Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Mobilização contou com 30 profissionais da FVS-RCP em ações nos desfiles das escolas de Samba, Bloco das Piranhas e Banda do Galo

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Como parte da estratégia em eventos de massa, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realizou, durante o Carnaval de Manaus, o monitoramento de saúde, o que inclui os tipos de atendimentos a pacientes atendidos relacionados diretamente à festa. Além disso, a FVS-RCP conta com profissionais que oferecem orientações e distribuição de insumos sobre prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de prevenção às violências.

A mobilização social em saúde contou com a participação de 30 profissionais da FVS-RCP, de 27 de fevereiro até esta terça-feira (04/03), que estiveram presentes nos desfiles das escolas de Samba de Manaus, incluindo as dos Grupos de Acesso A e B e do Grupo Especial.

Os profissionais também marcaram presença no Bloco das Piranhas e Banda do Galo, respectivamente, no domingo (02/03) e nesta terça-feira (04/03), realizando atividades de orientação e promoção de saúde, com foco na prevenção de infecções, doenças e agravos, destacando a sensibilização sobre temas, como HIV, IST e violências. A ação teve como objetivo estimular a saúde e o bem-estar da população durante as festividades.

Foto: Patrícia Lima/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que a vigilância em saúde estadual monitora o cenário epidemiológico de doenças e agravos antes, durante e após o encerramento de eventos de grande porte. A ação conta com profissionais especializados que atuam de forma contínua em diferentes áreas, como vigilância sanitária, epidemiológica, educação em saúde, sala de situação e análise de dados, além de informações estratégicas em vigilância em saúde.

“Os profissionais trabalham de forma integrada para identificar, de maneira precoce e oportuna, qualquer risco à saúde da população. Essa atuação envolve a análise contínua de dados, permitindo respostas rápidas e eficazes. Além disso, a vigilância em saúde se mantém ativa mesmo após o encerramento dos eventos, monitorando possíveis impactos. Nosso objetivo é a segurança sanitária e a proteção da população em todas as etapas”, ressaltou a diretora Tatyana.

Um dos foliões que esteve na Banda do Galo, nesta Terça-feira de Carnaval (04/03), foi o engenheiro Mário Antônio Lima, de 37 anos, que aprovou a ideia das ações de educação em saúde e disse que é importante manter a saúde no Carnaval. “Muita gente vê o Carnaval como oportunidade de curtir, mas não se PODE fazer isso sem se prevenir”, disse.

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

O analista comercial Rodrigo Athayde, 36, recebeu preservativo da equipe da FVS-RCP, logo que chegou ao Sambódromo, na tarde desta terça-feira. “É preciso curtir o Carnaval com saúde. Não adianta nada a gente vir se divertir e não ter cuidado com o nosso corpo e a melhor forma de fazer isso é se prevenir”, afirmou.

O técnico de contabilidade André Valle, 23, esteve no Bloco das Piranhas, no domingo (02/03), acompanhando a namorada, e elogiou a iniciativa. “A distribuição de preservativos e materiais educativos incentiva o cuidado com a própria saúde e com a do próximo. Essa iniciativa faz toda a diferença durante o Carnaval”, afirmou.

Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP

Assistindo ao desfile das escolas de Samba no sábado (1º/03), o professor Felipe Silva, 31, acompanhou a ação de prevenção e educação em saúde da FVS-RCP logo na entrada do Sambódromo. “É extremamente importante. As infecções e doenças estão aí e é importantíssimo se prevenir”, ressaltou.

Monitoramento contínuo

A ação de educação em saúde, focada na prevenção ao HIV e outras ISTs, além das iniciativas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes, a mulheres e ao trabalho infantil continua durante o Carnaboi, na sexta-feira (07/03) e sábado (08/03), no Studio 5 Shopping, em Manaus.

O post Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissões terão que votar indicações de líderes para emendas orçamentárias
Próximo artigo Carnaval na Floresta 2025: Detran-AM encerra Operação Lei Seca e registra 381 testes de alcoolemia

Mais notícias desta categoria

Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama

15 horas atrás

Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas

16 horas atrás

Pé na Estrada: Mais de 300 pessoas idosas participam do projeto com uma imersão na natureza

16 horas atrás

Mutirão de cirurgias realizado pelo Governo do Amazonas colabora para a qualidade de vida da população

16 horas atrás

Expoagro 2025: Cursos profissionalizantes voltados ao setor primário se estendem até sexta-feira

17 horas atrás

Sine Amazonas divulga 115 vagas de emprego para esta quinta-feira

18 horas atrás

Governo do Amazonas conclui a modernização da iluminação pública de Anamã e Careiro da Várzea

18 horas atrás

Banzeiro Cabôco leva música regional ao Largo de São Sebastião nesta quinta-feira, com Bella Queiroz e Salomão Rossy

18 horas atrás

Expoagro 2025: ADS monta Polo Moveleiro com itens comercializados por trabalhadores do setor

19 horas atrás

‘A Onça e o Pajé’, álbum inspirado no imaginário amazônico, é inscrito na tentativa de entrar na lista do Grammy Awards

19 horas atrás

Sedecti promove workshop para construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas

19 horas atrás

Amazonas registra menor número de focos de calor para setembro desde 2002, aponta Inpe

20 horas atrás
Governador Wilson Lima vistoria obras do Hospital Veterinário e marca data da inauguração
Amazonas sedia Etapa Norte dos Seminários Regionais do Sistema Nacional de Auditoria do SUS
Expoagro 2025: Governo do Estado anuncia aporte de R$ 1 milhão para Plano de Agroecologia e Produção Orgânica
Sejusc encerra Semana Estadual da Pessoa Idosa com programação em Novo Airão
Amazon Poranga Fashion transforma Largo de São Sebastião em passarela de moda e cultura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?