Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial

20 minutos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

escolas apresentaram enredos que atravessam a ancestralidade, a fé e as histórias das comunidades no Carnaval 2026

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e Paulo Bindá/Divulgação

Os ensaios técnicos do Grupo Especial do Carnaval na Floresta 2026 tomaram conta do Sambódromo de Manaus na segunda-feira (09/02), com apresentações marcadas por emoção, pertencimento e forte ligação das escolas com suas comunidades. Na pista, os enredos deram o tom da noite, antecipando a diversidade cultural, a ancestralidade e as histórias que irão conduzir os desfiles oficiais.

A GRCES Presidente Vargas abriu os trabalhos com o enredo “Com Uma Flecha e Um Sonho: Isabelle Nogueira, a Força da Mulher Amazônica”. A escola levou para o ensaio a celebração das mulheres guardiãs da Amazônia – indígenas, caboclas e negras – exaltando saberes tradicionais, ofícios ancestrais e a força feminina que atravessa gerações na floresta-mãe.

Estreando como mestre de bateria, André Eduardo ressaltou que a força vinda da comunidade se reflete diretamente na avenida. “Eu nasci na Matinha, estou na escola desde criança e já desfilei em vários setores da bateria. Essa comunidade é muito presente, muito forte, e isso ajuda bastante na hora do desfile”, afirmou.

FOTOS Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e Paulo Bindá/Divulgação

Na sequência, a GSRES Andanças de Ciganos celebrou meio século de história com o enredo “Os Ciganos contam suas andanças – 50 anos de história”. A Tricolor da Cachoeirinha apresentou um ensaio marcado por brilho, luxo e dourado, elementos que simbolizam as bodas de ouro da escola e ajudam a contar a trajetória da imigração cigana e da própria agremiação ao longo de 50 anos de carnaval.

Rainha de bateria da escola, Rayssa Santos levou à avenida a energia de quem vive o cotidiano da comunidade. “Eu moro do lado da quadra, estou sempre presente. Ter essa conexão com os ritmistas e com todos que fazem o carnaval é um gás para mim. Entro na avenida para me divertir e para entregar tudo o que a gente vem trabalhando há meses”, comentou.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e Paulo Bindá/Divulgação

Com clima de festa popular, a GRCES A Grande Família transformou o Sambódromo em um grande arraial com o enredo “Maracanaú – O Galo Faceiro e o Chamado de São João”. A escola da zona leste celebrou a cultura nordestina e o tradicional São João, trazendo referências à quadrilha, à poesia popular e às manifestações culturais que fazem parte da identidade do Nordeste.

Para o mestre-sala Walmir Júnior, o desfile carrega o orgulho de um território que se faz presente na avenida. “Esse pavilhão representa a história de um povo de uma zona que muitas vezes é esquecida, mas que vem muito forte para este carnaval”, afirmou.

Já a rainha de bateria Arleane Marques destacou o simbolismo do galo como expressão de força, resistência e luta coletiva, refletindo a UNIÃO da comunidade da escola. “A nossa comunidade se faz presente. O galo representa força, resistência e luta, e através de mim eu consigo mostrar isso na avenida. É essa coletividade que faz o carnaval acontecer”, declarou.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e Paulo Bindá/Divulgação

Encerrando a noite, a GRES Reino Unido da Liberdade levou à pista o enredo “Salve os caboclos da 1111floresta! Da coroa de Vodum aos contos do Mestrinho”. A apresentação celebrou a ancestralidade e a espiritualidade dos caboclos nas religiões de matriz africana, destacando voduns, encantarias, caboclos ribeirinhos e caboclos do samba, em uma homenagem à fé, à resistência cultural e à conexão com a natureza.

A rainha de bateria Marisa Blanco destacou a importância da comunidade para manter a energia da escola durante o ensaio. “Mesmo quando a gente está cansado, a comunidade anima. Quando eu danço, levo cada um comigo pra sentir essa energia. O carnaval tem representado muita coisa pra mim, mas principalmente transformação”, afirmou.

Os ensaios técnicos do Grupo Especial seguem como parte essencial da preparação para os desfiles oficiais do Carnaval na Floresta 2026, fortalecendo laços comunitários e reafirmando o carnaval como espaço de identidade, memória e celebração cultural no Amazonas.

Segunda noite de ensaio técnico:

Nesta terça-feira (10/02), acontece a segunda noite de ensaio técnico do grupo especial, com GRES Mocidade Independente de Aparecida, às 21h, seguida de GRES Vila da barra GRES Vitória Régia e finalizando a noite, com GRES Unidos do Alvorada.

Ordem de Apresentação dos Desfiles

Grupo Especial – 14/02
20h – Presidente Vargas
21h20 – Andanças de Ciganos
22h40 – A Grande Família
0h – Reino Unido da Liberdade
1h20 – Aparecida
2h40 – Vila da Barra
4h – Vitória Régia
5h20 – Unidos do Alvorada

Grupo de Acesso A – 13/02
21h – Leões do Barão Açu
21h50 – Dragões do Império
22h40 – Beija-Flor do Norte
23h30 – AC Cidade Alta
0h20 – Mocidade Independente do Coroado
1h10 – Tradição Leste
2h – Império do Havaí
2h50 – Meninos Levados
3h40 – Sem Compromisso

Grupo de Acesso B – 12/02
21h – GRCES do Amor
21h40 – Unidos da Coophasa
22h20 – Balaku Blaku
23h – Primos da ilha
23h40 – Gaviões do Parque 10
0h20 – Império do Mauá
1h – Legião de Bambas
1h40 -Unidos da Cidade Nova
2h20 – Mocidade de Ipixuna

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura mantém aberta a consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus até dia 16
Próximo artigo Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

11 minutos atrás

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

16 minutos atrás

Hemoam abre inscrições gratuitas para 265 vagas do Hospital do Sangue em Manaus com cronograma definido

3 horas atrás

Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue

3 horas atrás

Governador Wilson Lima alinha ações estratégicas para enfretamento à cheia de 2026, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais

14 horas atrás

Governo do Amazonas antecipa ações e prepara atendimento rápido às comunidades antes da cheia no Amazonas

14 horas atrás

Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

14 horas atrás

Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias

14 horas atrás

Baixos estoques: Bancos de Leite Humano das maternidades do estaduais apelam por doação

20 horas atrás

Bancos de leite humano do Amazonas solicitam doação de leite materno por baixa nos estoques

20 horas atrás

PC-AM e Deops divulgam imagens de três desaparecidos em Manaus com locais e datas detalhados

20 horas atrás

Governo do Amazonas convoca 134 aprovados e amplia nomeações no Amazonas para área de segurança pública

20 horas atrás
FVS-RCP reforça orientações de vigilancia em saude nas escolas para reduzir circulacao de doencas entre criancas
Procon-AM intensifica fiscalização integrada em Manaus para proteger consumidores durante o Carnaval
Carnaval na Floresta 2026: Sejusc intensifica ações de proteção e combate à violação de direitos
Sejusc reforça atuação no Carnaval da Floresta com capacitação e serviços para prevenção de violências
ADS divulga calendário semanal das Feiras de Produtos Regionais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?