Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Centro Estadual de Convivência do Idoso da Aparecida encerra atividades de 2022 em ritmo natalino
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Centro Estadual de Convivência do Idoso da Aparecida encerra atividades de 2022 em ritmo natalino
Amazonas

Centro Estadual de Convivência do Idoso da Aparecida encerra atividades de 2022 em ritmo natalino

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Por Agência Amazonas

A programação reuniu grupos de idosos, do Ceci, e dos Centros de Convivência da Família 31 de Março (Japiim) e Padre Pedro (Cidade Nova)

FOTOS: Juliana Siqueira/ SEAS

O encerramento das atividades de 2022, no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, nesta quarta-feira (07/12), foi marcado por danças, artes, Auto de Natal com as Pastorinhas e a presença do Papai Noel. A programação reuniu grupos de idosos, tanto do Ceci, como dos Centros de Convivência da Família 31 de Março (Japiim) e Padre Pedro Vignola (Cidade Nova), que mostraram suas habilidades na dança, em várias apresentações especiais.

A parte da manhã foi reservada para o I Simdance – Simpósio de dança, visando contribuir com o desenvolvimento e promoção artístico-cultural da cidade de Manaus, por meio da socialização das atividades desenvolvidas com dança. Além dos idosos do Ceci, o grupo Divas, do CECF 31 de Março, também fez uma apresentação especial no evento.

No auge de seus 75 anos, Maria de Nazaré Vieira dos Santos, que faz parte do grupo de idosos do Padre Pedro Vignola, onde participa de cinco tipos de danças: Espanhola, Árabe, Carimbo, da Beyoncé e dança do Verão, também participou das apresentações. “Faço pilates, hidroginástica e musculação no Padre Pedro, o que me faz rejuvenecer”, disse a idosa, ressaltando se sentir realizada com o tratamento recebido no local.

Paralelamente, aconteceu o I Feirarte – feira de artesanato da Pessoa Idosa, com produtos confeccionados por mulheres dos grupos de convivência Ceci e artesãos convidados. A diretora do Ceci, Lilia Albuquerque, disse que além de incentivar o empreendedorismo nas mulheres que frequentam o centro, que já desenvolvem trabalhos de artesanatos manuais, a feira também ajuda no orçamento familiar dessas famílias. Houve uma diversidade de produtos: indígenas, natalinos, de pintura em tecidos, além da venda de bijuterias, roupas e calçados.

FOTOS: Juliana Siqueira/ SEAS

A feira oportunizou à Ruth Moraes, 66 anos, levar para o evento artesanato de crochê em guardanapos, toalhinhas em patch aplique. Viúva e mãe de três filhos, já casados, ela frequenta o Ceci há oito anos, onde participa, duas vezes na semana, da atividade ‘estimuloteca para a memória’. Esse local tem sido meu refúgio”, admitiu.

Prestes a entrar para a terceira idade, Maria Rosely Rocha, 59 anos, faz trabalhos manuais como terços, incensários, aprendidos nas aulas que frequenta de produtos artesanais. É uma das participantes do grupo de convivência “Futuro Melhor” do Ceci.

A programação da tarde foi dedicada ao Auto de Natal, com a apresentação das Pastorinhas, em comemoração ao nascimento de Jesus. A programação encerrou com a apresentação da banda do cantor Bernardo Nunes.

Missão cumprida

Lilia Albuquerque disse que quando foi feito o planejamento das atividades de 2022, no final do ano passado, não tinha noção de que o programa seria executado, por conta da pandemia da Covid-19. Foram dois anos fazendo atividades de forma remota, para evitar a contaminação dos usuários do Ceci.

“Com o recuo da doença, a partir de abril, gradativamente, fomos retomando nossas atividades de forma presencial com nossos idosos e, hoje, com esse lindo espetáculo, é possível perceber que conseguimos atingir nossos objetivos e alcançar as metas programadas”, sintetizou.

O Ceci é um dos sete aparelhos públicos mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de assistência social (SEAS) e parceiros, visando fortalecer vínculos entre o poder público e a sociedade.

Tags:EmpreendedorismoGoverno do AmazonasManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida acompanha último ensaio de ‘Um Sonho de Natal’ e convida população para prestigiar apresentação na Ponta Negra
Próximo artigo SES-AM apresenta relatório do 2º quadrimestre de 2022 na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?