Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Câmara Setorial do Comércio e Serviços reúne Sedecti e empresários para discutir desburocratização, logística e empreendedorismo no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Câmara Setorial do Comércio e Serviços reúne Sedecti e empresários para discutir desburocratização, logística e empreendedorismo no Amazonas
Governo do Amazonas

Câmara Setorial do Comércio e Serviços reúne Sedecti e empresários para discutir desburocratização, logística e empreendedorismo no Amazonas

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Reunião na sede da ACA, em 25/03, tratou de revisão de taxas, melhorias na logística e ações para empreendedorismo no Amazonas.

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, na quarta-feira (25/03), da 133ª Reunião da Câmara Setorial do Comércio e Serviços, realizada na sede da Associação Comercial do Amazonas (ACA). O encontro reuniu representantes empresariais e integrantes do Governo do Estado para ouvir demandas e debater propostas para desburocratização, ajustes de taxas e medidas de incentivo ao empreendedorismo.

Diálogo entre poder público e empresários

Presidindo a Câmara, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou a importância do diálogo contínuo entre o poder público e os empresários. Segundo ele, o espaço tem como objetivo reunir periodicamente representantes do comércio e serviços para identificar entraves e encaminhar soluções dentro do Governo. “Nosso papel é ouvir as demandas do setor e fazer a interlocução com os órgãos competentes, para que possamos avançar na construção de soluções viáveis”, afirmou.

Pautas apresentadas

Entre os principais pontos apresentados pelo setor comercial, os participantes sugeriram a revisão de taxas administrativas, entre elas a taxa de expediente de R$ 2,50 cobrada em documentos fiscais. A proposta será encaminhada para diálogo com a SEFAZ-AM, responsável pela cobrança, para avaliar possíveis ajustes que simplifiquem processos sem impacto relevante na arrecadação estadual.

Também foram discutidas pautas relacionadas à logística, apontadas como estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado. Empresários ressaltaram a necessidade de melhorias nos fluxos de transporte de mercadorias e de desburocratização de processos, especialmente no contexto da Zona Franca de Manaus, onde a agilidade operacional é fator determinante para a competitividade.

Incentivo ao empreendedorismo

A reunião incluiu ainda propostas de fortalecimento de políticas voltadas ao empreendedorismo. Foram apresentadas iniciativas direcionadas ao empreendedorismo feminino e ao desenvolvimento de ações específicas para estimular jovens empreendedores.

Para o presidente da ACA, Bruno Loureiro, a presença do Governo do Estado por meio da Sedecti reforça a interlocução entre setor público e empresarial. “Hoje foi trazida a devolutiva de algumas demandas do setor do ano passado, já houve alguns desdobramentos futuros e também já surgiram novas pautas de trabalho. Então, esse é um dos papéis, tanto da Associação Comercial quanto da Câmara, por meio do secretário que está na Sedecti”, declarou.

A Câmara Setorial do Comércio e Serviços se reúne periodicamente com o objetivo de consolidar um canal permanente de diálogo entre o setor empresarial e o Governo do Amazonas, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria do ambiente de negócios no estado.

Assuntos nesse artigo:

#camarasectorialdocomercioeservicos, #amazonas, #sedecti, #aca, #serafimcorrea, #brunoloureiro, #sefazam, #taxadeexpediente, #desburocratizacao, #logistica, #zonafrancademanaus, #empreendedorismo, #empreendedorismofeminino, #jovensempreendedores, #comercio, #servicos, #reuniao, #associacaocomercialdoamazonas

Tags:capa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Nhê’êng Katu apresenta referências dos povos indígenas em montagem no Teatro Amazonas em 24/03
Próximo artigo Prefeitura de Manaus e Semtepi realizam ação gratuita de saúde e cidadania no centro da cidade

Mais notícias desta categoria

Sedurb e TCE acompanham avanço das obras do Prosai em Parintins

12 horas atrás

Na reta final das obras, governador interino Roberto Cidade vistoria Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul

13 horas atrás

Novo PAC Sumaúma: Governador interino Roberto Cidade inaugura unidade revitalizada na zona norte de Manaus

13 horas atrás

Sedecti tem dez trabalhos selecionados e apresenta experiências de gestão pública no II Congresso Conseplan

14 horas atrás

Beneficiárias do Prosamin+ participam de curso de capacitação promovido pela UGPE

14 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas realizará exposição com unidades operacionais e projetos sociais de prevenção a crimes

14 horas atrás

SES-AM fortalece assistência materno-infantil, com capacitação em acolhimento e classificação de risco

14 horas atrás

Abril Azul: exposição de arte reúne obras produzidas por crianças autistas atendidas nos Caics TEA

14 horas atrás

Amazonas avança na regularização do transporte hidroviário com edital inédito de chamamento público

14 horas atrás

Governo do Amazonas alinha estratégias com o setor produtivo para reduzir impactos da cheia e vazante de 2026

16 horas atrás

Roda de leitura destaca literatura indígena em ação formativa a zona centro-sul de Manaus

16 horas atrás

Corpo de Bombeiros é acionado após vazamento de gás causar explosão em residência e deixar uma pessoa ferida

17 horas atrás
RecuperaFone bloqueia 62 mil celulares com restrição de roubo ou furto no Amazonas
Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha
Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha
Polícia Civil divulga imagem de idoso que desapareceu no bairro Centro
Técnicos da Sect realizam trabalhos de regularização fundiária em Parintins
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?