Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cerca de 400 pacientes crônicos recebem cuidado multiprofissional do Estado, em casa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Cerca de 400 pacientes crônicos recebem cuidado multiprofissional do Estado, em casa
Gestão Estadual

Cerca de 400 pacientes crônicos recebem cuidado multiprofissional do Estado, em casa

5 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1

Cerca de 400 pacientes com doenças crônicas são acompanhados pelo Programa “Melhor em Casa”, conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), na capital. Os pacientes recebem cuidado médico e multiprofissional, com atendimento humanizado no domicílio. Somente até agosto deste ano, foram registrados 20.038 atendimentos, já em 2019 foram 38.799 registrados no sistema E-SUS, do Ministério da Saúde.

Proporcionar ao paciente um cuidado no aconchego da família, evitar hospitalizações desnecessárias e superlotação da unidade hospitalar são alguns dos benefícios do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio do programa “Melhor em Casa”.

De acordo com a nutricionista e gerente do “Melhor em Casa”, Leida Bressane, a pesquisa mais recente de satisfação do usuário com o serviço da secretaria apontou 90% de satisfação.

“Temos uma pesquisa de satisfação do usuário onde nós ligamos, aplicamos um questionário. A família ali reflete o que ela sempre tem durante esse acompanhamento pela equipe. Temos mais de 90% de aceitação positiva do nosso programa dessas famílias que estão em acompanhamento hoje”, disse.

Gratidão é a palavra que preenche a vida de Alessandra Sousa, mãe da jovem Claudyanne Araújo, 27, que convive com as sequelas da paralisia infantil, adquirida por hipóxia ao nascer. Recebendo os cuidados da equipe da SES, a filha de Alessandra ganhou peso e se mantém estável há alguns anos.

“Muita, muita, mesmo (gratidão). Assim como eu falei, eu não tenho mais nem palavras para agradecer. Desde quando a equipe entrou aqui com a minha filha, Deus o livre, ela se recuperou 100% mesmo! Assim, e levar ela de ônibus era muito difícil, muito difícil mesmo. Eu agradeço muito à equipe vir aqui na porta da minha casa”, ressaltou a mãe.

Atendimento – A equipe verifica os sinais vitais, como pressão, temperatura e saturação sanguínea. Em seguida, a paciente é avaliada pela médica, que a acompanha e verifica como estão os curativos e o estado geral da paciente.

Em seguida, o atendimento do fisioterapeuta oferece alívio na respiração e fortalece a musculatura, atrofiada por conta da doença. Com a dedicação e cuidado, “Clau”, como é chamada pelos profissionais de saúde, retribui com sorrisos e colaboração.

Além dos atendimentos, os profissionais preparam os cuidadores para lidar com a rotina diária de cuidados, como a higienização, alimentação e troca de curativos quando necessário.

“Aprendi a como fazer a capotagem, a limpar o botton (Sonda Para Alimentação Enteral Gastrostomia), a fazer os manuseios dela, os exercícios da fisioterapia e como dar as medicações certas pra ela”, ressaltou a mãe.

Equipe e benefícios – Atualmente o serviço, que conta com 12 equipes, atende 381 pacientes com as mais diversas patologias como doenças degenerativas, neurológicas, sequelas de Acidente Vascular Cerebral, Alzheimer, Atrofia Muscular Espinhal (AME), cuidados paliativos, entre outras.

O serviço tem a capacidade de atender até 540 pacientes, com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

O secretário de Estado da Saúde, Marcellus Campêlo, ressalta a importância dos resultados do programa. Para o secretário entre os benefícios da iniciativa estão a humanização da atenção, a menor exposição à infecção hospitalar, maior conforto para o usuário e sua família, maior autonomia do cuidador e do paciente, diminuindo a necessidade e frequência de reinternações hospitalares e, ainda, a maior disponibilização de leitos para os usuários que realmente necessitam de internação hospitalar.

Multiprofissional – Leida explica que o SAD é composta de três equipes multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emad); formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem e mais uma Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap), composta por nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social.

“É muito diferente de um cuidado emergencial hospitalar. Em domicílio a nossa equipe, além de ensinar de cuidar, conhece a dinâmica familiar. Então é inevitável a formação de vínculo, esse cuidado, esse amor, esse carinho dispensado ao paciente é disseminado na equipe com a família de uma forma muito positiva. Então eu acho que o diferencial desse cuidado é a humanização do tratamento em domicilio”, enfatizou.

Como entrar no SAD – Para que o paciente seja admitido como usuário do Serviço de Atenção Domiciliar, é necessário que o médico do paciente no hospital solicite avaliação intra-hospitalar da Equipe do “Melhor em Casa”.

No caso de pacientes que recebem ou precisam de cuidados em casa, o usuário em domicílio deve solicitar avaliação pelo email [email protected] e anexar os documentos: laudo médico com encaminhamento para o SAD, cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante residência, além de informar o telefone para contato.

Tags:AcidentesGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 SES-AM realiza audiência pública para discutir o Plano Estadual de Saúde do Amazonas
Próximo artigo Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Telemedicina: Careiro é o primeiro município a ter ambulatório de assistência médica

Mais notícias desta categoria

Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

8 horas atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

9 horas atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

24 horas atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

1 dia atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

1 dia atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

2 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

2 dias atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

2 dias atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

3 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

4 dias atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

4 dias atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

5 dias atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?