Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Câmara poderá votar até julho proposta que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Câmara poderá votar até julho proposta que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência
Nacional

Câmara poderá votar até julho proposta que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

9 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

20/05/2025 – 17:28  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Reunião da comissão especial que analisa a proposta

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/23, que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência, deverá votar a proposição até o início de julho. A expectativa do relator, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), é que a comissão conclua seus trabalhos a tempo de a PEC ser votada pelo Plenário antes do recesso parlamentar, que deverá começar em 18 de julho.

“Serão quatro audiências públicas para que a gente possa ainda em junho finalizar a parte da discussão”, detalhou o relator. “A proposta é, até dia 4, apresentação de emendas. Audiências até dia 18, apresentação do relatório em 24 de junho, discussão e votação do relatório final a partir de 1º de julho”, informou.

Baleia Rossi apresentou o plano de trabalho da comissão nesta terça-feira (20). As audiências serão realizadas entre os dias 27 de maio e 17 de junho, com os seguintes temas:

  • sustentabilidade fiscal dos municípios;
  • regimes próprios de Previdência Social;
  • dívidas dos municípios com a UNIÃO; e
  • precatórios.

Na lista de convidados, figuram o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Foram aprovados ainda requerimentos para convidar a participar dos debates, entre outros, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Baleia Rossi apresentou plano de trabalho

Seminários
Os deputados sugeriram ainda a realização de seminários nos estados brasileiros dentro do prazo definido por Baleia Rossi, a fim de reunir sugestões para a proposta.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) apresentou pedido nesse sentido, que foi aprovado pelos integrantes da comissão. “Temos 30 dias para realizar essas audiências nos estados. A importância é enorme”, afirmou. “As informações do Parlamento não chegam a todos os vereadores, a todos os prefeitos, a todos os secretários, aos servidores públicos que são impactados nos municípios. Muitas vezes eles têm uma colaboração a dar.”

O presidente da comissão especial, deputado Romero Rodrigues (PODE-PB), pediu que os deputados organizem os seminários em seus estados de origem. Ele se colocou à disposição para participar de reuniões nos estados que não contem com representante no colegiado.

A PEC
Apresentada pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA), a PEC 66/23, já aprovada pelo Senado, também define limites para o pagamento de precatórios municipais.

A admissibilidade da PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara em outubro do ano passado. Na CCJ, foram excluídos trechos considerados inconstitucionais pelos deputados.

Depois da análise pela comissão especial, a proposta terá que ser aprovada pelo Plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Se for modificada, volta para nova análise do Senado.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Hildo Rocha sugeriu audiências públicas nos estados

Débitos previdenciários
A proposta permite que os débitos previdenciários dos municípios sejam pagos em até 300 parcelas mensais — tanto com o Regime Geral de Previdência Social quanto com seus regimes próprios, conforme for o caso. Hoje o limite máximo são 240 parcelas mensais.

O parcelamento será suspenso nas hipóteses de inadimplência, por três meses consecutivos ou seis meses alternados, relativo às contribuições previdenciárias. Em caso de suspensão por inadimplência, o município ficará impedido de receber transferências voluntárias da UNIÃO, inclusive de emendas parlamentares, enquanto perdurar a inadimplência.

Precatórios
Quanto aos limites para o pagamento dos precatórios, eles ficam assim definidos:

  • 1% da receita corrente líquida apurada no exercício financeiro anterior, se o estoque de precatórios em mora, atualizados monetariamente e acrescidos de juros moratórios, em 1º de janeiro, não superar 2% desse valor;
  • 2% da receita corrente líquida apurada no exercício financeiro anterior, se o estoque de precatórios em mora, atualizados monetariamente e acrescidos de juros moratórios, em 1º de janeiro, for superior a 2% e inferior ou igual a 20% desse valor;
  • 4% da receita corrente líquida apurada no exercício financeiro anterior, se o estoque de precatórios em mora, atualizados monetariamente e acrescidos de juros moratórios, em 1º de janeiro, for superior a 20% e inferior ou igual a 25% desse valor; e
  • 5% da receita corrente líquida apurada no exercício financeiro anterior, se o estoque de precatórios em mora, atualizados monetariamente e acrescidos de juros moratórios, em 1º de janeiro, for superior a 25% e inferior ou igual a 30% desse valor.

Saiba mais sobre a tramitação de propostas de emenda à Constituição

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator
Próximo artigo Atividades integrativas realizadas pela Prefeitura de Manaus marcam Dia da Luta Antimanicomial

Mais notícias desta categoria

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

2 horas atrás

Projeto destina 20% dos royalties de petróleo da foz do Amazonas para SUS e enfermagem

2 horas atrás

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

2 horas atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

5 horas atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

5 horas atrás

Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento

5 horas atrás

Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais

5 horas atrás

Projeto cria adicional de 30% para profissionais de saúde em áreas de risco e conflito

6 horas atrás

Projeto obriga órgãos públicos a oferecer atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva

7 horas atrás

Projeto garante direito ao letramento digital para pessoas idosas

8 horas atrás

Projeto prevê dedução no imposto de renda de gastos com saúde de pets

9 horas atrás

Projeto aumenta pena para maus-tratos a animais em canis e gatis clandestinos

23 horas atrás
Projeto aumenta pena para crime de trabalho escravo em áreas de garimpo ilegal
Proposta concede anistia ao crime de aborto quando a decisão foi da gestante
Projeto acaba com prazo para mandado de segurança tributário
Comissão aprova projeto que permite uso do Fust para levar energia a escolas sem eletricidade
Projeto proíbe novo contrato de aluguel para inquilino que abandonar animal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?