Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Câmara Brasileira do Livro lança a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Câmara Brasileira do Livro lança a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico
AmazonasEducação

Câmara Brasileira do Livro lança a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Voltada para obras científicas, técnicas e profissionais, premiação contemplará 29 categorias em diversas áreas do conhecimento; inscrições estão abertas até 19 de março

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de anunciar nesta terça-feira (dia 30/1) a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A nova premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, e visa valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. As obras devem ter sido publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
A premiação será dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão a estatueta em cerimônia especial, além de receberem o prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas receberão uma estatueta do Jabuti. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site do Prêmio Jabuti (www.premiojabuti.com.br/academico) até as 18h do dia 19 de março.
Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, destaca: “Este NOVO capítulo na história do Prêmio Jabuti é um testemunho do compromisso contínuo da CBL em apoiar e valorizar todas as formas de literatura e conhecimento no Brasil. Com o Prêmio Jabuti Acadêmico, a CBL não apenas reconhece a excelência acadêmica, mas também reforça seu papel central na promoção da cultura e do saber em uma sociedade cada vez mais baseada no conhecimento”, afirma.
Categorias
O eixo Ciência e Cultura abrange 27 categorias, são elas: Ciência de Alimentos e Nutrição; ciências Agrárias e Ambientais; Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros; ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia; educação física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Enfermagem, Farmácia, saúde Coletiva e serviço social; Medicina; Odontologia; história e Arqueologia; Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais; educação e ensino; e Filosofia.
Completam este eixo as categorias de ciências Religiosas e Teologia; geografia e Geociências; Psicologia e Psicanálise; administração pública e de Empresas, ciências Contábeis e turismo; Arquitetura, Urbanismo, Design e planejamento urbano e Regional; Comunicação e Informação; Direito; economia; artes; Letras, Linguística e Estudos Literários; Astronomia e Física; Ciência da Computação; matemática, Probabilidade e Estatística; Química e Materiais, e Engenharias.
No eixo Prêmios Especiais, serão avaliadas obras em mais duas categorias: Divulgação Científica e Ilustração. Assim como no Prêmio Jabuti Literário, o Prêmio Jabuti Acadêmico terá um momento reservado a homenagens. Serão reconhecidos a Personalidade Acadêmica e Livro Acadêmico Clássico. No primeiro caso, a escolha será feita pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) e pela curadoria. No segundo caso, do Livro Acadêmico Clássico, uma consulta pública para indicação das obras e será aberta a partir de 30 de janeiro, por um prazo de 30 dias. O nome final será escolhido pela Diretoria da CBL e curadoria. O Livro Acadêmico Clássico contempla obras atemporais, que se mantenham relevantes e que tenham lugar cativo na memória de estudantes de diferentes segmentos.
Inscrições
As inscrições estão abertas até as 18h do dia 19 de março de 2024 no site www.premiojabuti.com.br/academico. Podem ser feitas pela editora, pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído. A premiação prevê a participação de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil.
As inscrições realizadas de forma antecipada, até 28 de fevereiro, terão preço especial. Acesse o site da premiação (www.premiojabuti.com.br/academico) e confira as informações detalhadas sobre cada perfil para inscrição e respectivas taxas.
As obras impressas fora do país, que atendam aos critérios de elegibilidade, também poderão participar da premiação.
Etapas e cerimônia final
As informações sobre os semifinalistas e finalistas, além da data e o local de realização da cerimônia de entrega da premiação serão divulgadas durante o ano. As definições serão noticiadas no site, nas redes sociais do Prêmio Jabuti Acadêmico e da CBL, e também por comunicados à imprensa.Para mais informações sobre as inscrições, categorias e critérios do prêmio, visite o site oficial em www.premiojabuti.com.br/academico.
A nova premiação conta também com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de ciências (ABC).

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PPG em Ensino Ciências e Humanidades do IEAA lançam e-book que aborda elementos de epistemologia na educação e ensino
Próximo artigo Polo Olímpico do ICET abre inscrições para o Poti/Coti 2024

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

1 ano atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

1 ano atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

1 ano atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

1 ano atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

1 ano atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

1 ano atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

1 ano atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

1 ano atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

1 ano atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

1 ano atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

1 ano atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

1 ano atrás
Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre
Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?