Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: ‘Caravana da Educação Infantil’ encerra jogos com crianças da rede municipal de ensino
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > ‘Caravana da Educação Infantil’ encerra jogos com crianças da rede municipal de ensino
Manaus

‘Caravana da Educação Infantil’ encerra jogos com crianças da rede municipal de ensino

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

‘Caravana da educação infantil’ encerra jogos com crianças da REDE municipal de ensino
Para combater o medo, a raiva, a mentira, a insegurança, aproximadamente 200 crianças vestidas de caça-fantasmas invadiram o auditório da Secretaria Municipal de educação (Semed), nesta sexta-feira, 25/11. A ação marca o encerramento dos “Jogos Simbólicos da educação infantil”, realizados pela Prefeitura de Manaus e desenvolvido pela Divisão de educação infantil (DEI), por meio da “Caravana da educação infantil”, da Semed.

Durante a apresentação, professores se vestiram de fantasmas, que simbolizam os sentimentos ruins que possam impedir as crianças de se tornarem pessoas melhores. E, para combater tudo isso, os caça-fantasmas entram em ação e exterminam todos esses sentimentos.

A secretária municipal de educação, Dulce Almeida, era uma dessas caçadoras. “Que dia maravilhoso vivemos hoje na Semed, junto com a turma da Caravana e a criançada. Essa atividade não é apenas brincadeira, existe uma preparação pedagógica que cumpre o currículo da educação infantil, por meio da interação, da brincadeira, da fala, usando o lúdico como estratégia. Estou muito feliz em poder participar desse momento”, comentou a secretária.

Já a caça-fantasmas Lara Rodrigues, 5 anos do 2º período do Centro Municipal de educação infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, no Alvorada 1, zona Oeste, gostou muito do evento e não quer que os fantasmas se aproximem dela. “Eu não quero ter preguiça, não quero mentir. Eu adorei brincar de caça-fantasmas e não quero eles na minha vida”, disse a pequena.

Os jogos simbólicos iniciaram em outubro e, nesse período, atenderam mais de 2 mil crianças de 22 Cmeis, com o objetivo de desenvolver aspectos do desenvolvimento infantil, enfatizando, principalmente, os aspectos motores, afetivos, éticos e morais, por meio do contato com múltiplas linguagens que são fundamentais para o desenvolvimento integral do ser.

A aventura caça-fantasmas é uma experiência que coloca a criança frente a frente com os medos, de uma forma em que o indivíduo possa controlá-lo, diferenciando os valores éticos e morais.

“Os jogos simbólicos visam trabalhar o desenvolvimento moral das crianças e éticos a partir do ‘faz de conta’. Este ano, o tema foi ‘caça-fantasma’. Isso tudo tem uma intencionalidade pedagógica. A criança da educação infantil tem que trabalhar os aspectos psicomotores e desenvolver o campo experiencial da escuta, pensamento e imaginação. Aqui, existe intenção pedagógica e faz com que a criança internalize, desenvolva a questão motora, afetiva, social, cognitiva e, principalmente, aprenda os valores certo e errado, bom e ruim”, explicou o coordenador da Caravana da educação infantil, Alexandre Romano.

— — —
Texto – Érica Marinho/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAgHvY

Notícias relacionadas

Tags:Educação InfantilManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ruas do Centro serão interditadas pela Prefeitura de Manaus nos finais de semana para evento natalino
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza serviços de troca de tubulação na rede de drenagem profunda no Lírio do Vale

Mais notícias desta categoria

PMM intensifica atuação para reduzir impactos das chuvas

4 horas atrás

PMM atua para atender ocorrências da forte chuva deste sábado

4 horas atrás

NOTA DE PESAR – Francisco Wilson Chagas Pinheiro

6 horas atrás

PMM recolhe 12 toneladas de lixo durante chuva deste sábado, 4/4

7 horas atrás

Renato Junior nomeia Nagib Salem no comando da Semsa, Junior Nunes na Semhaf e Márcio Braz na Manauscult

8 horas atrás

Prefeitura registra 16 ocorrências durante as chuvas deste sábado

10 horas atrás

Equipes da Seminf atuam para minimizar impactos das chuvas

10 horas atrás

PMM registra 7 ocorrências durante as chuvas deste sábado, 4/4

14 horas atrás

Janayna Castro de Vasconcelos é a nova presidente do Concultura

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior nomeia Heliatan Botelho para a Semad

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior apresenta prioridades e fortalece compromisso com uma gestão próxima e resolutiva em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura alerta para link de inscrições falso para concurso

2 dias atrás
Prefeito Renato Junior nomeia Célio Guedes como novo secretário da Casa Civil, Alexandre do Carmo como subsecretário e mantém Mônica Prestes na subsecretaria
Prefeitura de Manaus inicia operação de novo conjunto semafórico
Prefeitura de Manaus restabelece drenagem no Tarumã
Prefeitura amplia rede de drenagem profunda no bairro Flores
Prefeitura de Manaus reforça mobilidade no bairro Jorge Teixeira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?