Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília
Governo do Amazonas

Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília

3 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Iniciativa é reconhecida por sua contribuição na ampliação do diálogo e fortalecimento da articulação entre órgãos públicos e a sociedade

FOTO: Divulgação/UGPE

A Câmara de Mediação e conciliação (CMC), iniciativa do Governo do Amazonas, criada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), foi destacada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante o evento “Dia das Operações (DDOps)”, realizado esta semana, em Brasília. A CMC tem como objetivo ampliar o diálogo e a transparência com as partes envolvidas na execução de obras e programas do estado, em especial o programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), buscando resolver questões de forma ágil, no âmbito administrativo.

O Prosamin+, que conta com financiamento do BID, é executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A CMC começou a funcionar em agosto do ano passado e já solucionou 264 casos, 98% deles resultando em acordos administrativos.

O reconhecimento positivo partiu da especialista social do BID, Luciana Vanzan, durante o painel “Gestão de reclamações em programas financiados pelo BID”. Na ocasião, CMC foi apresentada pela subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, e pelo coordenador do Núcleo de Habitação Fundiária da defensoria pública do Amazonas (DPE-AM), defensor público Thiago Rosas, que destacou as boas práticas e os resultados alcançados pela iniciativa.

FOTO: Divulgação/UGPE

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, disse que a CMC é a evolução do trabalho que já vinha sendo desenvolvido em relação a questões envolvendo beneficiários do Prosamin+, principalmente em relação ao reassentamento.

“No desenvolvimento dos programas, procuramos sempre prevenir questões entre familiares, vizinhos e posse do terreno, por exemplo. Nós levamos as questões para a Câmara de conciliação, que abrange outros órgãos também do Estado, para poder dirimir os conflitos, sem que precise a judicialização”, disse.

Segundo Viviane Dutra, o BID enxerga de forma positiva não apenas a atuação da Câmara de Mediação e conciliação, mas também a forma como o Governo do Amazonas conduz o diálogo com instituições parceiras, como a defensoria pública e a Procuradoria Geral do Estado.

“Até o momento, a Câmara de Mediação já solucionou 264 casos, com 98% deles resultando em acordos administrativos. Esse dado mostra que a população está sendo ouvida e compreendendo nossas intervenções”, ressaltou.

O defensor público Thiago Rosas destacou o reconhecimento que a iniciativa recebeu durante o evento. “A CMC despertou muito interesse dos participantes. Foram feitas várias perguntas sobre seu funcionamento, a qualificação dos envolvidos e a participação de outros órgãos. Pudemos apresentar tudo com transparência, mostrando o Amazonas como referência nacional nessa área”, contou.

Composição

FOTO: Divulgação/UGPE

Na composição permanente da CMC estão UGPE, Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e defensoria pública. Outros membros da sociedade civil, administração pública federal, estadual e municipal podem ser convocados, conforme a natureza da questão.

Segundo a portaria de criação da Câmara, os integrantes de ocupações, entidades e outras partes interessadas, inclusive proprietários de terrenos ou benfeitorias em questão, serão convidados para as sessões, conforme o caso que esteja sendo discutido. A formação da Câmara varia de acordo com o que estiver em pauta, dando flexibilidade para que possam ser convocados representantes de órgãos que sejam importantes para somar na mesa de negociação.

Políticas de salvaguarda

A criação da CMC reforça os sistemas de compliance já adotados pela UGPE e as políticas de salvaguarda na área social, previstas nos projetos executados em parceria com o BID.

O post Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comunidades dos ramais da Cooperativa e Pau Rosa recebem insumos do Governo do Amazonas para fortalecer produção local
Próximo artigo Um lugar ‘extraordinário’, diz mãe das duas primeiras crianças atendidas no Caic TEA

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

10 horas atrás

Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

10 horas atrás

Sema Amazonas atividade seringueira da RDS do Rio Madeira com entrega de 21 kits de trabalho

10 horas atrás

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

13 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

13 horas atrás

Com apoio do Governo do Estado, projeto Metamorfos leva encantaria amazônica a escolas e espaços culturais de Parintins

13 horas atrás

Governo do Amazonas inicia implantação de serviço inédito de hemodinâmica no HPS João Lúcio

13 horas atrás

No Dia Nacional da Habitação, Governo do Estado destaca avanços com o Amazonas Meu Lar

13 horas atrás

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

13 horas atrás

FCecon informa como fazer para receber atendimento no Cepcolu

14 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (21/08)

15 horas atrás

Documentário sobre o Teatro Experimental do Sesc será lançado no Teatro Amazonas

16 horas atrás
Governo do Amazonas fortalece inclusão social pelo esporte com apoio do Pelci
Inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc são prorrogados até o dia 1º de setembro
Ipaam, MMA e Pnud promovem mutirão para agricultores regularizarem o Cadastro Ambiental Rural
Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?