Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro
Governo do Amazonas

Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro

4 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Solenidade no Sambódromo reuniu as oito unidades do CMPM de Manaus e a creche, além do Colégio Militar do CBMAM e projetos da PMAM

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Na manhã de sexta-feira (05/09), autoridades militares e civis se reuniram para o desfile dos Colégios Militares da polícia Militar do Amazonas (CMPMs), no Sambódromo de Manaus, zona centro-oeste da capital. Com um público de cerca de 8 mil pessoas prestigiando o evento nas arquibancadas, os alunos das unidades de ensino abrilhantaram a solenidade militar com dinamismo e disciplina.

O evento reuniu alunos das oito unidades do CMPM de Manaus, coordenadas pela polícia Militar do Amazonas (PMAM) em conjunto com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar. O desfile também contou com a presença do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMBM), das duas unidades da Pré-escola creche Infante Tiradentes (PECIT) da PMAM, Programa Formando Cidadão (PFC), programa educacional de Resistência às drogas e à violência (Proerd) e do Núcleo de Equoterapia e escola de Equitação do Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon).

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Ao todo, cerca de 4 mil alunos e os corpos docentes das unidades desfilaram na avenida do Sambódromo em um momento de celebração cívica, com a presença das bandas de música das unidades do CMPM. O desfile reforça o papel das instituições de ensino no resgate e valorização da história do Amazonas.

Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, o desfile é um momento importante para a história do estado e que conta com o núcleo familiar e pedagógico participando do evento.

“O desfile das escolas militares conta não só com os alunos, mas com o prestígio dos pais, responsáveis e os professores, que fazem com que a polícia Militar consiga contribuir de forma eficiente para o futuro não só do Amazonas, mas do nosso Brasil. É com muito orgulho que estamos representando o governador Wilson Lima na solenidade, onde temos todas as escolas desfilando, que traz à tona a vontade de servir a pátria”, disse o comandante-geral.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Todos os anos, o evento conta com a presença de pais, professores, representantes da sociedade, e voluntários que prestam serviços e auxílios para o desenvolvimento e crescimento das unidades escolares.

A data de 5 de setembro é historicamente importante para o Amazonas. No feriado estadual, é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão-Pará e se tornou independente, o que marcou o início de um NOVO ciclo de autonomia administrativa e desenvolvimento para a região.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

O diretor do Núcleo de ensino (NDE) da PMAM, coronel PM César Andrade, ressaltou que anualmente as escolas da corporação se reúnem para celebrar essa data história para o Amazonas.

“São 173 anos de elevação do Amazonas à categoria de província, uma data importante que nós celebramos também o estado que primeiro aboliu à escravidão no país. E com isso a polícia Militar e o Governo do Estado, através das escolas da polícia Militar, estão celebrando a data, a ser comemorada constantemente por toda a comunidade amazonense”, afirmou o coronel César Andrade.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

O desfile

Os alunos de diversas idades, desde a creche até os jovens do ensino médio, fizeram parte dessa grande celebração. Uma das unidades que se destacou no desfile foi o corpo de alunos do CMPM II. Durante o desfile dos jovens dos jovens do 3º ano de ensino médio, a aluna Ângela Katrine fez as honras de mestre de cerimônia dos colegas de turma.

“Para mim foi uma honra participar como mestre de cerimônia no momento em que a minha escola estava fazendo a sua evolução, a sua apresentação. Pra mim é uma honra representar o CMPM II nesse momento histórico”, disse a estudante do 3º ano, Ângela Katrine.

O post Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Concerto celebra obras de Claudio Santoro, Carlos Gomes e Giuseppe Verdi no Teatro Amazonas
Próximo artigo SES-AM realiza capacitação de profissionais do Baixo Amazonas, em parceria com Hospital Albert Einstein

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

56 minutos atrás

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

57 minutos atrás

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

57 minutos atrás

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

57 minutos atrás

Trabalho eficiente do IML possibilita identificação de 332 de corpos e permite alívio aos familiares

2 horas atrás

Governo do Amazonas recebe reconhecimento pela promoção de políticas habitacionais no estado

2 horas atrás

Procon-AM, MPAM, e órgão da saúde do Estado reúnem-se para discutir protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Amazonas

2 horas atrás

“Vai ajudar bastante para fazermos nossas entregas”, declara motofretista beneficiado com kit de segurança entregue pelo Governo do Amazonas

2 horas atrás

Exposição Pluralidade celebra inclusão e diversidade no Centro Cultural Palácio da Justiça

2 horas atrás

Bombeiros do Amazonas participam de treinamento de emergência envolvendo produtos químicos

3 horas atrás

Sine Amazonas divulga 377 vagas de emprego para esta sexta-feira

3 horas atrás

Sejusc recebe ‘Vampirão’ para reforçar estoque de sangue do Hemoam

4 horas atrás
Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama
Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas
Pé na Estrada: Mais de 300 pessoas idosas participam do projeto com uma imersão na natureza
Mutirão de cirurgias realizado pelo Governo do Amazonas colabora para a qualidade de vida da população
Expoagro 2025: Cursos profissionalizantes voltados ao setor primário se estendem até sexta-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?