No dia de 20 outubro, será realizada, por videoconferência, a 71ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), com o objetivo de deliberar sobre os pleitos de credenciamento de novas Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), incubadoras e aceleradoras que aguardam avaliação do Comitê desde a última reunião ordinária, ocorrida em dezembro do ano passado.
Coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a secretaria executiva da Suframa, o Capda é responsável, entre outras atribuições, pela definição de critérios para o credenciamento e descredenciamento de ICTs, incubadoras e aceleradoras. Isso possibilita que essas instituições executem projetos com recursos provenientes da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus, destinados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, enfatiza a importância desta reunião, principalmente no que diz respeito ao credenciamento de novas entidades, que ampliará as oportunidades para a realização de projetos com os recursos de PD&I. “A primeira reunião ordinária do ano é importante para destravarmos os processos, especialmente, dos pedidos de credenciamento que estavam parados, e isso se reflete em mais estrutura para o desenvolvimento das atividades de PD&I”, afirmou.
A pauta da reunião incluirá a análise de novos credenciamentos ao Capda, com critérios rigorosos para garantir que esses institutos possuam todas as condições necessárias para executar essa política pública. De acordo com o superintendente adjunto de Projetos da Suframa, Leopoldo Montenegro, que é o secretário-executivo do Comitê pela Suframa, essa análise visa assegurar que as entidades cumpram os requisitos exigidos.
O Capda também é responsável por estabelecer programas considerados prioritários em áreas temáticas distintas, com a definição das diretrizes para o funcionamento, acompanhamento e vigência desses programas. Todos esses temas estarão na pauta da reunião ordinária.