Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Carnaval de Manaus 2023: Cerca de 120 servidores da prefeitura levarão ações de saúde ao desfile das escolas de samba
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Carnaval de Manaus 2023: Cerca de 120 servidores da prefeitura levarão ações de saúde ao desfile das escolas de samba
Manaus

Carnaval de Manaus 2023: Cerca de 120 servidores da prefeitura levarão ações de saúde ao desfile das escolas de samba

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O desfile das escolas de samba no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, com início nesta sexta-feira, 17/2, seguindo até o domingo, 19, também contará com diversas ações promovidas pela Prefeitura de Manaus para preservar a saúde dos brincantes durante a folia. Cerca de 120 servidores da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) irão se revezar durante os três dias de evento, em atividades de promoção à saúde e no atendimento aos casos de urgência.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, conta que a estrutura montada pela Semsa é semelhante àquelas adotadas em outros grandes eventos da prefeitura, e busca garantir principalmente o orientações e atendimento de emergência a quem que estiver prestigiando o evento.

“Uma das principais preocupações do prefeito David Almeida é que as pessoas aproveitem o carnaval com segurança, por isso a saúde está articulada com diversos outros órgãos, a fim de assegurar esse cuidado com as pessoas presentes. Estaremos orientando o público sobre a importância do sexo seguro, sobre as formas de promoção da saúde, e ainda teremos equipes fiscalizando a venda de alimentos e equipes para prestar socorro, caso necessário”, informa Shádia.

Urgência

De acordo com a secretária, três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estarão posicionadas em locais estratégicos do sambódromo para o atendimento a casos de urgência. Pelo menos três socorristas atuarão em cada uma das ambulâncias, sendo profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas.

A Semsa também terá um posto de atendimento no sambódromo, com médicos e enfermeiros, no galpão G, onde serão disponibilizados materiais para socorro imediato, para casos leves de quedas, desidratação, mal estar, entre outros. Os brincantes que precisarem de ajuda médica podem recorrer tanto ao posto quanto às unidades do Samu.

“Os casos de pequena complexidade serão resolvidos lá mesmo, pois estaremos totalmente equipados para prestar esse socorro o mais rápido possível, e adotar a conduta clínica adequada para cada situação. Porém, se o usuário precisar de um atendimento de maior complexidade, as equipes do Samu irão encaminhá-lo rapidamente a hospitais ou SPAs das proximidades”, acrescenta Shádia.

Vigilância sanitária

Nos três dias de desfile, agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária da secretaria (Visa Manaus) irão fiscalizar a venda de alimentos no Sambódromo. A ação é realizada de forma permanente em toda a cidade, durante a rotina do serviço, e intensificada nos eventos com concentração de grandes públicos.

“Serão realizadas fiscalizações das condições higiênico-sanitárias nas barracas de alimentação, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de infecção. Pedimos que os usuários fiquem atentos aos produtos que serão consumidos, observando as condições de armazenamento e manipulação das comidas e bebidas, as condições de higiene das barracas e dos atendentes e as características do próprio alimento, como aparência e cheiro”, orienta.

educação em saúde

Durante todo o mês de fevereiro, por conta do período carnavalesco, estão sendo intensificadas as ações de educação em saúde sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sensibilizando a população sobre as formas de prevenção e controle dessas infecções, como HIV, sífilis, hepatite B, entre outras.

No sambódromo, técnicos dos Distritos de saúde (Disa) estarão reforçando essas orientações junto ao público, durante os desfiles, distribuindo materiais informativos, como ventarolas e cartilhas, e preservativos internos e externos.

O tradicional “Bloco da saúde”, que abre o desfile do grupo especial, no sábado, 18/2, também irá contar com a participação de servidores da Semsa para chamar atenção, de forma alegre e descontraída, sobre as inúmeras formas de promoção à saúde.

— — — 

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Wilson Lima assina ordem de serviço para construção da primeira Escola da Floresta na RDS do Uatumã
Próximo artigo Carnaval de Manaus 2023: Desfile das escolas de samba movimenta economia na capital

Mais notícias desta categoria

Selecionados para o Empretec e inscrições para nova turma

34 minutos atrás

Programa Salto Aceleradora tem inscrições abertas

49 minutos atrás

Escola da Prefeitura de Manaus une educação ambiental e empreendedorismo

53 minutos atrás

Prefeitura lança ‘Disk Semulsp’ com quatro linhas para agilizar atendimento direto à população

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre ‘Cidade Presente’ com agência alemã

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus encerra primeiro dia do ‘Mutirão no Centro’ com reforço em ações de segurança, assistência social e limpeza

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ‘Mutirão no Bairro’ com atendimento a pessoas em situação de rua no Centro da cidade

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com obras de infraestrutura durante ‘Mutirão no Bairro’ no centro histórico

19 horas atrás

Prefeitura realiza castração de cães e gatos no bairro São José Operário com unidade móvel do CCZ Manaus

19 horas atrás

Doação de 1.600 mudas aos moradores do bairro Lago Azul

20 horas atrás

Número de mortes no trânsito em Manaus reduz 17%, no primeiro semestre de 2025

20 horas atrás

Operação da Romu durante Mutirão no Bairro na Manaus Moderna

21 horas atrás

Prefeito David Almeida inicia ‘Mutirão no Bairro’ no Centro com foco em melhorias para o comércio, turismo e a valorização do espaço urbano

Prefeitura de Manaus oferece 25 vagas para o curso Empretec

Prefeitura inicia demolição de passarela na Torquato Tapajós para construir nova estrutura com elevadores e padrão de rodovia

Prefeito David Almeida vistoria reforma da escola municipal Waldir Garcia, referência educacional de Manaus com a 3ª melhor nota do Ideb

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem em novos locais a partir da segunda-feira

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?