Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ‘Carta de Manaus’ dá voz aos artistas e aos fazedores de cultura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > ‘Carta de Manaus’ dá voz aos artistas e aos fazedores de cultura
Manaus

‘Carta de Manaus’ dá voz aos artistas e aos fazedores de cultura

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, os fazedores de cultura da cidade terão espaço e apoio para realização de projetos. “Estamos trabalhando para fortalecer a gestão cultural e garantir fomento e democratização. Todas as demandas que recebi dos movimentos culturais estão sendo trabalhadas pelo setor de projetos para implementação. Inclusive, nesta semana, meu staff estará em Salvador (BA), na cerimônia de assinatura do decreto de Regulamentação da Lei Paulo Gustavo”, ressaltou Osvaldo.

O documento ressalta que o Seminário Municipal de Cultura foi um marco em termos da possibilidade de construção coletiva de um NOVO caminho para as políticas públicas em Manaus, confirmado pela parceria entre os três níveis de governo e a participação de autoridades do Ministério da Cultura, governo do Estado  e, especialmente, da Prefeitura de Manaus.

Segundo o presidente do Concultura, Tenório Telles, o seminário abriu, ainda mais, o debate dos artistas e fazedores de Cultura, os planos  e ações públicos que vêm sendo desenvolvidos na gestão atual.  “O prefeito David Almeida retomou a agenda cultural como política de governo, estruturando diretrizes e ações que vão ficar na construção deste e dos próximos governos municipais”, destacou.

Na carta, foi expresso o compromisso manifestado nos debates, pleitos e as respectivas sugestões para as políticas públicas de cultura na cidade de Manaus, nos quatro eixos estruturantes do Seminário: Gestão Cultural, Produção Simbólica e diversidade cultural, Cidadania e Direitos Culturais, e Cultura e Desenvolvimento.

Segundo a carta, os temas serviram de fundamento para as discussões e estão em  conexão com o Plano Nacional de Cultura, neste momento de retomada do debate e atividades culturais no país, bem como os anseios e expectativas dos diversos segmentos artísticos.

Um destaque especial foi feito pela forte participação dos artistas que interagiram no processo de discussão para o enriquecimento dos debates, e as ponderações acolhidas, na melhoria do processo de gestão; a busca de uma melhor interlocução com os meios artísticos; o debate sobre os direitos culturais, especialmente os autorais; o uso dos espaços públicos como vetores da cultura; a ampliação do acesso às informações e aos instrumentos de fomento; a democratização e a igualdade da participação dos resultados dos editais de fomento; a valorização das culturas originárias; a luta pela inclusão e acessibilidade,  com oportunidades para os PCDs; avançar no processo cultural que respeite a diversidade e pluralidade, bem como a singularidade de todos os segmentos da cidade de Manaus.

A secretária de Comitês de Cultura do Minc, Roberta Martins, comentou sobre o sucesso do Seminário de Manaus. “A cultura voltou. E, olhar o papel da cultura, em especial nessa região amazônica, é um desafio, por conta do custo amazônico, das especificidades e das descobertas, mas, com certeza, será um passo firme do Ministério da Cultura, colocando a região Norte como uma das nossas prioridades”, afirmou.

Ela anunciou que Manaus vai receber um escritório estadual do Ministério da Cultura e já deverá funcionar em maio,  estabelecendo relações mais firmes de investimento na cidade.

A carta confirma o compromisso dos gestores públicos, artistas e sociedade no objetivo de refletir, debater e pensar novas possibilidades para a construção cultural da cidade, com a ampliação de oportunidades para os profissionais das artes. Leia a carta na íntegra no link: https://Concultura.Manaus.am.gov.br/pmc-Manaus-2

— — —

Texto – Cristóvão Nonato/Manauscult

Fotos – Divulgação/Manauscult

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus oferece imunização contra Covid-19 em 75 pontos nesta semana
Próximo artigo ‘Manaus Olímpica’ finaliza participação no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu com 22 medalhas

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus transforma a praça dos Remédios e resgata a história do centro histórico

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com obras de recuperação de drenagem profunda no Centro

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus usa hidrojato para desobstruir sistema de drenagem e evitar alagamentos no bairro Raiz

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus registra mês histórico sem nenhum assalto em ônibus coletivos

11 horas atrás

Espaços de gastronomia são destaque no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

11 horas atrás

Rua do Parque 10 de Novembro recebe obra de pavimentação da prefeitura e garante dignidade aos moradores

11 horas atrás

Profissionais são capacitados para execução de levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti em Manaus

12 horas atrás

Prefeito renova parceria com Unicef para fortalecer Uapi

12 horas atrás

Prefeito David Almeida reinaugura USF Megumo Kado

12 horas atrás

Esquema de trânsito e transporte para o Desfile Militar 7/9

13 horas atrás

Sine Manaus oferta 392 vagas de emprego nesta quinta–feira, 4/9

14 horas atrás

Linha 216 tem itinerário alterado temporariamente

14 horas atrás
Prefeitura de Manaus avança em implantação de drenagem profunda no bairro Aleixo
Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Parque 10 e moradores destacam celeridade na resposta
Prefeito David Almeida recebe representante da Honda Brasil, patrocinadora oficial do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ e destaca apoio da iniciativa privada
Prefeito David Almeida entrega nova escola na zona rural de Manaus e reforça compromisso com a educação
Prefeitura de Manaus leva nova frente de recapeamento ao bairro Japiim e moradores comemoram melhorias
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?