Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Centro de Manaus vai receber mutirão de serviços com ações de infraestrutura, limpeza e ordenamento a partir de 4 de agosto
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Centro de Manaus vai receber mutirão de serviços com ações de infraestrutura, limpeza e ordenamento a partir de 4 de agosto
Manaus

Centro de Manaus vai receber mutirão de serviços com ações de infraestrutura, limpeza e ordenamento a partir de 4 de agosto

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O centro histórico de Manaus vai receber o programa “Mutirão no Bairro”, com serviços coordenados a partir do dia 4 de agosto. A ação da Prefeitura de Manaus vai reunir seis secretarias municipais em uma força-tarefa que pretende melhorar as condições das calçadas, reforçar a sinalização de trânsito, regulamentar o comércio informal e ampliar os serviços de limpeza urbana.

Na tarde desta sexta-feira, 18/7, o prefeito em exercício Renato Junior e titulares das pastas municipais reuniram com representantes dos lojistas do Centro e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus). Na ocasião, ele explicou que o mutirão da prefeitura será dividido em três grandes polos territoriais e pretende atuar em mais de 120 ruas.

Entre os trechos incluídos estão zonas com forte apelo turístico, como o entorno do Teatro Amazonas, do porto e do parque Jefferson Péres, além de áreas com intenso fluxo comercial e histórico problema de ocupação desordenada do espaço público.

O prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, também titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), está à frente da ação. Para ele, a iniciativa responde a um pedido antigo da população e dos comerciantes da área central. “O Centro precisa voltar a ser motivo de orgulho. Vamos devolver a dignidade das calçadas, o direito de ir e vir com segurança e garantir que o comércio informal funcione de forma organizada e legal”, afirma Renato.

O mutirão envolve diretamente as secretarias municipais de infraestrutura (Seminf), agricultura e Comércio Informal (Semacc), limpeza urbana (Semulsp), mobilidade urbana (IMMU), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e o Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). A proposta é que cada pasta atue simultaneamente nos polos de intervenção, com base em diagnósticos técnicos e relatórios fotográficos elaborados nas últimas semanas.

Ordenamento

A iniciativa tem recebido o apoio de entidades do setor produtivo, como a CDL Manaus, que vê na ação uma oportunidade de resgatar a Vitalidade econômica do Centro. “O Centro de Manaus perdeu movimento nos últimos anos e isso impacta diretamente o pequeno e o médio lojista. Essa ação PODE ser um divisor de águas, desde que seja contínua, fiscalizada e feita com diálogo. A CDL apoia e está à disposição para colaborar”, afirmou o presidente da entidade, Ralph Assayag.

Entre as ações previstas, estão a recuperação de sarjetas, a instalação de banheiros públicos, a capinação e poda de áreas verdes, a implantação de sinalização viária e o mapeamento e padronização das bancas de camelôs. A prefeitura também vai reforçar o zoneamento do comércio informal, criando áreas definidas para atuação de ambulantes.

“O nosso compromisso é devolver o Centro para o povo. Para quem mora, trabalha, vende, compra ou simplesmente passeia”, complementa Renato Junior.

A previsão é que os trabalhos durem cerca de 90 dias, com início no Polo 1, que compreende a área entre a avenida 7 de Setembro e a avenida Lourenço Braga, região que concentra boa parte dos prédios históricos, praças e vias com maior fluxo de pessoas.

— — —
Texto – Alessandra Taveira/Vice-Prefeito
Fotos – Carlos Oliveira/Vice-Prefeito

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus leva auxílio às famílias afetadas pela cheia no rio Negro
Próximo artigo Manaus terá aquário municipal com peixes amazônicos e rooftop com vista para o rio Negro

Mais notícias desta categoria

Renato Junior realiza primeiro ato da gestão próximo ao povo

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no Centro

3 horas atrás

Prefeitura altera itinerário de linhas de ônibus na zona Norte

3 horas atrás

David Almeida cumpre transmissão de cargo para Renato Junior e consolida o ato de transição na Prefeitura de Manaus

3 horas atrás

Prefeitura coordena mais de 40 procissões da Semana Santa e mobiliza operação especial de trânsito em Manaus

4 horas atrás

Localização nova sede administrativa do Implurb

5 horas atrás

Sine Manaus oferta 386 vagas de emprego nesta quarta–feira, 1º/4

6 horas atrás

Prefeito David Almeida percorre sede da prefeitura, agradece servidores

9 horas atrás

Na última entrega da gestão, prefeito David Almeida inaugura via que reduz custos e transforma mobilidade na zona Norte de Manaus

10 horas atrás

Prefeito lança pedra fundamental do Parque Tecnológico do Distrito de Inovação no Centro Histórico de Manaus

20 horas atrás

Em maratona de entregas, prefeito David Almeida lança pedra fundamental do Parque Tecnológico do Distrito de Inovação do Largo de São Vicente, no Centro Histórico

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui obras dos residenciais Morar Melhor 13, 14 e 15 e prepara entrega de 576 unidades

20 horas atrás
Curso de Cuidador Comunitário capacita 24 pessoas para atendimento a idosos em Manaus
Semsa e Visa Manaus intensificam operação Semana Santa com inspeções em feiras de pescado em Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no bairro Cidade Nova e amplia mobilidade local
Prefeito de Manaus assina projeto que cria Fundação Municipal do Transtorno do Espectro Autista e amplia atendimento na cidade
Prefeitura de Manaus entrega nova sede da Semacc em São Francisco para reforçar ações em feiras e agricultura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?