Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Capacitação: Saúde treina profissionais de unidades de saúde em sobre monkeypox, sarampo e síndromes respiratórias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Cidades > Capacitação: Saúde treina profissionais de unidades de saúde em sobre monkeypox, sarampo e síndromes respiratórias
CidadesEstadosGestão EstadualSaúde

Capacitação: Saúde treina profissionais de unidades de saúde em sobre monkeypox, sarampo e síndromes respiratórias

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Treinamento contemplou profissionais de 27 unidades de saúde

capacitação ocorreu nesta quinta-feira (20/10) – FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Técnicos da saúde realizaram, na quarta-feira (19/10), uma capacitação voltada a profissionais dos Núcleos de Vigilância Hospitalar (NVEH) de unidades de atendimento de Manaus voltada para monkeypox, sarampo e síndromes respiratórias.

A iniciativa integra ações de educação permanente realizada pela REDE Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH-AM) da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM).

De acordo com a coordenadora da REVEH-AM, Andréia Santos, a reunião ocorre de forma periódica. “A capacitação atende à rotina de intensificar o trabalho dos profissionais de saúde que já vem sendo realizado nas unidades de saúde em todo o estado”, afirma.

“A capacitação faz parte de um cronograma anual de educação permanente visando manter as coordenações dos Núcleos de Vigilância Hospitalar sensíveis para estas doenças e agravos, consequentemente trazendo mais qualidade na Vigilância Hospitalar”, acrescenta Fabiana Bianchet, apoiadora do REVEH-AM pelo Ministério da saúde.

A enfermeira Jesyane Bezerra Braga, enfermeira do Serviço de pronto atendimento (SPA) São Raimundo, em Manaus, foi uma das participantes do encontro. Para a profissional de saúde, a reunião mensal norteia as condutas a serem desenvolvidas nas equipes de NVEH e CCIH.

“Nós multiplicamos as informações junto aos nossos colegas enfermeiros e a equipe de assistência à saúde em geral. As orientações são muito bem-vindas e nós adaptamos as determinações à nossa realidade, após tirar nossas dúvidas com a equipe”, afirma Jesyane.

Também participante do encontro, a enfermeira Suely Ferreira Pinheiro, do Hospital e pronto-socorro Delphina Abdel Aziz, destaca que os conteúdos abordados na reunião são esclarecedores. “Nós retornamos para os nossos postos na assistência à saúde com mais conhecimento sobre as notificações, inserção nos sistemas e realização da busca ativa em nossos pacientes”, ressalta a enfermeira.

Entre os participantes da capacitação, estão representantes das seguintes unidades de saúde: Maternidade Estadual Balbina Mestrinho; Maternidade Alvorada; Hospital Infantil Dr. Fajardo; Hospital e pronto-socorro da Criança (HPSC) Zona Leste; HPSC Zona Oeste; Hospital e pronto-socorro Dr. João Lúcio; Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Maternidade Cidade Nova Dona Nazira Daou; Maternidade Dr. Moura Tapajós; Hospital e pronto-socorro (HPS) Platão Araújo; HPS Zona Leste.

Também participaram técnicos do Serviço de pronto atendimento (SPA) São Raimundo; Instituto de saúde da Criança do Amazonas (Icam); Hospital e pronto-socorro Delphina Abdel Aziz; Hospital Geral de Manacapuru; Hospital e Maternidade Chapot Prévost; SPA Alvorada; SPA Coroado; Hospital Militar de Área de Manaus (HGM); Instituto da Mulher Dona Lindu; HPSC Zona Sul; Hospital Regional Hilda Freire; Unidade de pronto atendimento Campos Sales; Maternidade Azilda da Silva Marreiro; SPA e Policlínica Dr. José Lins; SPA Zona Sul; e Hospital Adventista de Manaus.

Referência

A FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), é responsável pela Vigilância em saúde do estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

O post Capacitação: Saúde treina profissionais de unidades de saúde em sobre monkeypox, sarampo e síndromes respiratórias apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:ManacapuruManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Coari, agentes da Base Arpão apreendem mais de 1,7 tonelada de pescado ilegal
Próximo artigo Operação Viagem Segura – Aniversário de Manaus inicia nesta sexta-feira (21/10) no transporte intermunicipal

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

3 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

3 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

3 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?