Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais
Governo do Amazonas

Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A agenda teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais e a preparação para a instalação do Consulado Honorário do Cazaquistão em Manaus

Foto: Bruno Leão/Sedecti

O Governo do Amazonas recebeu, nesta segunda-feira (17/11), a visita oficial do embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, para avançar em articulações diplomáticas, comerciais e turísticas entre o país centro-asiático e o Estado. O encontro ocorreu na Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, com a participação do secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, e do presidente da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur), Marcel Alexandre.

Representando o secretário titular Serafim Corrêa, o secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar frentes de cooperação.

“A Sedecti está totalmente à disposição para fortalecer esse diálogo. Recentemente estivemos em Macau, na China, apresentando os produtos do Amazonas, e Podemos ampliar essa mesma vitrine para o Cazaquistão. Também estamos prontos para facilitar a conexão com instituições estratégicas. Além disso, a Feira da Suframa, em março de 2026, é uma excelente oportunidade para que o Cazaquistão participe e conheça ainda mais o potencial econômico da região”, afirmou.

A agenda teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais e a preparação para a instalação do Consulado Honorário do Cazaquistão em Manaus, prevista para o próximo ano. Segundo o embaixador, Manaus se tornará um ponto estratégico para as relações econômicas e culturais do Cazaquistão no Norte do Brasil.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

“A Amazônia é muito rica em natureza, pessoas e recursos. Temos grande interesse em cooperar com o Amazonas nos setores de negócios e turismo”, afirmou o embaixador Bolat Nussupov.

Durante o encontro, a Embaixada anunciou o início dos trâmites formais para a criação do consulado, que terá como indicado o empresário José Cardoso Neto. Os documentos serão encaminhados ao Itamaraty e, posteriormente, ao Governo do Cazaquistão para emissão do certificado consular.

Além disso, foi discutida a proposta de firmar um memorando de Entendimento entre o Amazonas e a região de Abaia, unidade administrativa cazaque reconhecida pela forte política ambiental e interesse em cooperações internacionais. O acordo seria semelhante aos já estabelecidos pelo país com estados como Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na pauta econômica, o embaixador destacou o interesse do Cazaquistão em ampliar a importação de frutas tropicais amazônicas, uma vez que o país compra esses produtos, atualmente, de nações como Colômbia e Equador. Em 2025, o Cazaquistão já importou US$ 109,6 mil em castanha-do-pará do Amazonas, demonstrando potencial de expansão comercial.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

Também foi formalizado o convite para que o Estado participe do Climate Regional Summit, considerado o maior evento ambiental da Ásia Central, que reunirá representantes de diversos continentes no próximo ano.

No campo do turismo, o embaixador ressaltou o potencial de inserir o Amazonas no circuito turístico preferido por visitantes cazaques, junto ao Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. A proposta é desenvolver um roteiro integrado “Rio – Iguaçu – Amazônia”, ampliando a chegada de turistas ao Estado.

O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou o papel estratégico dessa aproximação. “O Amazonas tem muito a mostrar ao mundo. Vivemos um momento em que as conexões são fundamentais, e recebemos essa intenção de parceria com muita alegria”, disse.

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova linha de crédito especial para pesca artesanal e aquicultura familiar
Próximo artigo Prefeitura avança com obras de revitalização do campo 11 de Maio

Mais notícias desta categoria

Caic Moura Tapajóz reabre como Caic+ Especialidades com telessaúde e capacidade para 6,4 mil atendimentos mensais em Manaus

35 minutos atrás

Governo do Amazonas abre Natal Mágico 2025 com espetáculos no Teatro Gebes Medeiros e no Largo de São Sebastião

13 horas atrás

Ipaam celebra 30 anos com visita ao Barco de Pesquisa e ciclo de capacitações técnicas

17 horas atrás

Seas realiza apoio técnico presencial a 35 municípios do Amazonas em 2025 para orientar gestão do Suas

18 horas atrás

FVS-RCP divulga informe sobre esporotricose no Amazonas com dados até 30 de novembro

18 horas atrás

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus divulgam calendário de matrículas 2026 com mais de 837 mil vagas nas redes públicas

18 horas atrás

Governo lança CNH do Brasil e flexibiliza processo de habilitação mantendo provas obrigatórias e mudanças nas aulas

19 horas atrás

IDAM capacita avicultores em Santa Isabel do Rio Negro com curso de avicultura e visitas técnicas a aviários

19 horas atrás

Espetáculo Edward Mãos de Tesoura terá sessões gratuitas nos dias 18 e 19 de dezembro no Teatro da Instalação

19 horas atrás

UEA divulga resultados do Vestibular e SIS e confirma mais de 3,8 mil aprovados para 2026

19 horas atrás

4º Encontro Amazonense de Comportamento Motor reúne pesquisadores e profissionais em Manaus e Parintins para fortalecer formação e agenda colaborativa

20 horas atrás

Sine Amazonas divulga 131 vagas de emprego para quarta-feira 10/12 com atendimento das 8h às 14h

20 horas atrás
Sepet-AM inicia agendamento presencial para castração gratuita de cães e gatos no Jorge Teixeira em Manaus
Abertura de O Mundo Encantado do Natal reúne 20 mil pessoas no Largo de São Sebastião em Manaus
Governo do Amazonas realiza sorteio da Nota Fiscal Amazonense com R$ 147 mil em prêmios nesta quarta-feira
Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda
Amazonastur recebe 2.036 turistas do navio MS Volendam no Porto de Manaus durante temporada de cruzeiros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?