Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Centro Municipal de Educação Especial da Prefeitura de Manaus amplia atendimentos e transforma vidas na cidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Centro Municipal de Educação Especial da Prefeitura de Manaus amplia atendimentos e transforma vidas na cidade
Manaus

Centro Municipal de Educação Especial da Prefeitura de Manaus amplia atendimentos e transforma vidas na cidade

3 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Uma das marcas da atual gestão do prefeito David Almeida é o compromisso com a educação inclusiva e de qualidade. Exemplo claro disso é o fortalecimento da educação especial na REDE municipal de ensino, que ganhou um importante reforço com a criação do Centro Municipal de educação especial (CMEE) Delano Almeida, inaugurado em 11 de junho de 2024.

Localizado estrategicamente na rua Barão do rio Branco, bairro Flores, na confluência das zonas Sul, Leste e Norte, o centro foi criado para ampliar e descentralizar os atendimentos multiprofissionais oferecidos pela Secretaria Municipal de educação (Semed). Até então, os serviços eram concentrados no CMEE Yumi Odani, no conjunto Vila Amazonas, zona Sul. Em um ano de atividade, já foram realizados mais de 3 mil atendimentos.

O secretário de educação, Júnior Mar, aponta que este espaço serve para descentralização do atendimento. Existe um pólo próximo ao prédio da Semed, na rua Maceió, e, há um ano, foi inaugurado este localizado na divisa entre a zona Leste e a zona Norte.

“Já são mais de 3 mil atendimentos realizados em um ano, todos dentro de uma abordagem multiprofissional, com nossos especialistas presentes. Isso é trabalho voltado para a inclusão, feito com responsabilidade, com muito amor, com o coração, com sentimento, fruto do desejo do nosso prefeito David Almeida. Sabemos que as mães precisam desse apoio para cuidar dos filhos. E, com certeza, quem ganha com tudo isso é a cidade de Manaus e a nossa população”, acrescenta Júnior Mar.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Dulce Almeida, destacou a importância das estruturas de educação especial para o acompanhamento dos estudantes, e reforçou também, que os atendimentos serão reforçados com a Cidade do Autista, equipamento público inédito em Manaus que contará com espaços de convivência e suporte integral.

“Os CMEEs são extremamente importantes para a questão da inclusão e para a melhoria do ensino nas salas de aula. Essas crianças que aqui estão, vem no contraturno, e aqui elas tem o suporte necessário. Aqui nós atendemos as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e outras especificidades, mas também trabalhamos a questão pedagógica. E teremos ainda um salto maior para a inclusão nessa gestão do prefeito David Almeida, que é a Fundação Cidade do Autista, para trabalhar a questão clínica, a questão neurológica, a parte de acompanhamento familiar, psicológico, se tornando um complemento para o que temos aqui”, explicou.

Estrutura

O CMEE Delano Almeida oferece avaliações multiprofissionais e diversos projetos voltados ao desenvolvimento educacional e emocional de crianças com necessidades específicas. Entre eles, destacam-se o Reeducando para Incluir, com três turmas para estudantes de 6 a 17 anos e 11 meses; Leitura e Escrita: Alfabetizando para Inclusão, para a mesma faixa etária; Estimulação Essencial para o Desenvolvimento Integral, voltado a crianças de 1 ano a 5 anos e 11 meses.

Para participar, a criança deve estar matriculada na REDE municipal. O processo começa com o encaminhamento feito pela escola onde o aluno estuda, seguido de uma avaliação multiprofissional, que direciona a melhor abordagem e atendimento.

“Esses projetos fazem parte dos serviços oferecidos pela nossa secretaria para a educação especial. Contamos com as Salas de Recursos, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de escolas especializadas, classes especiais e outros projetos pedagógicos. Quando a criança participa desses programas, ela passa a receber o suporte pedagógico necessário também em sua escola regular”, explica a diretora Rosana Hortêncio.

Tammy Magalhães Pantoja, mãe da estudante Thainy Pantoja, de 8 anos, que passou pela avaliação multiprofissional por indicação da escola, destaca as impressões que teve ao chegar e ser atendida.

“Foi a escola que percebeu a dificuldade dela e fez o encaminhamento. Desde o primeiro atendimento, fomos muito bem acolhidos. A estrutura é excelente, e temos esperança de que ela melhore tanto no comportamento, quanto no aprendizado”.

Emoções diárias e vidas transformadas

A neuropsicopedagoga Juliane Almeida, que atua desde a inauguração do centro, destaca que o trabalho vai muito além das atividades pedagógicas. Segundo ela, é uma experiência emocional intensa, que envolve também o crescimento das famílias.

“Na educação especial, vivemos muitas emoções todos os dias. Vemos a evolução das crianças e das famílias. Muitas chegam sem estímulos, mas ao longo do processo, percebemos pequenas e grandes conquistas. Cada progresso é uma emoção nova”, conta Juliane.

A proximidade da casa de algumas famílias ajudou a transformar a vida de mais pessoas. Morando há cerca de 10 minutos do centro, Fanny da Silva, mãe da pequena Juliana Cecília, de 6 anos, conta que a mudança neste ano foi muito grande na relação dela com a filha.

“Há um ano, minha filha nem falava. Hoje, ela fala tudo. O projeto ajudou muito no comportamento, na fala. O atendimento é maravilhoso, todos são muito acolhedores. Se pudesse, esse trabalho deveria ser expandido para mais lugares. É muito bom você ter esse acolhimento com os profissionais”, finaliza Fanny.

— — —
Texto – Alexandre Abreu/ Semed
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjChJ1g 

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Roubo de cargas diminui, mas continua sendo desafio no país, afirma ANTT
Próximo artigo Governo do Amazonas entrega 300 títulos definitivos do Conjunto Viver Melhor 1

Mais notícias desta categoria

‘#SouManaus 2025’ já movimentou R$ 150 milhões na economia local, destaca prefeito David Almeida

5 horas atrás

Paula Toller, MC Livinho e DubDogz encerram o ‘#SouManaus’

6 horas atrás

Xand Avião, Ludmilla e 40 Graus de Amor encerram #SouManaus

6 horas atrás

106 ocorrências de saúde no segundo dia do ‘#SouManaus 2025’

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza das ecobarreiras após chuvas do fim de semana

15 horas atrás

Sine Manaus oferta 210 vagas de emprego nesta segunda–feira, 8/9

21 horas atrás

Prefeitura leva inovação, reciclagem e cuidado ambiental ao ‘#SouManaus 2025’

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa endereços das Unidades de Saúde da Mulher esta semana

22 horas atrás

Pablo e Calcinha Preta fazem do Malcher a casa da sofrência

1 dia atrás

Humor e teatro movimentam a noite no Teatro da Instalação

1 dia atrás

Segundo dia do #SouManaus 2025 com intensa movimentação

1 dia atrás

Praça Dom Pedro II reúne cultura, gastronomia e lazer no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

2 dias atrás
Atendimentos no primeiro dia do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Bruno & Marrone e Joelma fecham primeira noite do Palco Malcher
Louvor e adoração marcam a primeira noite do #Sou Manaus
Primeira noite do #SouManaus no palco Malcher
Prefeito David Almeida destaca segurança, integração e projeção nacional na abertura do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?