A Controladoria Geral do Estado realizou nesta sexta-feira,10, o minicurso “Aspectos da reestruturação da Controladoria-Geral do Estado: Procedimentos e normatização de fiscais e gestores de contrato”, no auditório da APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), Canarinho.
O curso é destinado a gestores e fiscais de contrato das secretarias estaduais do Governo de Roraima. As apresentações das palestras ocorreram somente nesta sexta, mas com possibilidade de abertura para uma segunda turma em breve.
O controlador geral do Estado, Erico Verissimo, ressaltou que o minicurso abordou de modo geral algumas mudanças importantes na reestruturação que tiveram resultados positivos para o Executivo.
“O curso vai abordar sobre a reestruturação da Controladoria Geral do Estado. Essa situação veio a modernizar o procedimento, em especial o princípio da eficiência. Estamos agilizando o tempo de processo até chegar o benefício ao cidadão. Hoje foi abordado alguns aspectos gerais dessa reestruturação e apresentado para todos os servidores públicos”, informou.
No decorrer das apresentações, os palestrantes abordaram temas relacionados às atribuições de novos departamentos criados, entre os quais: o Departamento de Integridade e Governança e também Transparência e Controle Social.
Os servidores tiveram explicações sobre a dissolução de outros departamentos, que perderam sua função devido a instrução normativa de fiscalização de contratos, que passaram a ser feitos pelas próprias secretarias estaduais.
“Demos uma breve explicação a respeito da instrução normativa de fiscalização de contratos, pois esse foi o fato principal que levou a modificação da estrutura Controladoria Geral do Estado”, enfatizou.
Sobre os novos departamentos
O palestrante Flávio Coelho abordou o tema Integridade e Governança, para ele é importante que o assunto ministrado possa sensibilizar a todos os participantes sobre a importância da ética e efetividade do serviço público para com o cidadão.
“Integridade tem a ver com ética. Governança já vem desde o início do Tribunal de Contas da União,eles estão botando os aspectos de governança ser mais efetivo para a comunidade. Nós estamos começando, é o embrião no Governo, no departamento de Governança. Integridade tem mais a ver com ética, mais a ver com o servidor público”, destacou Flávio.
A diretora de Transparência e Controle Social, Sheila Dias, disse que o novo departamento é importante para melhorar ainda mais a transparência dos atos do Estado.
“O Governo está sempre sendo cobrado por seus atos e dar transparência, então foi criado esse departamento. Já trabalhávamos com isso e a gente vem tentando reestruturar essa parte de transparência na gestão pública e sensibilização dos gestores da importância da utilização dos sistemas informatizados para disponibilizar no Portal da Transparência do Governo, que está sempre sendo avaliado por organizações controle externo”, justificou.