Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Câmara dos Deputados lança revista jurídica nesta terça-feira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Câmara dos Deputados lança revista jurídica nesta terça-feira
Nacional

Câmara dos Deputados lança revista jurídica nesta terça-feira

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

20/05/2025 – 08:33  

Depositphotos

Revista Plenário vai abordar o fazer legislativo em todas as suas esferas

A Câmara dos Deputados lança, nesta terça-feira (20), às 17 horas, no Salão Nobre, a Plenário – Revista Jurídica da Câmara dos Deputados. O evento será transmitido pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Focada em questões que envolvem o Poder Legislativo, o processo legislativo, o direito parlamentar e a relação entre os poderes da República na ação legiferante, a publicação vem ocupar uma lacuna importante na produção do pensamento jurídico brasileiro.

A Revista Plenário pretende promover reflexões jurídicas concentradas não apenas na aplicação ou interpretação do Direito, mas em especial no fazer legislativo em todas as suas esferas.

A revista buscará articular teoria e prática, aproximar o conhecimento jurídico da política institucional e lançar pontes entre a Constituição e a realidade das comissões e do Plenário.

Os artigos serão submetidos ao rigor científico por seus autores e validados pela revisão por pares.

Edição inaugural
O primeiro número traz artigos assinados por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da UNIÃO (TCU), e pelo advogado-geral da UNIÃO, além parlamentares, autoridades legislativas e estudiosos do direito público.

São textos que dialogam com assuntos de alta relevância e forte apelo jurídico e político: foro por prerrogativa de função, regulação da inteligência artificial, nova Lei de Licitações, controle de constitucionalidade, técnica legislativa, advocacia pública, representação política, concursos públicos, propriedade intelectual, competência tributária e o papel dos Poderes na arquitetura da República.

O lançamento desse volume inaugural abre ainda o edital para o recebimento permanente de artigos de estudiosos interessados em submeter trabalhos acadêmico-científicos inéditos, resultantes de pesquisas teóricas e empíricas.

Após o evento, a revista poderá ser adquirida na Livraria da Câmara e também pela Livraria Virtual da Câmara dos Deputados. A publicação terá periodicidade semestral e estará disponível nas versões impressa e digital.

O conteúdo completo da revista, bem como atualizações, podem ser consultados na página da Plenário no Portal da Câmara.

Da Redação – RS
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara instala comissão para debater projeto sobre uso de inteligência artificial no Brasil
Próximo artigo Inscrições para o concurso da Rádio Câmara “Eu e a Lei” já estão abertas

Mais notícias desta categoria

Publicada medida provisória que protege direitos comerciais da Copa Feminina de 2027

11 horas atrás

Publicado edital do concurso para policial legislativo federal da Câmara dos Deputados

12 horas atrás

Projeto estabelece pena de prisão para quem reincidir em barulho excessivo de veículos

13 horas atrás

Comissão aprova novas regras para a caderneta de saúde de bebês prematuros

14 horas atrás

Comissão aprova IPCA como índice para reajustes em novos contratos de energia

14 horas atrás

Comissão aprova compensação a municípios por impactos de unidades prisionais

15 horas atrás

Comissão aprova regras nacionais para o comércio ambulante no Brasil

16 horas atrás

Comissão aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

17 horas atrás

Projeto proíbe reconhecimento de união estável após falecimento de um dos parceiros

18 horas atrás

Comissão aprova projeto para garantir distribuição de água em regiões de seca

18 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe que professores sejam substituídos por inteligência artificial nas escolas

19 horas atrás

Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso

20 horas atrás
Comissão aprova desconto na conta de luz para pessoas em tratamento de câncer
Medida provisória prevê aumento maior que a inflação em salário de professor da rede pública
Comissão aprova programa para recuperar terras degradadas e ampliar produção agrícola
Projeto proíbe monetização de contas e perfis de parlamentares em redes socais
Projeto inclui direito de autocustódia de ativos virtuais na legislação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?