaus restabelece drenagem no Tarumã
Prefeitura amplia rede de drenagem profunda no bairro Flores
Prefeitura de Manaus reforça mobilidade no bairro Jorge Teixeira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?