Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro
Governo do Amazonas

Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Solenidade no Sambódromo reuniu as oito unidades do CMPM de Manaus e a creche, além do Colégio Militar do CBMAM e projetos da PMAM

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Na manhã de sexta-feira (05/09), autoridades militares e civis se reuniram para o desfile dos Colégios Militares da polícia Militar do Amazonas (CMPMs), no Sambódromo de Manaus, zona centro-oeste da capital. Com um público de cerca de 8 mil pessoas prestigiando o evento nas arquibancadas, os alunos das unidades de ensino abrilhantaram a solenidade militar com dinamismo e disciplina.

O evento reuniu alunos das oito unidades do CMPM de Manaus, coordenadas pela polícia Militar do Amazonas (PMAM) em conjunto com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar. O desfile também contou com a presença do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMBM), das duas unidades da Pré-escola creche Infante Tiradentes (PECIT) da PMAM, Programa Formando Cidadão (PFC), programa educacional de Resistência às drogas e à violência (Proerd) e do Núcleo de Equoterapia e escola de Equitação do Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon).

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Ao todo, cerca de 4 mil alunos e os corpos docentes das unidades desfilaram na avenida do Sambódromo em um momento de celebração cívica, com a presença das bandas de música das unidades do CMPM. O desfile reforça o papel das instituições de ensino no resgate e valorização da história do Amazonas.

Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, o desfile é um momento importante para a história do estado e que conta com o núcleo familiar e pedagógico participando do evento.

“O desfile das escolas militares conta não só com os alunos, mas com o prestígio dos pais, responsáveis e os professores, que fazem com que a polícia Militar consiga contribuir de forma eficiente para o futuro não só do Amazonas, mas do nosso Brasil. É com muito orgulho que estamos representando o governador Wilson Lima na solenidade, onde temos todas as escolas desfilando, que traz à tona a vontade de servir a pátria”, disse o comandante-geral.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

Todos os anos, o evento conta com a presença de pais, professores, representantes da sociedade, e voluntários que prestam serviços e auxílios para o desenvolvimento e crescimento das unidades escolares.

A data de 5 de setembro é historicamente importante para o Amazonas. No feriado estadual, é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão-Pará e se tornou independente, o que marcou o início de um NOVO ciclo de autonomia administrativa e desenvolvimento para a região.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

O diretor do Núcleo de ensino (NDE) da PMAM, coronel PM César Andrade, ressaltou que anualmente as escolas da corporação se reúnem para celebrar essa data história para o Amazonas.

“São 173 anos de elevação do Amazonas à categoria de província, uma data importante que nós celebramos também o estado que primeiro aboliu à escravidão no país. E com isso a polícia Militar e o Governo do Estado, através das escolas da polícia Militar, estão celebrando a data, a ser comemorada constantemente por toda a comunidade amazonense”, afirmou o coronel César Andrade.

Foto: Alex Pazuello / SECOM

O desfile

Os alunos de diversas idades, desde a creche até os jovens do ensino médio, fizeram parte dessa grande celebração. Uma das unidades que se destacou no desfile foi o corpo de alunos do CMPM II. Durante o desfile dos jovens dos jovens do 3º ano de ensino médio, a aluna Ângela Katrine fez as honras de mestre de cerimônia dos colegas de turma.

“Para mim foi uma honra participar como mestre de cerimônia no momento em que a minha escola estava fazendo a sua evolução, a sua apresentação. Pra mim é uma honra representar o CMPM II nesse momento histórico”, disse a estudante do 3º ano, Ângela Katrine.

O post Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Concerto celebra obras de Claudio Santoro, Carlos Gomes e Giuseppe Verdi no Teatro Amazonas
Próximo artigo SES-AM realiza capacitação de profissionais do Baixo Amazonas, em parceria com Hospital Albert Einstein

Mais notícias desta categoria

Fiscalização de frigorífico de pescados em Manacapuru aplica R$ 2.010.500 em multas e apreende cerca de cem toneladas

2 horas atrás

Ipaam vai acionar MPAM após fiscalização identificar irregularidades em frigorífico de pescados de Manacapuru

2 horas atrás

Governo do Amazonas inclui 413 famílias de Presidente Figueiredo no programa de universalização da energia elétrica

2 horas atrás

Parceria entre Semig e Aleam garante energia elétrica para 413 famílias em Presidente Figueiredo

2 horas atrás

Hemoam registra 97 novos casos de leucemia em 2025 e reforça diagnóstico precoce no Amazonas

3 horas atrás

Fevereiro Laranja: Hemoam alerta sobre importância do diagnóstico precoce e tratamento da leucemia

3 horas atrás

Governo do Amazonas lança 15 novos editais no valor de mais de R$ 81 milhões

3 horas atrás

Governo do Amazonas lança 15 editais e Fapeam anuncia maior investimento em CT&I no Amazonas em 2026

3 horas atrás

Sepror publica tabela de preços de ‘Compra e Venda de Produtos Agropecuários e Florestais’ de janeiro de 2026

3 horas atrás

Sepror divulga cotação de preços de compra e venda de produtos agropecuários e florestais em 2026 para orientar produtores rurais

3 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas qualifica policiais que conduzirão cães farejadores na detecção de substâncias

4 horas atrás

PMAM realiza curso de detecção de substâncias para capacitar policiais com cães farejadores na região amazônica

4 horas atrás
Arena da Amazônia recebe semifinais do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2026
Amazonas recebe Embaixada da Irlanda em Manaus para discutir parcerias e redução do desmatamento
Sema Amazonas recebe reconhecimento da Embaixada da Irlanda por queda no desmatamento e nas queimadas
Polícia Civil pede ajuda para identificar suspeitos do roubo a loja de cosméticos no São José Operário
PC-AM divulga imagens de dupla procurada por roubo a loja de cosméticos no bairro São José Operário
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?