Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cemitérios de Manaus terão estrutura especial para receber milhares de visitantes no Dia das Mães
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Cemitérios de Manaus terão estrutura especial para receber milhares de visitantes no Dia das Mães
Manaus

Cemitérios de Manaus terão estrutura especial para receber milhares de visitantes no Dia das Mães

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), preparou uma ampla programação para receber os visitantes nos 10 cemitérios públicos da capital, neste domingo, 11/5, quando é celebrado o Dia das Mães — a segunda data de maior visitação anual aos campos-santos da cidade, ficando atrás apenas do Dia de Finados.

As ações organizadas abrangem tanto a área urbana quanto a zona rural da cidade, com serviços de limpeza, manutenção, segurança, apoio médico e celebrações religiosas ao longo do dia. O objetivo é proporcionar conforto e acolhimento às famílias que prestarão homenagens a suas mães já falecidas.

O titular da Semulsp, Sabá Reis, destaca o empenho da equipe e o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população.

“O prefeito David Almeida determinou que todos os cemitérios, tanto na zona urbana quanto na zona rural, estivessem prontos para acolher com dignidade as famílias. Investimos na limpeza, segurança, estrutura e atendimento humanizado. Essas ações refletem o respeito com que tratamos a memória dos que partiram e o cuidado com os que ficam”, afirmou Sabá.

Programação

No maior cemitério público da capital, o Nossa Senhora Aparecida, situado na avenida do turismo, zona Oeste, serão realizadas duas missas católicas, às 8h e às 16h, conduzidas pelo pároco do bairro Alvorada, como já é tradição. A comunidade evangélica também estará presente com grupos de oração, distribuição de panfletos e água mineral.

Os demais cemitérios da área urbana também terão programações religiosas. No São João Batista, as missas serão às 8h e às 9h30, e o local contará com uma atração especial: o músico e gari Clóvis Santos, que apresentará músicas gospel e outros ritmos suaves e apropriados ao clima de saudade e reflexão que marca o Dia das Mães.

No Santa Helena, no bairro São Raimundo, haverá missas às 8h e às 16h. No São Francisco, no bairro Morro da Liberdade, a programação inclui cinco missas ao longo do dia: 6h, 7h, 9h, 11h e 17h. Já no Santo Alberto, na Colônia Antônio Aleixo, haverá uma missa às 9h. No cemitério Piedade, no bairro NOVO Israel, a programação conta com culto evangélico às 8h e missa católica às 9h.

A zona rural de Manaus também recebeu atenção especial da prefeitura. Os cemitérios Santa Joana (Puraquequara), São José (Jatuarana), Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição (Lajes) foram contemplados com ações de limpeza, pintura, iluminação e apoio logístico. Os cemitérios contam com equipes fixas, coveiros capacitados e até transporte fluvial para urnas funerárias, promovendo dignidade e respeito nos momentos de dor.

Estrutura

Para garantir o bem-estar da população, a estrutura inclui tendas para abrigo do sol e da chuva, cadeiras para acomodação, banheiros químicos em pontos estratégicos e suporte de emergência com a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e agentes do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), que irão organizar o fluxo de trânsito nas proximidades.

A entrada de veículos será restrita. Só será permitida para idosos, gestantes, Pessoas com Deficiência (PcDs) e para os cortejos funerários. Os portões estarão abertos das 6h às 18h. No entanto, quem estiver dentro do cemitério poderá permanecer até a última visita ser concluída. Equipes de servidores da Semulsp estarão de plantão para orientar o público e manter a ordem no local. Garís darão suporte contínuo durante o dia, e à noite, uma nova equipe entra em ação para deixar o espaço limpo e organizado para a segunda-feira.

— — —
Texto – Dora Tupinambá /Semulsp
Fotos – Assessoria/Semulsp

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proposta para anular desapropriação de fazenda no Espírito Santo
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza atualização no sistema de atendimento móvel para modernizar atuação da Defesa Civil

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

1 hora atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

2 horas atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

18 horas atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

20 horas atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

2 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

2 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

2 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

2 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

2 dias atrás

SOS Vida registra 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12 e amplia atendimento em Manaus

2 dias atrás
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Natal nas aguas leva balsa iluminada e doações a comunidades ribeirinhas de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?