Operação coordenada pela SSP-AM vistoriou bares e adegas na zona sul e centro-sul de Manaus na noite de 16/01.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) coordenou a Central Integrada de Fiscalização (CIF) na noite de sexta-feira (16/01) nas zonas sul e centro-sul de Manaus. Foram vistoriados nove estabelecimentos, entre bares, adegas e similares, com o objetivo de verificar o cumprimento das normas de segurança e de funcionamento.
Fiscalizações e resultados
De acordo com o chefe do setor Planejamento Integrado de Operações (SPIOP) da SSP-AM, major Willian Gomes, a ação marca o início do calendário de fiscalizações de 2026. “Hoje é a primeira CIF do ano de 2026 e convidamos diversos órgãos e instituições estaduais e municipais, cada uma dentro da sua esfera de atribuição para realizar fiscalizações, especialmente na área sul de Manaus. A ação acontece em bares, adegas e outros similares que serão fiscalizados no intuito de levar à população maior segurança”, disse o major.
Durante as vistorias, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) identificou quatro estabelecimentos que não apresentaram o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório para o funcionamento regular. “Estamos realizando a fiscalização de bares e restaurantes e verificamos aqui que a maioria dos estabelecimentos não possui o AVCB, que habilita que eles a funcionarem de acordo com a legislação dos Bombeiros e, os estabelecimentos que não apresentaram o documento receberão uma notificação e deverão ir até a Diretoria de Atividades Técnicas do corpo de bombeiros”, disse o subtenente do CBMAM, Stanley Damasceno.
O representante do CBMAM ressaltou a importância da regularização do documento, que atesta condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico. “Todos os estabelecimentos que possuem o AVCB contam com os extintores, as sinalizações e luzes de emergência e todos que frequentam esses locais estarão mais seguros”, explicou.
Órgãos participantes
Além da SSP-AM, integraram a operação a polícia Militar do Amazonas (PMAM), polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi).
Também participaram a Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), Guarda Municipal e Amazonas Energia.
A operação marcou o início do calendário de fiscalizações de 2026, conforme o major Willian Gomes. Conforme informado pelo CBMAM, os estabelecimentos que não apresentaram o AVCB receberão notificação e deverão procurar a Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros para regularização.
Assuntos nesse artigo:
#centralintegradadefiscalizacao, #cif, #SSP-am, #cbmam, #pmam, #pc-am, #seai, #seagi, #SEJUSC, #SEAS, #fvs-rcp, #jiji, #Semseg, #visamanaus, #IMMU, #guardamunicipal, #amazonasenergia, #avcb, #bares, #Manaus


