Por Agência Amazonas
Técnicos do órgão apresentaram palestras sobre melhoramento genético de bovídeas e boas práticas de criação de aves de corte e postura
Dê o play e ouça esta matéria
Cerca de 60 pessoas, entre produtores, agricultores e universitários, participaram, na quinta-feira (24/11), das capacitações oferecidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no segundo dia de atividades da 36ª edição da Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin). A feira acontece até domingo (27/11), no Parque de Exposição Agropecuária Luiz Lourenço de Souza e tem entrada gratuita.
Os cursos de Melhoramento Genético de Bovídeas, ministrado pelo veterinário David Lago, e de Boas Práticas de Criação de Aves de Corte e Postura, pela zootecnista Maria das Dores, marcaram a participação do Idam, que teve produtores, agricultores e universitários como público. A produção de mudas também foi tema de apresentação, feita pelo engenheiro florestal Eduardo Rizzo, da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf) da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
Presente na exposição, o engenheiro agrônomo e gerente de Capacitação e Metodologia de Assistência e Extensão Rural do Idam, Pedro Chaves, afirma que os temas selecionados para a realização de capacitações durante a Expopin foram definidos após demandas dos agricultores e da associação de pecuaristas do município.
“Todas as capacitações que o Idam tem feito aqui na feira, e que ainda vai fazer, são demandas apresentadas pelos pecuaristas de Parintins, principalmente na questão de regularização de pequenos imóveis rurais e no desenvolvimento de novas alternativas de geração de renda através do cultivo de hortaliças, avicultura, mandioca, e produção de milho e feijão-caupi, além da pecuária”, explicou.
Palestrante do dia, a zootecnista Maria das Dores explicou que orientar pequenos produtores e tirar dúvidas é fundamental para que eles se sintam valorizados para se tornarem protagonistas da agricultura familiar.
“É sensacional a experiência de palestrar para um grupo tão interessado e confortável para sanar dúvidas sobre as boas práticas na criação de aves de corte e postura. E quanto à presença de acadêmicos participativos, é a garantia de futuros profissionais comprometidos com o desenvolvimento do setor primário”, explicou.
Nesta sexta-feira (25/11), técnicos do Idam irão apresentar ainda capacitações com os temas: tecnologia para o cultivo do milho e feijão no estado do Amazonas, manejo do pirarucu, ordenamento pesqueiro nas regiões Paraná de Parintins e Lago Máximo.