Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas disponibiliza estrutura acessível para pessoas com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas disponibiliza estrutura acessível para pessoas com deficiência
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas disponibiliza estrutura acessível para pessoas com deficiência

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Espaço estará disponível no desfile das escolas de samba e também no Carnaboi

Foto: Ygson França/SEJUSC

Um local acessível para assistir aos desfiles das escolas de samba e o Carnaboi. Será este o espaço que as pessoas com deficiência terão acesso a partir de sexta-feira (28/02), no Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, na zona oeste de Manaus. Disponibilizado pelo Governo do Amazonas, o “Espaço Acessível” é um direito garantido pela Lei Estadual 241/2015.

Coordenado pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, a estrutura com 4 metros por 10 metros está localizada em frente ao Bloco G e contará com banheiros adaptados, proteção para chuva, guias para deficientes visuais, intérpretes de Libras e auxílio de equipes da SEJUSC.

No Carnaboi, a estrutura ficará localizada no Studio 5 Centro de Convenções, zona sul de Manaus. Segundo a secretária titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa, o foco é assegurar os direitos e a acessibilidade das PcD, disponibilizando um local seguro para aproveitar as festividades.

“Nosso trabalho é garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos seus direitos, seja por meio da documentação, serviços especializados ou a oportunidade de se divertir nas festividades com acessibilidade. E com o ‘Espaço Acessível’ Podemos proporcionar isso para a população”, explicou.

Também será disponibilizado o transporte até o evento, com a disponibilização de uma van especializada para uso da PcD. Ela ficará localizada no ponto de saída na Fundação Vila Olímpica (FVO), zona oeste de Manaus, e realizará o deslocamento até o Sambódromo durante os dias de desfile.

Foto: Ygson França/SEJUSC

Carnaboi

Realizado nos dias 7 e 8 de março, no Studio 5, o evento conta com a mistura do ritmo de Carnaval e a UNIÃO entre os boi-bumbá de Parintins.

Com entrada gratuita, esse é o início dos ensaios dos bois-bumbás em Manaus, que culminam com a realização do Festival Folclórico de Parintins, em junho.

Lei estadual 241/2015

Art. 17: Os locais, mencionados nos artigos 13, 15 e 16, são obrigados a reservar, no mínimo, 10% (dez por cento) de seus lugares e assentos, devendo estarem distribuídos pelo recinto em locais diversos, de boa visibilidade, próximo aos corredores, devidamente sinalizados, evitando-se áreas segregadas do público e a obstrução das saídas, em conformidade com as Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT, para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, definidas nesta Lei, ficando o mesmo direito estendido ao seu acompanhante.

O post Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas disponibiliza estrutura acessível para pessoas com deficiência apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Carnaval na Floresta 2025: Escolas do Grupo Especial realizam seus ensaios técnicos no Sambódromo
Próximo artigo Volta às Aulas: Ipem-AM reprova três marcas de itens escolares comercializadas no estado

Mais notícias desta categoria

No Dia Nacional da Pecuária, Idam reforça compromisso de difundir práticas sustentáveis

13 horas atrás

Festival de Teatro da Amazônia 2025 apresenta espetáculos premiados da Mostra Competitiva Jurupari

14 horas atrás

Sine Amazonas divulga 71 vagas de emprego para esta terça-feira

14 horas atrás

Em setembro, Polícia Militar do Amazonas apreende 3,2 toneladas de entorpecentes e captura 67 foragidos da Justiça

14 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca mais de 3 mil procedimentos na primeira semana do Hospital Público Veterinário do Amazonas

14 horas atrás

Amazonas Band presta tributo a Maestro Branco e Hermeto Pascoal em concerto no Teatro Amazonas

15 horas atrás

Adaf altera data de dia de campo sobre a vassoura-de-bruxa da mandioca em Presidente Figueiredo

16 horas atrás

Em Urucará, demanda por crédito rural soma mais de R$ 362 mil

17 horas atrás

Governo do Amazonas celebra Dia do Fisioterapeuta destacando o impacto do Programa RespirAR

17 horas atrás

Circuito da Alegria celebra o Dia das Crianças com programação especial no Largo São Sebastião

17 horas atrás

Sejusc e CEDH promovem 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos no Amazonas

17 horas atrás

Governo do Amazonas lança 2ª edição de ‘As Aventuras da Cunhã’ durante o Circuito da Alegria

17 horas atrás
Gestante dá à luz em carro e é atendida por equipe do HPS Platão Araújo e Samu
Governo Presente: SES-AM faz 1,6 mil consultas, exames e ações preventivas no Nova Cidade, neste sábado
Governo Presente: Detran-AM registra mais de 1.700 atendimentos durante ação no bairro Nova Cidade
Governo Presente: Ipaam distribui 350 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais
Governo Presente: Programação especial do Dia das Crianças garante diversão aos moradores da zona norte de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?