O Vivências Amazônicas é um projeto que se originou do Edital nº 003/2025, publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Esta ação se concentra na “capacitação e Qualificação Profissional no turismo de Base Comunitária”, e a Associação Educacional e Beneficente Pão da Vida foi selecionada para desenvolver ações formativas nesta região. O foco é integrar as comunidades da Colônia Antônio Aleixo, do centro histórico de Manaus e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.
Ao investir na capacitação técnica dos moradores, o projeto visa não apenas fortalecer a comunidade, mas também proporcionar um desenvolvimento sustentável no turismo local. A Comissão de Monitoramento da Manauscult acompanha o processo, com apoio da Diretoria de turismo, que está ativa nas comunidades em questão.
Para Jender Lobato, o diretor-presidente da Manauscult, capacitar os moradores é um passo fundamental para a valorização dos territórios. Ele afirma que a qualificação dos residentes é um investimento crucial na autoestima coletiva. Ele observa: “Estamos plantando as sementes de uma nova perspectiva de futuro. Qualificar os próprios moradores é investir no potencial turístico local para que se torne uma oportunidade concreta de desenvolvimento humano e econômico.”
Essa segunda etapa do projeto, que ocorre no centro histórico de Manaus, oferece três cursos principais: Desenvolvimento e capacitação do Ecossistema do turismo Local, Empreendendo no turismo, e Inclusão Digital e Marketing Pessoal. Os cursos abrangem temas relevantes, como o mercado de turismo na Amazônia, ética na comunicação, práticas em ecoturismo, atendimento ao turista, marketing pessoal e estratégias efetivas para redes sociais.
Com esses cursos, o projeto visa elevar o profissionalismo no setor turístico e preparar os moradores do centro histórico para acolher os visitantes de maneira calorosa e profissional, enquanto promove a valorização do patrimônio histórico-cultural da cidade, sempre com ênfase em experiências autênticas e sustentáveis.
Um dos participantes é Wallace Cavalcante, morador da área histórica, que sempre sonhou em trabalhar no âmbito do turismo, mas até então não havia encontrado a oportunidade para se capacitar. Ao ingressar no curso, ele vê isso como o início de um sonho realizado. Ele compartilha: “Sempre sonhei em trabalhar em algo relacionado ao turismo, mas faltavam meios e acesso. Quando soube do curso, gratuito, oferecido aqui mesmo na comunidade, vi a chance que tanto esperava. Estou ansioso para aprender muito e, pela primeira vez, sinto que estou realmente me aproximando desse universo. É gratidão que me define.”
O projeto Vivências Amazônicas é uma das várias iniciativas da Prefeitura de Manaus voltadas para o fortalecimento da cultura e do turismo, que atuam como vetores de inclusão social, geração de renda e valorização das comunidades, tanto tradicionais como urbanas.
O Vivências Amazônicas faz parte do Programa de capacitação em turismo de Base Comunitária, que inclui três etapas ao total de 270 horas de formação, beneficiando em torno de 300 pessoas. A primeira etapa ocorreu na Colônia Antônio Aleixo, enquanto a terceira fase está programada para transitar pela comunidade do Livramento, localizada na RDS do Tupé, entre os dias 1º e 19 de setembro.
Embora ainda haja um longo caminho pela frente, iniciativas como essas mostram que o centro histórico de Manaus tem grande potencial para se tornar um polo turístico ativo e vibrante, promovendo o desenvolvimento das comunidades que nele residem.