Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Caminhos Verdes: Crimes Planetários é tema de palestra ministrada pelo professor alemão Christoph Burchard no Seminário Internacional Sobre Proteção da Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Caminhos Verdes: Crimes Planetários é tema de palestra ministrada pelo professor alemão Christoph Burchard no Seminário Internacional Sobre Proteção da Amazônia
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Caminhos Verdes: Crimes Planetários é tema de palestra ministrada pelo professor alemão Christoph Burchard no Seminário Internacional Sobre Proteção da Amazônia

12 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Caminhos Verdes: Crimes Planetários é tema de palestra ministrada pelo professor alemão Christoph Burchard no Seminário Internacional Sobre Proteção da Amazônia

Criado: Segunda, 19 Agosto 2024 16:26

Falando em inglês, professor-doutor defendeu uma reformulação no sistema de punições e sugeriu que as punições adotassem uma abordagem planetária

Na abertura do Seminário Internacional Sobre a Proteção da Amazônia do projeto Caminhos Verdes, realizado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), o professor alemão Christoph Burchard abordou o tema “crimes planetários”. Em uma palestra repleta de provocações e reflexões, Burchard destacou a necessidade urgente de repensar o modo como lidamos com crimes ambientais e as consequências planetárias das ações humanas.

Com tradução simultânea, o professor iniciou sua apresentação agradecendo aos organizadores e ao público presente, demonstrando entusiasmo pelo evento e pela oportunidade de trocar conhecimentos. O doutor Burchard enfatizou que os europeus têm muito a aprender com o Brasil, especialmente com o conhecimento indígena, considerado por ele como crucial para a proteção ambiental.

Durante sua palestra, o professor compartilhou uma experiência pessoal que reforçou a gravidade da situação na Amazônia: ao verificar a previsão do tempo em seu smartphone, ele notou a presença de fumaça, resultado dos incêndios que destroem a floresta. “O cheiro de fumaça estava no ar“, comentou, relacionando a destruição ambiental ao impacto direto na vida cotidiana.

Burchard apresentou três provocações centrais: a necessidade de uma nova abordagem para os crimes ambientais e econômicos; o papel fundamental das vozes dos povos indígenas na definição de crimes planetários e a urgência de compreender que as mudanças climáticas, o aquecimento global e a poluição em escala planetária não são desafios para os quais estamos preparados.

Ele destacou que as consequências políticas dessas mudanças podem estar sendo subestimadas, mencionando que o pensamento tradicional sobre o direito penal ambiental precisa ser transformado. Para ele, crimes ambientais não se limitam ao impacto local, mas afetam o planeta como um todo. “Estamos interconectados com o planeta”, afirmou, ressaltando a necessidade de uma abordagem planetária para esses crimes.

Burchard também propôs uma reformulação do sistema de punições, sugerindo que medidas como o reflorestamento poderiam ser parte das sanções aplicadas a quem desmata a Amazônia. Ele defendeu que a justiça criminal deveria adotar uma perspectiva transnacional, em que o local, o nacional e o global interagem de forma coordenada para enfrentar os crimes planetários.

Além disso, o professor apresentou exemplos de crimes ambientais, como o escândalo da Volkswagen (conhecido como Dieselgate), em que veículos foram fabricados para emitir mais poluentes do que o permitido, colocando em risco o meio ambiente. O professor Burchard expressou o desejo de retornar ao Brasil em 20 anos e ainda ver a Amazônia preservada.

O seminário também contou com debate entre os outros especialistas internacionais, como Adán Nieto Martín, Mosquito Garrido e Marcelo Azevedo. Nieto afirmou, por exemplo, que, embora o direito penal tenha começado a responder às mudanças climáticas, ainda é insuficiente. Ele também mencionou a criação do “delito de ecocídio” como um avanço na legislação ambiental.

O promotor de justiça Marcelo Azevedo, do Ministério Público de Goiás (MPGO), também elogiou o progresso acadêmico em torno do conceito de crimes planetários e destacou a importância de uma corte internacional dedicada a lidar com esses crimes.

O seminário reforçou a urgência de ações mais eficazes contra a destruição ambiental e destacou a necessidade de cooperação global para enfrentar os desafios planetários.

Confira mais imagens do evento no Flickr do MPAM.

Texto: Yasmin SiqueiraFoto: Hirailton Gomes

                 

   

Tags:meio ambientemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa e Electrolux discutem ajustes para expansão de operações na ZFM
Próximo artigo ‘Não Mate a Mata’: espetáculo celebra história do maestro e compositor Adelson Santos no Teatro Amazonas

Mais notícias desta categoria

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

7 horas atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

20 horas atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

1 dia atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

1 dia atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

2 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

2 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

2 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

3 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

3 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

3 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

4 dias atrás

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

4 dias atrás

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?