Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Campeonato Panamericano ParaJiu-jítsu reúne mais de 80 paratletas em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Campeonato Panamericano ParaJiu-jítsu reúne mais de 80 paratletas em Manaus
Manaus

Campeonato Panamericano ParaJiu-jítsu reúne mais de 80 paratletas em Manaus

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Manaus, a Cidade Sul-Americana do Desporto, é o centro do mundo do parajiu-jítsu neste fim de semana. Com apoio da prefeitura, por meio da Fundação Manaus esporte (FME), foi aberta, neste sábado, 20/4, no Centro de Convenções Vasco Vasquez, na avenida Constantino Nery, nº 5.001, Flores, zona Centro-Sul, a primeira edição do campeonato Panamericano de Jiu-Jítsu Paradesportivo.

A competição foi organizada pela Federação Brasileira de Jiu-Jítsu Paradesportivo (FBJJP), em conjunto com a Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Paradesportivo (FAJJP). Paratletas de todo o continente se reúnem para competir no mais alto nível, em dois dias de muita ação em solo manauara.

No primeiro dia, mais de 80 competidores participaram dos combates NoGi, sem quimono. Já neste domingo (21), estão ocorrendo os duelos com quimono (Gi).

Como anfitrião, o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, ressaltou o papel de Manaus sediando grandes eventos. “Fiquei muito impressionado com a organização e o desempenho dos atletas, que se superam a cada dia. Hoje foi muito positivo, tendo em vista que a gente está fazendo uma competição internacional. Temos responsabilidades como Cidade Sul-Americana do Desporto e ficamos felizes em saber que o nosso trabalho está sendo feito de forma ampla, também atendendo o esporte paralímpico”, comentou.

Em sua edição inaugural, o campeonato Pan-Americano de Jiu-Jítsu Paradesportivo teve como objetivo fomentar a arte suave, promover a confraternização entre os amantes da modalidade e proporcionar experiências para o público presente. A categoria é voltada exclusivamente aos atletas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, motora ou cognitiva.

Estiveram presentes na abertura o presidente da World ParaJiu-Jítsu Federation (WPJJF), Mário Edson Oliveira, e o presidente da Federação Brasileira de ParaJiu-Jítsu (FBJJP), Elcirley Luz Silva, que destacou a estrutura oferecida pela cidade para a competição, e agradeceu a receptividade em solo manauara.

“Primeiramente, gostaria de agradecer ao povo manauara pela recepção. Deu para perceber a preocupação com a inclusão. Aqui dentro o clima é europeu, então dá para gente fazer um evento que fica o dia todo, muito bonita a organização. Eu estou muito contente de estar numa comunidade que valoriza o jiu-jítsu. E principalmente, o que nós fazemos é trazer aquela imagem que nós Podemos fazer um trabalho sempre mais forte, para poder resgatar pessoas com deficiência”, ressaltou.

Aproveitando o amplo espaço no centro de convenções, o público também tem a oportunidade de fomentar a economia visitando os estandes com uma grande exposição de negócios de paratletas e familiares.

Alex Rochel, atleta faixa marrom da academia CT Nova Geração Tefé, falou sobre a emoção de disputar uma competição de nível internacional. “Tem bastante nervosismo. É a segunda vez que eu estou lutando um esporte de inclusão, a primeira internacional. Só vinha lutando convencional, não sabia o caminho do parajiu-jítsu. Bastante ansioso para entrar em ação de NOVO”, finalizou.

— — —

Texto – Tony Maquiné / FME

Fotos – Divulgação / FME

  

Tags:capaManausPrefeitura de ManausTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Pedala Ambiental Indígena unifica sustentabilidade e cultura dos povos originários em Manaus
Próximo artigo Atletas do “Manaus Olímpica” garantem cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus desde às 17h de 17/1 levam Defesa Civil a monitorar bairros e volumes registrados

11 horas atrás

Mutirão de limpeza mobiliza 600 servidores e revitaliza áreas da zona Sul de Manaus

14 horas atrás

Milton Ferreira, jornalista e radialista, morre aos anos 70 em Manaus e prefeito David Almeida manifesta pesar

17 horas atrás

Fiscalizações do Implurb em Manaus registram aumento de 94% em 2025 e mais de 5.500 notificações

21 horas atrás

Implurb de Manaus realizou 5.546 notificações em 2025 com aumento nas fiscalizações

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma faixa liberada no Parque Mosaico para atividades físicas nas sextas-feiras

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mantém cronograma de manutenção nos cemitérios municipais e inicia obras no Aparecida

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na zona Sul com mutirão no bairro Petrópolis

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus conclui recuperação asfáltica no bairro Educandos e melhora condições de mobilidade dos moradores

1 dia atrás

Site de matriculas em Manaus registra 41.743 reservas de vagas até 16/1 e opera normalmente

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus avança com manutenção asfáltica no Japiim e recupera várias ruas do bairro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus entrega R$ 200 mil no 11º sorteio da Nota Premiada e confirma sorteio anual de 2025

2 dias atrás
Oficina de Monitoramento do Plano Plurianual mobiliza secretarias e capacita agentes para o PPA 2026–2029 em Manaus
Aumento de alvarás de construção em Manaus registra 5% e quase 1 milhão de metros quadrados licenciados em 2025
Prefeitura de Manaus realiza visitas técnicas a garagens para programa de transporte inclusivo com capacitações
Prefeitura de Manaus embarga obra da Cigás na avenida José Henrique Bentes Rodrigues por descumprimento do projeto
Prefeitura de Manaus reinaugura creche Tude Moutinho da Costa e amplia vagas na educação infantil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?