Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Centros de Convivência da Família e do Idoso estimulam protagonismo dos usuários
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Centros de Convivência da Família e do Idoso estimulam protagonismo dos usuários
Gestão Estadual

Centros de Convivência da Família e do Idoso estimulam protagonismo dos usuários

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Idosas usuárias do Centro Estadual de Convivência do Idoso – FOTO: Miguel Almeida/Arquivo SEAS

Promover a integração de famílias e comunidades, visando a convivência e sociabilidade da população em situação de vulnerabilidade e risco social por serviços de assistência, sob o paradigma dos direitos à proteção social pública de seguridade social e à defesa da Cidadania dos usuários. Esse é o objetivo do trabalho realizado pelos sete Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso, mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado de assistência social (SEAS).

Dentro dos centros são ofertadas uma gama de oportunidades para jovens e adultos, incluindo cursos profissionalizantes, atividades esportivas, além de música, teatro e dança. O mesmo acontece com os idosos, que podem participar de grupos de convivência, bem como de atividades voltadas para a promoção da saúde, bem-estar e socioeducativas. O foco das ações é melhorar a qualidade de vida da comunidade na qual estão inseridos.

A diretora do Departamento de proteção social básica (DPSB), Selma Melo, avalia que os Centros de Convivência têm como objetivo promover a integração dos serviços da REDE socioassistencial do Sistema Único de assistência social (Suas). Para isso a SEAS trabalha em parceria com outras secretarias estaduais, para que sejam ofertados cursos, atividades físicas e culturais para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Nesse serviço de convivência, a proposta, conforme Selma Melo, é oportunizar às famílias o fortalecimento de vínculos, como também contribuir para a capacitação profissional de jovens e adultos.

“Além de propiciar uma relação afetiva entre os vários grupos, oportuniza esse público a fazer atividades físicas, culturais, entre outras”, disse, ressaltando que os centros estão retornando gradativamente, seguindo as orientações da Fundação de Vigilância em saúde (FVS-AM) e do Ministério da saúde, ofertando um atendimento com os cuidados de segurança.

Aniversariantes do mês – O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, completa 12 anos de funcionamento no dia 29 de agosto. O local oferece serviços e orienta os idosos sobre direitos e políticas socioassistenciais voltadas para esse público, que tem acesso a serviços como lazer, esporte, cultura e educação.

A diretora Ítala Rodrigues avalia que, ao longo desses 12 anos, o Ceci teve um papel fundamental e importante na vida dos idosos (envelhescentes), de proporcionar convivência e fortalecimento de vínculos.

“Muitos idosos vêm ao centro em busca de ter alguém para conversar, compartilhar suas vidas e suas experiências, e essa é a nossa missão, trabalhar a família desse idoso no sentido de que ela o valorize, respeite e faça valer seus direitos”, frisou.

Como no Ceci as atividades em grupo estão suspensas por conta do Covid-19, Ítala Rodrigues disse que será feita uma programação virtual para que o idoso participe e relembre os bons momentos passados no local, por meio de vídeos; aulão on-line de dança pelo Facebook com os professores de dança da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e do Ceci; live musical do Show do Zezinho Corrêa no Palacete Provincial com sorteio de brindes entre os usuários que comentarem durante o evento.

Alvorada – Outro aniversariante do mês foi o Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Maria de Miranda Leão, situado na rua Loris Cordovil, no bairro Alvorada I, zona centro-oeste de Manaus, que no último dia 7 completou 11 anos de atividades no atendimento a vários segmentos etários.

A unidade oferece serviços e projetos de acolhimento, convivência e socialização, voltados para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, conforme regulamentam a Lei Orgânica de assistência social (LOAS), Lei nº 8.742/1993, e a Política Nacional de assistência social (PNAS/2004).

A diretora Kelly Tavares disse que o local tem como público-alvo a família, destacando o segmento de idosos. São realizadas atividades socioeducativas com grupos de convivência e o grupo Estimulando a Memória, que trabalha com a cognição.

“Temos dois grupos de convivência: Mais Ativos e Alegria, e o Estimulando a Memória, que são bastante prestigiados pelos comunitários”, informou, ressaltando que nesses 11 anos de atividades o centro tem contribuindo com a sociedade no sentido de juntar famílias e reduzir ocorrências dos riscos sociais.

Tags:Governo do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior AM disputa prêmio internacional com distribuição de merenda escolar na pandemia
Próximo artigo Polo Industrial de Manaus consumiu volume recorde de gás natural em julho

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?