Reunião na sede da ACA, em 25/03, tratou de revisão de taxas, melhorias na logística e ações para empreendedorismo no Amazonas.
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, na quarta-feira (25/03), da 133ª Reunião da Câmara Setorial do Comércio e Serviços, realizada na sede da Associação Comercial do Amazonas (ACA). O encontro reuniu representantes empresariais e integrantes do Governo do Estado para ouvir demandas e debater propostas para desburocratização, ajustes de taxas e medidas de incentivo ao empreendedorismo.
Diálogo entre poder público e empresários
Presidindo a Câmara, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou a importância do diálogo contínuo entre o poder público e os empresários. Segundo ele, o espaço tem como objetivo reunir periodicamente representantes do comércio e serviços para identificar entraves e encaminhar soluções dentro do Governo. “Nosso papel é ouvir as demandas do setor e fazer a interlocução com os órgãos competentes, para que possamos avançar na construção de soluções viáveis”, afirmou.
Pautas apresentadas
Entre os principais pontos apresentados pelo setor comercial, os participantes sugeriram a revisão de taxas administrativas, entre elas a taxa de expediente de R$ 2,50 cobrada em documentos fiscais. A proposta será encaminhada para diálogo com a SEFAZ-AM, responsável pela cobrança, para avaliar possíveis ajustes que simplifiquem processos sem impacto relevante na arrecadação estadual.
Também foram discutidas pautas relacionadas à logística, apontadas como estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado. Empresários ressaltaram a necessidade de melhorias nos fluxos de transporte de mercadorias e de desburocratização de processos, especialmente no contexto da Zona Franca de Manaus, onde a agilidade operacional é fator determinante para a competitividade.
Incentivo ao empreendedorismo
A reunião incluiu ainda propostas de fortalecimento de políticas voltadas ao empreendedorismo. Foram apresentadas iniciativas direcionadas ao empreendedorismo feminino e ao desenvolvimento de ações específicas para estimular jovens empreendedores.
Para o presidente da ACA, Bruno Loureiro, a presença do Governo do Estado por meio da Sedecti reforça a interlocução entre setor público e empresarial. “Hoje foi trazida a devolutiva de algumas demandas do setor do ano passado, já houve alguns desdobramentos futuros e também já surgiram novas pautas de trabalho. Então, esse é um dos papéis, tanto da Associação Comercial quanto da Câmara, por meio do secretário que está na Sedecti”, declarou.
A Câmara Setorial do Comércio e Serviços se reúne periodicamente com o objetivo de consolidar um canal permanente de diálogo entre o setor empresarial e o Governo do Amazonas, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria do ambiente de negócios no estado.
Assuntos nesse artigo:
#camarasectorialdocomercioeservicos, #amazonas, #sedecti, #aca, #serafimcorrea, #brunoloureiro, #sefazam, #taxadeexpediente, #desburocratizacao, #logistica, #zonafrancademanaus, #empreendedorismo, #empreendedorismofeminino, #jovensempreendedores, #comercio, #servicos, #reuniao, #associacaocomercialdoamazonas


