Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

46 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Sambódromo recebe últimos ensaios técnicos antes da disputa pelo título de campeã do Carnaval na Floresta

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Quatro escolas de samba encerraram a última noite de ensaios técnicos no Sambódromo de Manaus, nesta terça-feira (10/02), antes do grande desfile do Carnaval na Floresta 2026. Ao todo, as oito agremiações do Grupo Especial realizaram seus ensaios finais dentro da programação promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa.

A primeira escola a entrar na passarela do samba foi o GRES Unidos do Alvorada. A agremiação azul e branca levou para a avenida o enredo “Uma estrada, uma vida, um sonho: o alvorecer da BR-319”. A proposta é celebrar os 50 anos da rodovia e reforçar a importância da interligação do Amazonas com o restante do Brasil.

Para a madrinha de bateria da escola, Maria Aparecida, a emoção de viver mais um Carnaval é indescritível. “A minha emoção de ser madrinha é algo que não tenho palavras para explicar. Só sei que é muito amor pela minha escola”, afirmou.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A maior campeã do Carnaval de Manaus, o GRES Mocidade Independente de Aparecida, foi a segunda a ensaiar. Com o enredo “Do velho ao NOVO: para sempre Airão”, a “Soberana” homenageia o município de NOVO Airão, destacando as riquezas naturais da cidade e o Eco Festival Folclórico do Peixe-Boi.

A musa Kirssia Sahdo ressaltou que desfilar pela Aparecida se tornou um legado familiar. “É uma honra representar a minha escola, que está na minha família, no meu sangue, na minha vivência. Estou muito feliz e tenho certeza de que a Aparecida virá linda, deslumbrante e grandiosa como sempre”, comentou.

Com o enredo “A ópera dos imortais”, o GRES Vila da Barra foi a terceira escola a passar pela avenida. Para o Carnaval 2026, a agremiação propõe revelar a história de Nonatinho, funcionário mais antigo e um dos maiores símbolos do Teatro Amazonas.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

De acordo com Remilton Souza, responsável pela comissão de frente, o ensaio técnico foi apenas uma prévia do que será apresentado no desfile oficial. “Acreditamos sempre no trabalho da Vila da Barra. Estamos ensaiando há muito tempo, mas hoje mostramos só um trecho do que a comissão de frente está preparando para o Carnaval 2026”, destacou.

Encerrando a programação, o GRES Vitória Régia apresentou o enredo “O Filho da ilha que encanta o Amazonas”, levando para a avenida a trajetória de um menino sonhador de Parintins. A proposta mistura elementos das culturas amazônicas, unindo samba e boi-bumbá, fé, tradição e magia.

À frente da bateria ‘Berço do Samba’, a rainha Húrsula Freitas comentou sobre a emoção de desfilar na celebração aos 50 anos da agremiação. “Eu estou no quarto ano como rainha de bateria e desfilar nos 50 anos da minha escola é uma emoção absoluta que eu não sei explicar”, disse.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Desfiles

Os desfiles do Carnaval na Floresta começam na quinta-feira (12/02), às 21h, com as escolas do Grupo de Acesso B. Na sexta-feira (13/02), também às 21h, entram na avenida as agremiações do Grupo de Acesso A.

No sábado (14/02), a partir das 20h, será a vez das oito escolas do Grupo Especial disputarem o título do Carnaval de Manaus 2026.

Ordem de apresentação

Grupo Especial – 14/02

20h – Presidente Vargas

21h20 – Andanças de Ciganos

22h40 – A Grande Família

0h – Reino Unido da Liberdade

1h20 – Aparecida

2h40 – Vila da Barra

4h – Vitória Régia

5h20 – Unidos do Alvorada

Grupo de Acesso A – 13/02

21h – Leões do Barão Açu

21h50 – Dragões do Império

22h40 – Beija-Flor do Norte

23h30 – AC Cidade Alta

0h20 – Mocidade Independente do Coroado

1h10 – Tradição Leste

2h – Império do Havaí

2h50 – Meninos Levados

3h40 – Sem Compromisso

Grupo de Acesso B – 12/02

21h – GRCES do Amor

21h40 – Unidos da Coophasa

22h20 – Balaku Blaku

23h – Primos da ilha

23h40 – Gaviões do Parque 10

0h20 – Império do Mauá

1h – Legião de Bambas

1h40 – Unidos da Cidade Nova

2h20 – Mocidade de Ipixuna

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira
Próximo artigo Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Mais notícias desta categoria

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

37 minutos atrás

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

48 minutos atrás

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

1 hora atrás

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

1 hora atrás

FUnATI destaca papel das mulheres na ciência em pesquisas sobre envelhecimento saudável e inovação

1 hora atrás

Hospital do Sangue terá fase final de preparação concluída até 28 de fevereiro para iniciar operações em março

2 horas atrás

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

14 horas atrás

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

18 horas atrás

Curso Técnico em Saúde Bucal leva formação profissional a jovens Yanomami de Kuruá em março

19 horas atrás

Espaço acessível será montado no Sambódromo de Manaus durante o Carnaval para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

19 horas atrás

Articula/BIO CT&I abre edital para pesquisas entre Amazonas e São Paulo com R$ 8 milhões até 23 de março

20 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Invest Amazonas para promover investimentos e divulgar incentivos no estado do Amazonas

20 horas atrás
Serviços de atendimento à mulher da Sejusc funcionarão 24 horas por dia durante período carnavalesco
SEPM oferece atendimento 24 horas no Carnaval para prevenir e responder a violência contra a mulher
Polícia Civil divulga imagens de quatro pessoas que desapareceram em Manaus
Polícia Civil divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus desde 2 a 7 de fevereiro
Governador Wilson Lima preside primeira reunião do Codam em 2026 e aprova 44 projetos com R$ 810,9 milhões em investimentos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?