Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Mobilização contou com 30 profissionais da FVS-RCP em ações nos desfiles das escolas de Samba, Bloco das Piranhas e Banda do Galo

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Como parte da estratégia em eventos de massa, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realizou, durante o Carnaval de Manaus, o monitoramento de saúde, o que inclui os tipos de atendimentos a pacientes atendidos relacionados diretamente à festa. Além disso, a FVS-RCP conta com profissionais que oferecem orientações e distribuição de insumos sobre prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de prevenção às violências.

A mobilização social em saúde contou com a participação de 30 profissionais da FVS-RCP, de 27 de fevereiro até esta terça-feira (04/03), que estiveram presentes nos desfiles das escolas de Samba de Manaus, incluindo as dos Grupos de Acesso A e B e do Grupo Especial.

Os profissionais também marcaram presença no Bloco das Piranhas e Banda do Galo, respectivamente, no domingo (02/03) e nesta terça-feira (04/03), realizando atividades de orientação e promoção de saúde, com foco na prevenção de infecções, doenças e agravos, destacando a sensibilização sobre temas, como HIV, IST e violências. A ação teve como objetivo estimular a saúde e o bem-estar da população durante as festividades.

Foto: Patrícia Lima/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que a vigilância em saúde estadual monitora o cenário epidemiológico de doenças e agravos antes, durante e após o encerramento de eventos de grande porte. A ação conta com profissionais especializados que atuam de forma contínua em diferentes áreas, como vigilância sanitária, epidemiológica, educação em saúde, sala de situação e análise de dados, além de informações estratégicas em vigilância em saúde.

“Os profissionais trabalham de forma integrada para identificar, de maneira precoce e oportuna, qualquer risco à saúde da população. Essa atuação envolve a análise contínua de dados, permitindo respostas rápidas e eficazes. Além disso, a vigilância em saúde se mantém ativa mesmo após o encerramento dos eventos, monitorando possíveis impactos. Nosso objetivo é a segurança sanitária e a proteção da população em todas as etapas”, ressaltou a diretora Tatyana.

Um dos foliões que esteve na Banda do Galo, nesta Terça-feira de Carnaval (04/03), foi o engenheiro Mário Antônio Lima, de 37 anos, que aprovou a ideia das ações de educação em saúde e disse que é importante manter a saúde no Carnaval. “Muita gente vê o Carnaval como oportunidade de curtir, mas não se PODE fazer isso sem se prevenir”, disse.

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

O analista comercial Rodrigo Athayde, 36, recebeu preservativo da equipe da FVS-RCP, logo que chegou ao Sambódromo, na tarde desta terça-feira. “É preciso curtir o Carnaval com saúde. Não adianta nada a gente vir se divertir e não ter cuidado com o nosso corpo e a melhor forma de fazer isso é se prevenir”, afirmou.

O técnico de contabilidade André Valle, 23, esteve no Bloco das Piranhas, no domingo (02/03), acompanhando a namorada, e elogiou a iniciativa. “A distribuição de preservativos e materiais educativos incentiva o cuidado com a própria saúde e com a do próximo. Essa iniciativa faz toda a diferença durante o Carnaval”, afirmou.

Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP

Assistindo ao desfile das escolas de Samba no sábado (1º/03), o professor Felipe Silva, 31, acompanhou a ação de prevenção e educação em saúde da FVS-RCP logo na entrada do Sambódromo. “É extremamente importante. As infecções e doenças estão aí e é importantíssimo se prevenir”, ressaltou.

Monitoramento contínuo

A ação de educação em saúde, focada na prevenção ao HIV e outras ISTs, além das iniciativas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes, a mulheres e ao trabalho infantil continua durante o Carnaboi, na sexta-feira (07/03) e sábado (08/03), no Studio 5 Shopping, em Manaus.

O post Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissões terão que votar indicações de líderes para emendas orçamentárias
Próximo artigo Carnaval na Floresta 2025: Detran-AM encerra Operação Lei Seca e registra 381 testes de alcoolemia

Mais notícias desta categoria

Sedurb e UGPE anunciam soluções de moradia para 200 famílias da Monte Horebe pelo Amazonas Meu Lar

6 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Israel de Araújo Silva desaparecido desde 13 de março na avenida Timbiras

6 horas atrás

Simpósio de Segurança Pública na Amazônia reúne 600 participantes e integra pesquisa à prática na área

7 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para o Conselho Estadual de Juventude com prazo até 9 de abril de 2026

7 horas atrás

Amazonas sanciona lei que prioriza compra do café Robusta Amazônico e impulsiona produção local

7 horas atrás

Anuário da Segurança Pública aponta redução de homicídios e guia planejamento no Amazonas

7 horas atrás

Amazonas reafirma protagonismo no setor energético com Amazonas Óleo, Gás e Energia e amplia conexões comerciais

7 horas atrás

Sistema penitenciário do Amazonas avança e é reconhecido em cerimônia pelos 11 anos da Seap

8 horas atrás

Sauim-de-coleira resgatado em Manaus após ser encontrado ferido em residência no dia 26/03

8 horas atrás

CBMAM inicia Curso de Operações em Produtos Perigosos para 28 militares em Manaus nesta sexta

9 horas atrás

Governo do Amazonas realiza 2º Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres e lança Canal Amazonas Mulher

9 horas atrás

Câncer colorretal no Amazonas tem alta incidência e pede rastreamento desde os 45 anos

9 horas atrás
Parque Rio Negro recebe programação “Circo na Praça” em comemoração ao Dia do Circo
Programação gratuita do Dia do Circo leva apresentações ao Parque Rio Negro nos dias 28 e 29 de março
Seap comemora 11 anos de criação com solenidade da Medalha Mérito Penitenciário
Medalha Mérito Penitenciário reconhece contribuições ao sistema penitenciário do Amazonas na cerimônia de 26/03
Assistidos pelo Idam, agricultores familiares de Eirunepé celebram o recebimento de R$ 84 mil por meio do programa Garantia-Safra
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?