Há 11 horas
Houve distribuição de preservativos, testagem e educação em saúde
Na programação do Carnaval na Floresta 2024, de 3 a 13 de fevereiro, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, reforçou a importância da saúde sexual com a realização de ações de prevenção ao HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
As ações incluíram a distribuição de 57,2 mil preservativos, sendo 55 mil masculinos e 2,2 mil femininos; de 7,6 mil géis lubrificantes, de 2 mil materiais de educação em saúde sobre prevenção da saúde sexual e realização de 77 autotestes de HIV. As ações contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, diretorias do Bloco das Piranhas e bloco Galo de Manaus e Secretaria de Saúde de Manaus.
A iniciativa ocorreu, ainda, em parceria com a Associação de Redução de Danos do Amazonas (Ardam), Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram), Rede Amizade, Organização Não Governamental Aids Healthcare Foundation (AHF) e Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham).
As atividades foram realizadas em 3 de fevereiro, com o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus; no domingo (11/02), durante o Bloco das Piranhas, no Podium da Arena da Amazônia; e na terça-feira (13/02), no bloco Galo de Manaus, também no Sambódromo de Manaus.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância de destacar que é possível brincar na folia carnavalesca sem deixar de manter os cuidados com a saúde, incluindo a saúde sexual. “A FVS-RCP se fez presente para atuar nas ações de educação em saúde e prevenção de IST’s. Também fez parte do trabalho, a orientação sobre a Prep e PEP, que são as profilaxias pré e pós exposição a HIV”, destacou.
Segundo o gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis no Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Jair Pinheiro, o Carnaval é oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre as relações sexuais seguras.
“É importante que o conhecimento sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis seja enfatizado. Nessas iniciativas, buscamos ampliar o conhecimento sobre saúde sexual na percepção pública, visando uma sociedade mais saudável e informada”, afirma o gerente.
FVS-RCP no Carnaval
Durante a programação do Carnaval na Floresta 2024, além da ação de prevenção da saúde sexual, a FVS-RCP realizou monitoramento de evento de massa com vigilância sensível acerca dos atendimentos de saúde e desfilou, em 3 de fevereiro, o “Bloco da Prevenção – na folia com saúde”, com alerta sobre prevenção a doenças com período sazonal na época de chuvas no estado.
Por meio de representantes, a FVS-RCP também participou das reuniões de monitoramento das atividades do Carnaval na Floresta 2024 junto às secretarias e instituições estaduais, como as de saúde e segurança. Combinadas, as ações de vigilância em saúde durante o Carnaval visam atuar na prevenção de infecções e doenças transmissíveis, além de estar a postos para qualquer evento inusitado de interesse à saúde pública.